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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: GERALDO BECKER
Componente: História II JDG 3
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Programação de jogos digitais
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 26/07/2024
Última atualização: 26/07/2024
Ementa
Abordagem analítica e hermenêutica sobre as temporalidades de meados do século XVIII até o final do século XIX. Abordagem pautada na compreensão do processo formativo do capitalismo, da sociedade burguesa e do liberalismo. Em relação História da humanidade seus aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais, em abordagens centradas na análise de fontes históricas que possibilitem um movimento entre as abordagens da macro e da micro-história com evidência para história do Brasil, não obstante da Europa Ocidental, da África, da Ásia e da América. Analítica e hermenêutica de experiências humanas relativas à expansão do capitalismo em áreas periféricas do sistema econômico mundial; revoluções burguesas; processos de independência na América portuguesa e espanhola; formação do Estado Nação Brasileiro; Consolidação e crise do império no Brasil.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
-Compreender as transformações nas sociedades americanas e europeias,  como produtos da ação humana e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.

Objetivos específicos
-Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais,aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.
-Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante
de situações novas,problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural.
-Entender as relações políticas, culturais, econômicas e humanas nas sociedades americanas e europeias.
Metodologia
A metodologia das aulas serão estruturadas em torno de uma abordagem integrada e dinâmica, visando proporcionar aos alunos uma experiência rica e diversificada no estudo da História. As atividades serão divididas em várias etapas e incluirão:
1. Estudo Dirigido e Leitura de Textos Historiográficos: Serão realizados estudos dirigidos com leituras em sala de aula de textos historiográficos e artigos de revistas especializadas. Isso permitirá aos alunos desenvolver uma compreensão mais profunda dos métodos e debates historiográficos contemporâneos.
2. Aulas Expositivas Dialogadas: As aulas serão conduzidas de forma expositiva e dialogada, utilizando projetor multimídia para apresentação de conteúdos. Isso facilitará a visualização e compreensão dos temas discutidos, promovendo uma aprendizagem mais interativa.
3. Discussões em Grupo: Os alunos participarão de discussões em grupo sobre textos selecionados e livros indicados pelo professor. Essas discussões incentivarão o pensamento crítico e a troca de ideias entre os alunos, enriquecendo a compreensão dos temas abordados.
4. Análise de Textos Especializados: Será realizada uma análise crítica de textos especializados, publicados em sites ou blogs relacionados ao ofício do historiador. Essa atividade ajudará os alunos a se familiarizarem com diferentes formatos e fontes de informação.
5. Atividades em Sala de Aula: Serão propostas diversas atividades práticas em sala de aula, incluindo debates, produção de textos e outras tarefas que reforcem o conteúdo estudado e promovam a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
6. Leitura de Livros e Avaliações: Em cada bimestre, os alunos serão solicitados a ler um livro, que poderá ser adquirido pelos próprios alunos ou emprestado da biblioteca da escola. Após a leitura, será realizada uma avaliação para discutir e refletir sobre o livro, analisando sua contribuição para o entendimento dos temas históricos abordados.
7. Análise de documentários e filmes sobre as temáticas em estudo: Essa atividade ajudará os alunos a se familiarizarem com diferentes formatos e fontes de informação.

 
Avaliação
A avaliação será diversificada e contínua, permitindo a verificação do progresso dos alunos de maneira abrangente e adaptada às atividades realizadas ao longo do ano letivo. As formas de avaliação incluirão:
1. Atividades Diagnósticas: Serão realizadas atividades diagnósticas no início e durante o processo de ensino-aprendizagem para identificar o nível de conhecimento prévio dos alunos e suas necessidades específicas.
2. Trabalhos Teórico-Práticos: Os alunos serão avaliados por meio de trabalhos teórico-práticos, produzidos individualmente ou em grupos. Estes incluirão: Trabalhos de Projeto: Desenvolvimento e apresentação de projetos sobre temas históricos, com base nas leituras e discussões em sala de aula. Relatórios: Elaboração de relatórios sobre a análise de livros e textos historiográficos. Seminários: Participação e apresentação de seminários sobre temas discutidos nas aulas.
3. Portfólios: Os alunos criarão e manterão portfólios com registros de suas atividades, leituras, reflexões e produções ao longo do semestre. O portfólio servirá como uma ferramenta para acompanhar o progresso e desenvolvimento dos alunos.
4. Exercícios e Atividades Práticas: Serão aplicados exercícios e atividades práticas em sala de aula para avaliar a aplicação dos conhecimentos teóricos em situações práticas. Estas atividades incluirão debates, análises de textos e outras tarefas relacionadas ao conteúdo estudado.
5. Avaliações Diversas: Serão utilizados diversos instrumentos de avaliação, como provas, quizzes e atividades interativas, para avaliar o domínio dos conteúdos e habilidades desenvolvidas pelos alunos.
6. Avaliações Contínuas: A avaliação será contínua e formativa, com feedback regular sobre o desempenho dos alunos e orientações para aprimoramento.
7. Recuperação Paralela: Para apoiar os alunos que necessitarem de recuperação, será oferecido atendimento individualizado em horário de contra turno. Este suporte incluirá revisões de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e atividades de reforço para garantir que todos os alunos possam alcançar os objetivos da disciplina.
A combinação dessas formas de avaliação garantirá uma compreensão abrangente do progresso dos alunos e permitirá ajustes contínuos no processo de ensino-aprendizagem para melhor atender às necessidades de cada estudante.
Conteúdo programático
Primeiro Bimestre: A formação do Brasil
A conquista e colonização europeia da América;
Interiorização da América Portuguesa;

Segundo Bimestre: Pensamento Iluminista e Revoluções
O Iluminismo e suas influências na América e na Europa;

Independência dos Estados Unidos;
Revolução Industrial;

Revolução Francesa e Império Napoleônico.

Terceiro Bimestre: Independências na América e Imperialismo

O processo de “descolonização” da América no contexto das transformações que ocorriam na Europa no final do século XVIII e no início do século XIX;
Os movimentos emancipacionistas na América espanhola no contexto das guerras napoleônicas na Europa;
A transferência da Corte portuguesa para a América em 1808;
O processo de independência do Brasil;
A Constituição de 1824 e sua importância para a formação nacional;
A abdicação de Dom Pedro I.
A América pós-independências e Imperialismo na África e na Ásia.

Quarto Bimestre: Nacionalismos e Crises de Governabilidade
O processos de unificação política da Itália e da Alemanha;
As teorias socialistas formuladas no contexto das mudanças sociais e econômicas produzidas pela industrialização;
Período Regencial no Brasil;
Segundo Reinado no Brasil;
A Proclamação da República no Brasil em 1889.



 
Recursos
Multimídia;
Quadro de giz;
Uso da Web;
Será utililizado links diversos para trabalho com a pesquisa considerando o conceito de cultura digital - qual seja, da forma como utilizado por autores como BARATO e CRESPO, possibilita a compreensão acerca da apropriação em aula quando defende que “se a cultura é um reflexo da ação humana, a cultura se constitui de ação do homem, na sociedade; criando formas, objetos, dando vida e significação a tudo o que o cerca. É essa ação humana que permitiu o surgimento do computador e por conseguinte, o surgimento da cultura digital”. (BARATO e CRESPO, p. 18, 2013).
Referências
Básica
Doratioto, Francisco. Maldita Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
MONTEIRO, John Manuel. Negros da Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
SCHWARCZ, Lilia Moritz.  D. João Carioca: a corte portuguesa no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; SPACCA. As barbas do Imperador. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. 
Staden, Hans. Duas viagens ao Brasil. Porto Alegre: L&PM Editores, 2008.
Zola, Emile. Germinal. Martin Claret. 2006.

Complementar

BRUIT,  Héctor H. O imperialismo. São Paulo: Atual, 1994.
CAMPOS, Raymundo. Debret. Cenas de uma sociedade escravista. São Paulo: Ática, 2001. 
FALCON, Francisco. Iluminismo. São Paulo: Ática, 1994.
FURTADO, Joaci Pereira. A guerra do Paraguai (1864-1870). São Paulo: Saraiva, 2000.
GOMES, Laurentino. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso. São Paulo: Planeta Brasil, 2007.
GOMES, Laurentino. 1822: Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
GOMES, Laurentino. 1889: Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil. Rio de Janeiro: Globo, 2013.
HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
HOBSBAWM, Eric J.. A Era dos impérios, 1875-1914. 13. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2009
MARTINEZ, Paulo. Socialismo. Caminhos e alternativas. São Paulo: Scipione, 1999.
MATTOS, Hebe Maria. Escravidão e cidadania no Brasil Monárquico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
MEDEIROS, Edson Borg Carlos Alberto; ADESKY, Jacques.  Racismo, preconceito e intolerância. São Paulo: Atual, 2002.
MOREL, Marco. O período das regências. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
MOTA, Carlos Guilherme. Revolução Francesa. São Paulo: Ática, 2004.
PRADO, Maria Ligia. A formação das nações latino-americanas. São Paulo: Ática, 1995.
 
Observações