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Plano de ensino
Campus: CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
Professor: HIONÁ VALÉRIA DAL MAGRO FOLLMANN
Componente: Análise, Controle e Química Ambiental II
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 68.0
Duração da aula (min): 51
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 26/07/2024
Última atualização: 26/07/2024
Ementa
Química da Água1. Definição, caracterização e técnicas de coleta de água2. Tratamento de água3. Análises de água para fins de controle ambiental4. Interpretação de laudos de análises laboratoriais5. Principais análises laboratoriais relacionadas à microbiologia ambiental6; Processos de digestão aeróbica e anaeróbica7; Fundamentos de microbiologia da água e do solo; biofilmes; biocorrosão; biorremediação; eutrofização8.
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1Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Química I (Ligação covalente, Geometria Molecular, Forças Intermoleculares); Matemática III (Geometria espacial e de posição); Física II (Hidrostática).
2Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Química III (Soluções); Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes (Saneamento Básico).
3Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Química I (Métodos de separação de misturas, Ácidos-bases, Balanceamento); Química III (Concentração de soluções, Oxidação, Equilíbrios aquosos, Autoionização da água); Língua Portuguesa I (Gêneros textuais).
4Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Química III (Equilíbrio químico, Concentração de soluções).
5Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Química I (Funções Inorgânicas); Química II (Funções orgânicas: haletos, fenóis, aromáticos polinucleares); Química III (Concentração de soluções, Demanda Química de Oxigênio - DQO); Matemática I (Funções); Biologia II (Demanda Bioquímica de Oxigênio); Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes II (Saneamento Básico e Tratamento de Efluentes).
6Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Biologia II (Fungos, Bactérias e Protozoários).
7Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Química III (Reações químicas, Reações de oxidação/redução); Biologia II (Bactérias e Respiração Celular).
8Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Biologia II (Fotossíntese e Algas).
 
Objetivo Geral
Geral
Possibilitar aos alunos a compreensão dos fundamentos da microbiologia da água, bem como as técnicas e métodos laboratoriais empregados na avaliação de qualidade e no tratamento da água para consumo humano.

Específicos
- Conhecer e entender a importância sanitária dos parâmetros físicos, químicos e biológicos de qualidade da água;
- Interpretar resultados de análises laboratoriais e comparar com valores de referência previstos nas legislações aplicáveis;
- Conhecer os principais processos e tecnologias empregados no tratamento de água para consumo humano.
 
Metodologia
Aulas expositivas com uso de projetor de multimídia, variando entre estudos dirigidos, leitura de textos, apresentação de vídeos, realização de aulas práticas em laboratório, realização de seminários e realização de atividades de fixação e avaliativas.
 
Avaliação
Avaliação
O processo de avaliação seguirá os princípios e concepções descritas na Resolução n. 50, de 14 de julho de 2017. Assim, a avaliação do processo de ensino-aprendizagem será diagnóstica, formativa e somativa, e ocorrerá através dos seguintes instrumentos: lista de exercícios, atividades práticas, atividades orientadas em aplicativos, estudos dirigidos, sínteses de leitura e/ou de visualização de vídeos (reportagens, documentários, textos, etc.), dentre outros. Cada um desses instrumentos terá critérios específicos, relacionados aos objetivos de aprendizagem de cada conteúdo ou bloco de conteúdos. Ao longo de cada trimestre, serão utilizados, ao menos, dois instrumentos avaliativos.

Recuperação
A recuperação de estudos será contínua e paralela, conforme o definido na Resolução n. 50, de 14 de julho de 2017. A contínua ocorrerá na correção de exercícios e demais atividades, com a indicação de questões a serem verificadas e refeitas pelos estudantes. A recuperação paralela será realizada nos horários de atendimento, com retomada dos conteúdos e realização de um novo instrumento avaliativo. Ao fim do processo, constatada a recuperação, haverá revisão dos resultados e a emissão de novos registros.
 
Conteúdo programático
1º Trimestre
1.1 Hidrosfera: Distribuição da água no mundo, ciclo hidrológico, mecanismos de transferência da água, rotas de uso da água, impurezas encontradas na água, características físicas, químicas e biológicas empregadas na avaliação da qualidade da água, necessidade de tratamento da água.
1.2 Sistemas de abastecimento de água (SAA): Origem, importância sanitária e econômica, objetivos do SAA, princípios da qualidade e quantidade. Consumo médio per capta. Fatores que afetam o consumo. Variações de consumo: horárias e diárias. Período de projeto. População flutuante.
1.3 Tratamento da água: Captação superficial e subterânea, etapas do tratamento, produtos químicos empregados no tratamento, reservatórios, rede de distribuição.

2º Trimestre
2.1 Padrão de qualidade da água para consumo humano (Portaria de Consolidação nº 5 / Ministério da Saúde).
2.2 Análises de água para fins de controle ambiental: pH, condutividade elétrica, cor, turbidez, nitrogênio, fósforo, oxigênio dissolvido. Principais análises laboratoriais relacionadas à microbiologia ambiental: organismos indicadores de contaminação fecal, algas, cianobactérias, eutrofização de corpos d'água.

3º Trimestre
3.1 Caracterização e técnicas de coleta de água: planejamento de coleta, definição dos parâmetros de avaliação, estudo do local, elaboração da ficha de coleta, preparação do material, procedimentos de coleta e conservação de amostra.Processos de digestão aeróbica e anaeróbica.
3.2 Interpretação de laudos de análises laboratoriais: Comparação de resultados de análise de qualidade da água com legislação aplicável.
3.3 Microbiologia do solo: organismos presentes no solo, atuação dos microorganismos nos processos de degradação de contaminantes (biorremediação, biofilmes; biocorrosão de resíduos de petróleo e agrotóxicos).
 
Recursos
Para realização de aulas será utilizado projetor de multimídia conectado ao computador para apresentação de imagens, vídeos e conteúdo a serem destacados durante as aulas. Além das aulas será utilizada a ferramenta Sala de Aula do Google (Classroom), para repassar listas de exercícios, atividades avaliativas, vídeos do youtube, textos para leitura, o que será feito no decorrer de cada conteúdo trabalhado, a fim de possibilitar um maior trabalho por parte do aluno em relação aos conteúdos propostos, além de constituir uma ferramenta de avaliação do processo de aprendizagem.
 
Referências
Bibliografia Básica
ATKINS, Peter W.; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BAIRD, C.; CANN, M. Química Ambiental. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. 844 p.
BRAGA, Benedito et al. Introdução à Engenharia Ambiental. 2 ed. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2005.
ROCHA, J. C.; ROSA, A. H.; CARDOSO, A. A. Introdução à Química Ambiental. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 256 p.
THOMAS G. SPIRO, WILLIAM M. STIGLIANI. Química Ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2009.

Bibliografia Complementar
CHANG, Raymond. Química geral: conceitos essenciais. 4 ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2010.
LENZI, Ervin; et al. Química geral experimental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004.
OGA, S.; CAMARGO, M. M. de A.; BATISTUZZO, J. A. de O. Fundamentos de Toxicolgia. 4 ed. São Paulo: Atheneu, 2014.
SETTI, A. A. et al. Introdução ao Gerenciamento de Recursos Hídricos. 2 ed. Brasília: ANEEL/ANA, 2001.
TRINDADE, D. F., PUGLIESI, M. Química básica teórica. São Paulo: Editora Ícone, 1992.
 
Observações