Campus: | CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA |
Professor: | FABRICIO MALTA DE OLIVEIRA |
Componente: | Estrutura de Dados II |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 68.0 |
Duração da aula (min): | 51 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 01/07/2024 |
Última atualização: | 01/07/2024 |
Algoritmos de ordenação (heapsort, quicksort, mergesort, bubblesort, insertion sort, selection sort). Árvores (implementação, inserção e remoção de elementos). Árvores binárias de busca, árvores balanceadas (AVL, rubro-negras e B-árvores). Introdução à teoria dos grafos. Grafos direcionados e não direcionados. Busca em largura (BFS). Busca em profundidade (DFS). Algoritmo de caminho mais curto. Algoritmo de Dijskra. Complexidade de algoritmos |
Objetivos Gerais Conhecer as principais estruturas de representação de dados e os algoritmos para a manipulação dessas estruturas. Objetivos Específicos Exercitar a lógica de programação em problemas relacionados a representação e manipulação de dados. Aprender a construir diferentes estruturas de dados. Aprender a inserir e remover elementos da estrutura. Conhecer estruturas de dados dinâmicas, como: lista, pilha e fila. Compreender diferentes algoritmos de manipulação, como algoritmos de busca e ordenação. Compreender os conceitos de modularização e sua importância para reduzir a complexidade do código. Desenvolver a habilidade de manipulação e construção de algoritmos eficientes. Conhecer a complexidade computacional dos algoritmos. |
O desenvolvimento do conteúdo será realizado através de aulas expositivas no laboratório de informática, e utilizando-se da prática pelo aluno por meio de exercícios para reforçar o aprendizado do conteúdo. Os exercícios exigirão a utilização de cada conceito apresentado nas aulas expositivas. Os alunos poderão ser avaliados por meio de avaliações práticas individuais utilizando computador ou feita a mão, trabalhos em grupo que envolva a resolução de problemas utilizando as técnicas apresentadas na disciplina. Os trabalhos poderão ser atrelados a apresentação de seminário, onde o grupo poderá demonstrar o trabalho desenvolvido, argumentar e discutir as escolhas feitas durante o desenvolvimento. |
AVALIAÇÃO Para avaliar a participação e a apropriação dos conteúdos pelos alunos, serão utilizados como parte deste processo avaliações online, questionários, exercícios práticos, listas de exercícios e trabalhos de pesquisa, que serão utilizados com o objetivo de analisar a efetividade e da eficiência das técnicas e ferramentas utilizadas para comunicação e ensino. As atividades avaliativas serão elaboradas e disponibilizadas através do item “Atividades” do AVA Moodle do IFPR que permite a entrega individualizada com acompanhamento e feedback para cada estudante, seminários ou avaliações impressas. Cada instrumento de avaliação pode possuir critérios específicos que serão divulgados antes de sua realização. Poderão haver atividades avaliativas práticas que deverão ser realizadas online, por meio de qualquer Navegador de Internet, no servidor de Banco de Dados disponibilizado. RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS A recuperação de estudos, de forma contínua e paralela, será garantida a todos os estudantes, independentemente do grau de apropriação dos conteúdos, nos termos do Art. 13 da Resolução IFPR nº 50 de 14 de julho de 2017, por meio dos horários de atendimentos ou demais atividades propostas pelo docente especificamente para essa finalidade. O processo de recuperação ocorrerá a partir da retomada dos conteúdos que ficaram defasados, aqueles que os estudantes não se apropriaram, nos horários de atendimentos da disciplina e, posteriormente, uma nova avaliação por meio de algum dos instrumentos avaliativos já citados será disponibilizada individualmente aos estudantes. As datas e prazos dessas reavaliações serão definidos pelo docente e informadas previamente durante as aulas, avisos no AVA Moodle IFPR e opcionalmente por e-mail. Haverá apenas uma reavaliação por bimestre. |
1º Bimestre String; Ponteiros; Alocação automática, estática e dinâmica; Pilha; Fila; Lista; Recursão; 2º Bimestre Algoritmos de ordenação Árvores (implementação, algoritmos de busca, inserção e remoção) Árvores binárias de busca; Árvores balanceadas (AVL, rubro-negras e B-árvores), florestas; Grafos; |
Google classroom Lousa Youtube Projetor Computador Visual Studio Code Referências Bibliográficas dentre outros softwares inerentes da disciplina |
BÁSICA -CELES, W.; CERQUEIRA, R.; RANGEL, J. Introdução à estruturas de dados: com técnicas de programação em C. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. - BACKES, A. Estrutura de dados descomplicada: em linguagem C. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. - PEREIRA, S. L. Estrutura de dados fundamentais: conceitos e aplicações. 12. ed. São Paulo: Érica, 2008. - PREISS, B. R. Estrutura de dados e algoritmos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. Complementar - OLIVEIRA, J. F.; MANZANO, J. A. N. G. Algoritmos: lógica para desenvolvimento da programação. 28. ed. São Paulo: Érica, 2016. - FARRER, H. Algoritmos estruturados. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. - ZIVIANI, N. Projeto de algoritmos: com implementações em Pascal e C. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2011. - MEDINA, M.; FERTIG, C. Algoritmos e programação: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2006 - FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPÄCHER, H. F. Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2005. |
Plano de ensino montado com base na ementa descrita no PPC do curso. |