Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | LUCIANO LUIZ MANARIN D´AGOSTINI |
Componente: | Gestão Financeira |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Processos Gerenciais |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 28/08/2024 |
Última atualização: | 28/08/2024 |
Demonstrações contábeis: caracterização das demonstrações contábeis, Análise horizontal Análise vertical. Liquidez corrente; Liquidez seca Liquidez geral; Endividamento; Rentabilidade: margem bruta comercial; Rentabilidade: margem operacional; Custo financeiro; Rentabilidade sobre o patrimônio líquido; Fontes de recursos; Fluxo de caixa operacional; Previsão de falência; Valor Presente Líquido; Taxa Interna de Retorno; Paybcak descontado; Termômetro de Kanitz. |
No componente curricular Gestão Financeira, após a sequência de atividades, o estudante
deverá ser capaz ao fi nalizar o curso de ter as seguintes competências/habilidades:
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Aulas expositivas, com arguição dos alunos e debate em momentos determinados. Buscar se á a formação de grupos dirigidos pelo professor, visando o engajamento dos da execução
de exercícios propostos e estudos de caso com o objetivo dos estudantes buscarem conhecimento sobre os assuntos e conteúdos, levando em consideração suas experiências ao realizar os exercícios e atividades propostas. Ao longo do ano letivo poderão ser adotadas outras metodologias e bibliografias conforme a situação e o conteúdo trabalhados.
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Avaliações:
Individual – com resumo e prazo de entrega. Será fornecido vídeos e textos, onde o aluno poderá escolher temas específicos dentro do rol de temas propostos pelo professor. Equipe – apresentação de tema específico e/ou resolução de exercícios, em data pré-determinada com entrega de material da apresentação, escolher temas/exercícios específicos dentro do rol de temas/exercícios propostos pelo professor. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Os critérios de avaliação do processo ensino aprendizagem será através de uma avaliação continuada, formativa, diagnóstica e somativa durante todo o processo de ensino aprendizagem, incentivando a participação ativa do estudante na solução de problemas. Serão utilizados como instrumentos para avaliação trabalhos individuais e em grupo, produção e apresentação de textos e estudos de casos para discussão e apresentação. Nos instrumentos par avaliação de serão respeitados os seguintes critérios:
d) O(A) estudante desenvolveu argumentação própria utilizando sua criatividade. e) O(A) estudante respeitou ao prazo na entrega dos trabalhos. f) O(A) estudante apresentou suas ideias com clareza. Ao ser bem sucedido em todos os critérios ou se sobressair de forma excepcional na maioria deles, o(a) estudante receberá o conceito A; ao ser bem sucedido em, pelo menos, quatro desses critérios o (estudante receberá conceito B; o sucesso em três desses critérios acarretará o conceito C; e, por fim, o sucesso em menos de três desses critérios, caso de plágio ou não entrega de avaliações o conceito atribuído será D. RECUPERAÇÃO PARALELA Regime de Recuperação: estudo direcionado do tema a ser recuperado, com orientação ao aluno, em horário extra da carga horária do componente curricular, ofertado no contraturno do componente curricular para garantir a possibilidade de participação do(a) estudante, em horário pré-determinado entre partes e de acordo com a equipe da Seçaõ Pedagógica e Assistência Estudantil. |
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Aulas Presenciais: Uso de projetor, quadro, material didático, giz e apagador. Aulas presenciais e uso do software ClassRoom para inserir conteúdos |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. HOJI, Masakazu. Administração financeira: uma abordagem prática. 5ª edição. São Paulo, Atlas, 2004. MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012. ASSAF, N., A. Curso de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2014. KIYOSAKI, Robert T., & LECHTER, Sharon L. Pai rico pai pobre O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro.Rio de Janeiro: Campus, 2000
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FONSECA, J. W. F. Administração Financeira e Orçamentária. Curitiba: IESDE, 2009. HOJI, M. Administração Financeira: uma abordagem pratica. 5ª ed. São Paulo: ATLAS, 2006. GITMAN, L. J. Princípios da Administração Financeira. 12ª Ed, Editora Pearson, São Paulo. 2010. BRAGA, Roberto. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1998; CRUZ, June Alisson Westarb; Andrich, Emir Guimarães;Mugnaini, Alexandre. Análise das demonstrações financeiras: teoria e prática. Curitiba : Juruá Ed., 2010; SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços: Um Enfoque Econômico e Financeiro. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2006. ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. BLATT, Adriano. Análise de Balanços: estrutura e avaliação das demonstrações financeiras e contábeis. São Paulo: MAKRON Books, 2001. GITMAN, Lawrence Jeffrey. Princípios de administração financeira. São Paulo : Harbra, 1987. GROPPELLI, A. A.; nikbakht, Ehsan. Administração financeira. São Paulo : Saraiva, 1998. IUDICIBIUS, Sergio. Manual de contabilidade das sociedades por ações. 6. Ed. Atlas, 2004; NETO, Alexandre Assaf. Estrutura de análise de balanço. 9 ed. São Paulo : Atlas, 2009. ROSS, Stephen. Administração financeira. São Paulo : Atlas, 1995. SILVA, José Pereira. Análise financeira das empresas. 8 ed. Atlas, 2009. WESTON, J. Fred; BRIGHAM, Eugene F. Fundamentos d a administração financeira. 10 ed. São Paulo : Makron Books, 2000. |