Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | LUCIANO LUIZ MANARIN D´AGOSTINI |
Componente: | Fundamentos de Economia |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Processos Gerenciais |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 33.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 28/08/2024 |
Última atualização: | 28/08/2024 |
Economia Brasileira
Síntese da evolução do pensamento econômico.
Aspectos gerais da teoria econômica.O processo produtivo. Sistemas econômicos. Análise microeconômica: mercado, oferta, demanda, elasticidade e preços. Fundamentos da Microeconomia e da Macroeconomia: políticas econômicas |
No componente curricular Fundamentos de Economia , após a sequência de atividades, o estudante deverá ser capaz ao finalizar o curso de ter as seguintes competências/habilidades: Conhecer o modelo de crescimento da economia brasileira em diversos pontos da história, desde 1500 até 2020; Entender os conceitos básicos dos diversos modelos de produção; Entender a economia como uma ciência social dependente de outras ciências; Conhecer os conceitos básicos relativos à microeconomia e macroeconomia. Compreender as técnicas e ferramentas utilizadas para análise econômica. Entender a importância à economia de um país e suas conexões integradas (ou não) com o sistema financeiro nacional, internacional, a globalização para o cotidiano da empresa, dos negócios e para a sociedade; |
Aulas expositivas, com arguição dos alunos e debate em momentos determinados. Buscar-se-á a formação de grupos dirigidos pelo professor, visando o engajamento da execução
de exercícios propostos e estudos de caso com o objetivo dos estudantes buscarem conhecimento sobre assuntos e conteúdo, levando em consideração suas experiências ao
realizar os exercícios e atividades propostas. Ao longo do ano letivo poderão ser adotadas outras metodologias e bibliografias conforme a situação e o conteúdo trabalhados.
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Avaliação
São 2 avaliações por bimestre, pela qual cada uma vale 50%: Individual – com resumo e prazo de entrega. Será fornecido vídeos e textos, onde o aluno poderá escolher temas específicos dentro do rol de temas propostos pelo professor. Equipe – apresentação de tema específico e/ou resolução de exercícios, em data pré-determinada com entrega de material da apresentação, escolher temas/exercícios específicos dentro do rol de temas/exercícios propostos pelo professor. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Os critérios de avaliação do processo ensino aprendizagem será através de uma avaliação continuada, formativa, diagnóstica e somativa durante todo o processo de ensino aprendizagem, incentivando a participação ativa do estudante na solução de problemas. Serão utilizados como instrumentos para avaliação trabalhos individuais e em grupo, produção e apresentação de textos e estudos de casos para discussão e apresentação. Nos instrumentos par avaliação de serão respeitados os seguintes critérios:
d) O(A) estudante desenvolveu argumentação própria utilizando sua criatividade. e) O(A) estudante respeitou ao prazo na entrega dos trabalhos. f) O(A) estudante apresentou suas ideias com clareza. Ao ser bem sucedido em todos os critérios ou se sobressair de forma excepcional na maioria deles, o(a) estudante receberá o conceito A; ao ser bem sucedido em, pelo menos, quatro desses critérios o (estudante receberá conceito B; o sucesso em três desses critérios acarretará o conceito C; e, por fim, o sucesso em menos de três desses critérios, caso de plágio ou não entrega de avaliações o conceito atribuído será D. RECUPERAÇÃO PARALELA Regime de Recuperação: estudo direcionado do tema a ser recuperado, com orientação ao aluno, em horário extra da carga horária do componente curricular, ofertado no contraturno do componente curricular para garantir a possibilidade de participação do(a) estudante, em horário pré-determinado entre partes e de acordo com a equipe da Seçaõ Pedagógica e Assistência Estudantil. |
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Aula Presencial: Uso de projetor, quadro, material didático, giz, apagador e vídeos. Uso do software ClassRoom para inserir conteúdos |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA PASSOS; NOGAMI. Princípios de Economia. 5ª ed., 2011. SOUZA, N.J. Economia Básica. São Paulo: Atlas, 1ª ed., 2012. VICECONTI; NEVES. Introdução à Economia. Editora saraiva, 1ª ed., 2012. ROSSETI, Jose P. Introdução a Economia. 17ª ed. São Paulo, Atlas. 1997. LEITE, J. A. Macroeconomia: teoria, modelos e instrumentos de política econômica. São Paulo, Atlas, 1996. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR TROSTER, Roberto Luis & MOCHÓN, Francisco. Introdução à economia. São Paulo: Makron Books,1999. GAROFALO, G. de L; CARVALHO, L. C. Microeconomia. São Paulo, Atlas, 1996. GUIMARÃES, S. Economia & Mercado: introdução a economia e ao marketing. São Paulo, Ática, 1991. PINDICK, Robert S., RUBINFELD, Daniel L. Microeconomia. 5ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. VASCONCELLOS, Marco A. Sandoval & GARCIA, Manuel E. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva, 1998 SUGESTÕES ADICIONAIS DE REFERÊNCIAS https://www.facebook.com/lucianodagostinimacroeconomista/ http://www.joseluisoreiro.com.br/ver_cursos_graduacao.php?curso=36 http://www.joseluisoreiro.com.br/ver_cursos_graduacao.php?curso=40 http://www.joseluisoreiro.com.br/ver_cursos_graduacao.php?curso=35 http://www.joseluisoreiro.com.br/ver_cursos_graduacao.php?curso=28 http://www.joseluisoreiro.com.br/ver_cursos_graduacao.php?curso=22 http://www.bresserpereira.org.br/ http://www.luizfernandodepaula.com.br/ https://www.paulogala.com.br/ http://ipea.gov.br/portal/ https://www.bcb.gov.br/ http://www.tesouro.fazenda.gov.br/ http://www.sdmrg.com.br/home http://finde.uff.br/ |