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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: GERALDO BECKER
Componente: História III INF 4
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Informática
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 26/07/2024
Última atualização: 26/07/2024
Ementa
Análise das estruturas econômicas, políticas e culturais da humanidade do final do século XIX ao início do século XXI em abordagens ora macrofenomenológicas, ora conjunturais. Causas e conseqüências do avanço europeu sobre áreas coloniais; Revolução Russa – ascensão e declínio do mundo soviético; analítica e hermenêutica do período entre guerras com evidência para a crise econômica no sistema capitalista e a ascensão dos regimes nazi-fascistas; II Guerra Mundial e seus desdobramentos políticos e ideológicos, tais como Guerra Fria, Welfare State, descolonização e movimentos sociais de 1968, e questão palestina. Em abordagens integradas aos acontecimentos nacionais na lógica da história política: Primeira República; período Vargas, fase democrático-populista, Ditadura Militar e Nova República.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
-Compreender as transformações nas sociedades mundiais, como produtos da ação humana e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.

Objetivos específicos
-Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.
-Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural.
-Entender as relações políticas, culturais, econômicas e humanas nas sociedades mundiais;
-Compreender as estruturas econômicas, políticas e culturais da humanidade do final do século XIX ao início do século XXI.
Metodologia
A metodologia das aulas serão estruturadas em torno de uma abordagem integrada e dinâmica, visando proporcionar aos alunos uma experiência rica e diversificada no estudo da História. As atividades serão divididas em várias etapas e incluirão:
1. Estudo Dirigido e Leitura de Textos Historiográficos: Serão realizados estudos dirigidos com leituras em sala de aula de textos historiográficos e artigos de revistas especializadas. Isso permitirá aos alunos desenvolver uma compreensão mais profunda dos métodos e debates historiográficos contemporâneos.
2. Aulas Expositivas Dialogadas: As aulas serão conduzidas de forma expositiva e dialogada, utilizando projetor multimídia para apresentação de conteúdos. Isso facilitará a visualização e compreensão dos temas discutidos, promovendo uma aprendizagem mais interativa.
3. Discussões em Grupo: Os alunos participarão de discussões em grupo sobre textos selecionados e livros indicados pelo professor. Essas discussões incentivarão o pensamento crítico e a troca de ideias entre os alunos, enriquecendo a compreensão dos temas abordados.
4. Análise de Textos Especializados: Será realizada uma análise crítica de textos especializados, publicados em sites ou blogs relacionados ao ofício do historiador. Essa atividade ajudará os alunos a se familiarizarem com diferentes formatos e fontes de informação.
5. Atividades em Sala de Aula: Serão propostas diversas atividades práticas em sala de aula, incluindo debates, produção de textos e outras tarefas que reforcem o conteúdo estudado e promovam a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
6. Leitura de Livros e Avaliações: Em cada bimestre, os alunos serão solicitados a ler um livro, que poderá ser adquirido pelos próprios alunos ou emprestado da biblioteca da escola. Após a leitura, será realizada uma avaliação para discutir e refletir sobre o livro, analisando sua contribuição para o entendimento dos temas históricos abordados.
7. Análise de documentários e filmes sobre as temáticas em estudo: Essa atividade ajudará os alunos a se familiarizarem com diferentes formatos e fontes de informação.

 
Avaliação
A avaliação será diversificada e contínua, permitindo a verificação do progresso dos alunos de maneira abrangente e adaptada às atividades realizadas ao longo do ano letivo. As formas de avaliação incluirão:
1. Atividades Diagnósticas: Serão realizadas atividades diagnósticas no início e durante o processo de ensino-aprendizagem para identificar o nível de conhecimento prévio dos alunos e suas necessidades específicas.
2. Trabalhos Teórico-Práticos: Os alunos serão avaliados por meio de trabalhos teórico-práticos, produzidos individualmente ou em grupos. Estes incluirão: Trabalhos de Projeto: Desenvolvimento e apresentação de projetos sobre temas históricos, com base nas leituras e discussões em sala de aula.
Relatórios: Elaboração de relatórios sobre a análise de livros e textos historiográficos.
Seminários: Participação e apresentação de seminários sobre temas discutidos nas aulas.
3. Portfólios: Os alunos criarão e manterão portfólios com registros de suas atividades, leituras, reflexões e produções ao longo do semestre. O portfólio servirá como uma ferramenta para acompanhar o progresso e desenvolvimento dos alunos.
4. Exercícios e Atividades Práticas: Serão aplicados exercícios e atividades práticas em sala de aula para avaliar a aplicação dos conhecimentos teóricos em situações práticas. Estas atividades incluirão debates, análises de textos e outras tarefas relacionadas ao conteúdo estudado.
5. Avaliações Diversas: Serão utilizados diversos instrumentos de avaliação, como provas, quizzes e atividades interativas, para avaliar o domínio dos conteúdos e habilidades desenvolvidas pelos alunos.
6. Avaliações Contínuas: A avaliação será contínua e formativa, com feedback regular sobre o desempenho dos alunos e orientações para aprimoramento.
7. Recuperação Paralela: Para apoiar os alunos que necessitarem de recuperação, será oferecido atendimento individualizado em horário de contra turno. Este suporte incluirá revisões de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e atividades de reforço para garantir que todos os alunos possam alcançar os objetivos da disciplina.
A combinação dessas formas de avaliação garantirá uma compreensão abrangente do progresso dos alunos e permitirá ajustes contínuos no processo de ensino-aprendizagem para melhor atender às necessidades de cada estudante.
 
Conteúdo programático
Primeiro Bimestre: Imperialismos, Guerra e Revolução
- Unificação da Itália e Unificação da Alemanha;
- Imperialismo na América, África e Ásia;
- Primeira Guerra Mundial.
- Revolução Russa;

Segundo Bimestre: Crises e confronto de ideologias
- Brasil na Primeira República;
- Crise dos Anos 1920 e ascensão do nazifascismo.
- Segunda Guerra Mundial;
- A Era Vargas.

Terceiro Bimestre: Ideologias, descolonização e populismo
- Guerra Fria;
- Fim dos impérios coloniais na África e na Ásia;
- Governos populistas na América Latina;
- Ditaduras militares na América Latina.

Quarto Bimestre: Globalização e o mundo contemporâneo
- Fim do socialismo real e os desafios do mundo globalizado;
- Brasil: da redemocratização aos dias atuais.
Recursos
Multimídia;
Quadro de giz;
Uso da Web;
Será utililizado links diversos para trabalho com a pesquisa considerando o conceito de cultura digital - qual seja, da forma como utilizado por autores como BARATO e CRESPO, possibilita a compreensão acerca da apropriação em aula quando defende que “se a cultura é um reflexo da ação humana, a cultura se constitui de ação do homem, na sociedade; criando formas, objetos, dando vida e significação a tudo o que o cerca. É essa ação humana que permitiu o surgimento do computador e por conseguinte, o surgimento da cultura digital”. (BARATO e CRESPO, p. 18, 2013).
Referências
Básica
1 – Orwell, George. A Revolução dos bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
2 – Kucinski, Bernardo. K: relato de uma busca. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
3- HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
4- HOBSBAWM, Eric J.. A Era dos impérios, 1875-1914. 13. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2009
5 – Huxley, Aldous. Admirável mundo novo. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2014.
6 – Morais, Fernando. Olga. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
7 – Sacco, Joe. Notas sobre Gaza. Quadrinhos na CIA. 2010.
8 - REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (org.) A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
9 - ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. São Paulo, Cia das Letras, 1989.
10 - ARIÈS, P. e DUBY, G. História da Vida Privada: da primeira guerra mundial aos nossos    dias. São Paulo: Cia das Letras, 1993. vol. 5
11 - FICO, Carlos. O golpe de 64: momentos decisivos. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2014.

Complementar
1 – Remarque, Erich Maria. Nada de novo no front. L&PM Editores. 2004.
2 – Oliveira, Dennison. Os soldados alemães de Vargas. Curitiba: Juruá, 2011.
3 - Oliveira, Dennison. Os brasileiros de Hitler. Curitiba: Juruá, 2011.
4 – Machado, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado. Campinas: Unicamp. 2004
5 – Motta, Rodrigo Patto Sá. Jango e o Golpe de 64 na caricatura. São Paulo: Jorge Zahar Editor. 2006.
6 - KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora Puc-RJ, 2006.
7 - KOSELLECK, R. Crítica e crise: uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Tradução de Luciana Villas-Boas Castelo-Branco. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.
8 - KOSELLECK, Reinhardt. Estratos do tempo: estudos sobre historia. Editora: Contraponto, 2014
9 - GUMBRECHT, Hans. Produção de Presença. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC. Rio de Janeiro, RJ: 2010
10 - LUKÁCS, György. Prolegómenos a una estetica marxista. México: Grijaldo, 1965.
_____. Os princípios ontológicos fundamentais de Marx (excerto da Ontologia do ser social). São Paulo: Ciências Humanas, 1979.
_____. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_____. Socialismo e democratização. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008
_____. Para além do capital. Trad. Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002.
_____. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo,2007.
Observações