SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: PATRICIA MEYER
MARLENE DE OLIVEIRA
Componente: Comunicação Empresarial
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Contabilidade
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 24/07/2024
Última atualização: 31/07/2024
Ementa
Comunicação verbal, linguagem e fala; Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto; Produção de Textos; Prática do discurso oral; Comunicação organizacional (interna e externa). JUSTIFICATIVA - em conformidade com SUAP/2024 O componente curricular de Comunicação Empresarial tem como finalidade propiciar ao estudante de Contabilidade Integrado uma noção de comunicação verbal, linguagem e fala; Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto; Produção de Textos; Prática do discurso oral e Comunicação organizacional (interna e externa) demonstrando como essas habilidades são importantes para uma gestão estratégica e humanizada
Objetivo Geral
Geral: Proporcionar ao aluno uma visão adequada sobre os principais conceitos de Comunicação Empresarial.

Específicos: Elaborar e interpretar textos; Elaborar uma redação técnica; Falar em público com segurança; Entender a importância de uma comunicação na área de gestão; Reconhecer impactos positivos e negativos consequentes de processos de comunicação; Entender os mecanismos básicos de funcionamento da comunicação organizacional (interna e externa)
Metodologia
Aulas expositivas dialogadas com apoio de quadro negro e Datashow com apresentação de breves estudos de caso sobre empresas e suas ações de comunicação. Exemplos trazidos pelos próprios alunos para discussão em sala de aula. Indicações de leituras para complemento no decorrer da disciplina. Realização de exercícios e seminários em equipes, com debate sobre os conceitos apresentados, prova individual e produção de textos nos gêneros discursivos presentes na esfera empresarial. Apoio do Google Classroom para construção de um trilha de aprendizagem via ambiente de aprendizagem.
Avaliação
Critérios: Participação e interesse nos exercícios, seminários, debates e discussões sobre as temáticas apresentadas e na construção de um conhecimento coletivo. Entrega das atividades nos períodos propostos, possibilitando a apresentação de avaliações críticas ao longo da disciplina. Prova individual. Instrumentos e valores Participação nos exercícios, seminários, produção de podcast, debates propostos em sala de aula - Individual Organização e apresentação dos seminários – Individual e Equipe Prova – Individual Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Resolução nº 50/2017 deste IFPR, quais  sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C  (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente). - A definição de cada conceito será realizada de acordo com a assimilação dos conteúdos da  disciplina que evidencie os seguintes parâmetros: Conceito A – Excelência no cumprimento com êxito e nos prazos estipulados de todas as  avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento pleno dos institutos  jurídicos estudados. 31/07/2024, 11:24 PLANIF - Planos de ensino e trabalho https://planif.ifpr.edu.br/ver-plano-ensino.planif?id=37394
Conteúdo programático
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: (a) Comunicação verbal, linguagem e fala; A linguagem oral como instrumento de conexão, interação e engajamento. Oralidade e desenvolvimento profissional. Storytelling. (b) Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto: Como ser um bom leitor. Reconhecimento de dispositivos de leitura em diferentes tipos de texto. Identificação de ideias-chave.  (c) Produção de Textos. Características de um bom texto. Repertório, marca autoral, uso da língua em prol de estabelecer comunicação de forma eficiente com diferentes públicos. Diferentes formas de começar um texto. Redação Empresarial. Redação Oficial. Reconhecimento dos diferentes tipos de texto usados em âmbito organizacional.  (d) Prática do discurso oral em articulação com discussões relacionadas à comunicação, educomunicação, Educação em Direitos Humanos e demais temas divulgados em meio de comunicação,  (e) Comunicação organizacional (interna e externa) : Conceito de comunicação organizacional. Dimensões da comunicação organizacional: mercadológica, interna, institucional. Marketing X Consumo consciente. Técnicas e recursos de comunicação organizacional. Cultura Organizacional. Clima Organizacional. Gestão de Crises Institucionais. Estudos de Caso: articulação entre diferentes dimensões da comunicação. Comunicação, Inovação e Estratégia. Humanização da Comunicação.
Recursos
Datashow, computador – para aulas expositivas-dialogadas. Uso do ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom, como trilha de aprendizagem disponível em paralelo as aulas e repositório de conteúdos.
Referências
BÁSICA: TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e Planos de Comunicação. São Paulo: Atlas, 2010. DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003

COMPLEMENTAR: KUNSCH, Margarida Maria Krohling. (org) A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003
Observações