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Plano de ensino
Campus: CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
Professor: HIONÁ VALÉRIA DAL MAGRO FOLLMANN
Componente: Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes II
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 68.0
Duração da aula (min): 51
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 26/07/2024
Última atualização: 26/07/2024
Ementa
Saneamento básico1: conceitos, Diretrizes Nacionais do Saneamento Básico com ênfase em resíduos sólidos e esgotos. Tratamento de efluentes e tecnologias de controle ambiental2: conceitos aplicáveis, soluções de tratamento individuais de esgotos, métodos de tratamentos biológicos e físico-químicos, estações de tratamento de esgotos - ETEs.
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1Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Química I (Características de compostos covalentes, metálicos e iônicos); Biologia II (Reino Animal - verminoses/saúde); Língua Portuguesa III (Gênero textual debate regrado).
2Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Química I (Processos de separação de misturas); Química III (Soluções); Gestão de Recursos Naturais II (Política nacional de recursos hídricos, ciclo hidrológico, poluição e desequilíbrio dos sistemas hídricos).
 
Objetivo Geral
Geral
Compreender os principais processos e tecnologias empregados no tratamento de efluentes, bem como os efeitos do lançamento de efluentes na qualidade da água de corpos hídricos.

Específicos
- Compreender os impactos do lançamento de efluentes no meio ambiente;
- Compreender os processos físicos, químicos e biológicos envolvidos no tratamento de efluentes;
- Conhecer as diversas opções de tratamento de efluentes;
- Desenvolver a habilidade de selecionar alternativas de tratamento adequadas às situações específicas mediante a análise de critérios técnicos de seleção.

 
Metodologia
Aulas expositivas com uso de projetor de multimídia, variando entre estudos dirigidos, leitura de textos, apresentação de vídeos, realização de seminários e realização de atividades de fixação e avaliativas.
 
Avaliação
Avaliação
O processo de avaliação seguirá os princípios e concepções descritas na Resolução n. 50, de 14 de julho de 2017. Assim, a avaliação do processo de ensino-aprendizagem será diagnóstica, formativa e somativa, e ocorrerá através dos seguintes instrumentos: lista de exercícios, atividades práticas, atividades orientadas em aplicativos, estudos dirigidos, sínteses de leitura e/ou de visualização de vídeos (reportagens, documentários, textos, etc.), dentre outros. Cada um desses instrumentos terá critérios específicos, relacionados aos objetivos de aprendizagem de cada conteúdo ou bloco de conteúdos. Ao longo de cada trimestre, serão utilizados, ao menos, dois instrumentos avaliativos.

Recuperação
A recuperação de estudos será contínua e paralela, conforme definido na Resolução n. 50, de 14 de julho de 2017. A contínua ocorrerá através da correção de exercícios e demais atividades, com a indicação de questões a serem verificadas e refeitas pelos estudantes. A recuperação paralela será realizada nos horários de atendimento, com retomada dos conteúdos e realização de um novo instrumento avaliativo. Ao fim do processo, constatada a recuperação, haverá revisão dos resultados e a emissão de novos registros.


 
Conteúdo programático
1° Trimestre
1.1 Saneamento Básico: conceito e Diretrizes Nacionais. Introdução ao Saneamento Básico: conceito, atividades relacionadas, importância, benefícios do saneamento básico. Cenário do saneamento básico no Brasil.
1.2 Processos de Tratamento de Esgotos. Microorganismos de interesse: Processos de fotossíntese (algas) e oxidação da matéria orgânica (bactérias). Características dos esgotos. Decomposição aeróbia e anaeróbica. Demanda bioquímica de oxigênio. Níveis de tratamento: preliminar, primário, secundário e terciário. Tecnologias de tratamento de Efluentes: Lagoas de estabilização e suas variantes.

2° Trimestre
2.1 Processos de Tratamento de Esgotos. Lodos ativados em fluxo intermitente (batelada).
2.2 Gerenciamento do lodo produzido nas ETE's. Adensamento, Estabilização, Desaguamento, Higienização e Disposição Final do lodo. Possibilidades de reúso.
2.3 Soluções individuais no tratamento de esgotos: Tanque séptico, fossa, filtro e sumidouro. Tanque de evopotranspiração (Tevap). Jardins Filtrantes (wetlands).

3° Trimestre
3.1 Caracterização das quantidades de esgotos. Tipos de esgotamento: estático, dinâmico, sistema separador, combinado. Vazão doméstica: estudos populacionais: índice de atendimento, projeção populacional, população flutuante. Vazão média de esgotos domésticos. Vazão industrial.
3.2 Obtenção de dados de saneamento básico. Bancos de dados sobre saneamento básico no Brasil: SNIS, Atlas Esgotos, Trata Brasil.
 
Recursos
Para realização de aulas será utilizado projetor de multimídia conectado ao computador para apresentação de imagens, vídeos e conteúdo a serem destacados durante as aulas. Além das aulas será utilizada a ferramenta Sala de Aula do Google (Classroom), para repassar listas de exercícios, atividades avaliativas, vídeos do youtube, textos para leitura, o que será feito no decorrer de cada conteúdo trabalhado, a fim de possibilitar um maior trabalho por parte do aluno em relação aos conteúdos propostos, além de constituir uma ferramenta de avaliação do processo de aprendizagem.
 
Referências
Bibliografia Básica
KALIL, A. P. M. C. Política nacional de resíduos sólidos: o direito dos novos tempos. Curitiba: Juruá, 2005. 208 p.
NUVOLARI, A. Esgoto sanitário: coleta, transporte, tratamento e reúso agrícola. São Paulo: Editora Blucher, 2003.
PHILIPPI JR., A. Saneamento, saúde e ambiente: fundamento para um desenvolvimento sustentável. Barueri: Manole, 2005.
SOUZA, L. C. de. Águas e sua proteção. Curitiba: Juruá, 2004. 146p.
VON SPERLING, M. Introdução à Qualidade das Águas e ao Tratamento de Esgotos. Belo Horizonte: DESA-UFMG, 2005. 452p.

Bibliografia Complementar
BARBOSA, P. R.; IBRAHIN, F. I. D. Resíduos sólidos: Impactos, manejo e gestão ambiental. São Paulo: Saraiva, 2015.
CASTILHOS JUNIOR, A. B. (Coord.) Resíduos sólidos urbanos: aterro sustentável para municípios de pequeno porte. Rio de Janeiro: ABES, RiMa, 2003. 288 p.
ENGELKIRK, P. G.; ENGELKIRK, J. D. Microbiologia para as ciências da saúde. São Paulo: Guanabara Koogan, 2012.
IBRAHIN, F. I. D.; IBRAHIN, F. J.; CANTUÁRIA, e. R. Análise ambiental: gerenciamento de resíduos e tratamento de efluentes. São Paulo: Saraiva, 2015.
LEMOS, P. F. I. Resíduos Sólidos e Responsabilidade Civil Pós-Consumo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. 256 p.
 
Observações