SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: LEANDRO RAFAEL PINTO
DIANA GURGEL PEGORINI
ESTER DOS S. OLIVEIRA
SANDRA TEREZINHA URBANETZ
ROSANGELA GONCALVES DE OLIVEIRA
LUCIANA ROSENAU
MERCIA FREIRE ROCHA CORDEIRO MACHADO
LETICIA SÁ
KRISCIE KRISCIANNE VENTURI
Componente: Seminário Interdisciplinar I
Ano: 2024
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Especialização em Design educacional: formação docente para construção de materiais didáticos digitais - EAD
Série/período/semestre: TURMA_ESPECIAL
Total Hora Aula: 20.0
Total Hora Relógio: 20.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 06/06/2024
Última atualização: 06/06/2024
Ementa
Apresentação de seminários relacionados às práticas pedagógicas na área de design educacional. Aulas, estágios, seminários e palestras, visitas técnicas, atividades interdisciplinares, atividades artísticas e culturais, feiras, exposições e eventos sobre as áreas de conhecimento envolvendo os fundamentos epistemológicos da pedagogia, as competências técnicas na área de design e a iniciação à pesquisa científica. Temas contemporâneos com enfoques interdisciplinares entre educação, design e pesquisa. Articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Objetivo Geral
Objetivo Geral: Relacionar as bases do conhecimento científico e tecnológico com a prática do Design Educacional propiciando a articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Metodologia
Metodologia de Ensino:
Aulas Expositivas - participativas;
Detabes, rodas de conversas, discussões;

Leitura e discussão de textos acadêmicos e científicos;
Exercícios práticos em sala de aula;
Apresentação de trabalhos em grupo e de forma individual.
 
Avaliação
Avaliação: O componente curricular irá propor no mínimo duas avaliações, as quais poderão ocorrer por meio de variados instrumentos, como: seminários, trabalhos individuais ou em grupos, instrumentos de questões objetivas ou discursivas por escrito ou oralmente, construção de materiais didáticos, dramatizações, demonstrações de técnicas em laboratórios de aprendizagem, apresentação de trabalhos finais de iniciação científica; artigos científicos, trabalho final de curso, portfólios, resenhas, autoavaliação, entre outros.
Conteúdo programático
Práticas pedagógicas na área de design educacional.
Recursos
Uma sala de aula, giz, apagador e data show.
Referências
Bibliografia Básica
GAMBOA, S. Silvio. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó-SC, Argos Editora Universitária, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MATTAR, João. Metodologia científica: na era da informática. 3. ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2008.

Bibliografia complementar:
GATTI, B. A . A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. (Série Pesquisa em Educação), v.1).
LAKATOS, Eva Maria: MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Observações