SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: LUCIANO LUIZ MANARIN D´AGOSTINI
Componente: Fundamentos de Economia
Ano: 2024
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Tecnologia em Gestão Pública
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 28/08/2024
Última atualização: 28/08/2024
Ementa
Histórico da economia brasileira, conceitos, definição e objeto da economia;
A economia como ciência;
O sistema econômico;
Consumo e poupança;
Introdução à teoria monetária;
O crédito e o sistema financeiro;
Inflação;
O mercado,
Taxa de câmbio e o regime cambial brasileiro
Orçamento Público


 
Objetivo Geral
Após a sequência de atividades, o estudante deverá ser capaz ao finalizar o curso de ter as seguintes competências/habilidades:
Objetivos

Oferecer elementos que irão contribuir para a formação de gestores públicos e agentes políticos e sociais tanto para compreender a diversidade dos aspectos centrais da gestão pública, como para intervir concretamente na melhoria de sua performance, para que tenham na busca de alternativas e soluções a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos para o exercício de suas atividades.

Conhecer o modelo de crescimento da economia brasileira em diversos pontos da história, desde 1500 até 2024;

Entender os sistemas econômicos

Entender a economia como uma ciência social dependente de outras ciências;

Conhecer os conceitos básicos relativos à microeconomia e macroeconomia, como os conceitos, definição e objeto da economia; consumo e poupança; introdução à teoria monetária; o crédito e o sistema financeiro; inflação; o mercado, taxa de câmbio e o regime cambial brasileiro e orçamento público

Compreender as técnicas e ferramentas utilizadas para análise econômica.

Entender a importância à economia de um país e suas conexões integradas (ou não) com o sistema financeiro nacional, internacional, a globalização para o cotidiano da empresa, dos negócios e para a sociedade;
Metodologia
Aulas expositivas, com arguição dos alunos e debate em momentos determinados. Buscar-se-á a formação de grupos dirigidos pelo professor, visando o engajamento da execução
de exercícios propostos e estudos de caso com o objetivo dos estudantes buscarem conhecimento sobre assuntos e conteúdo, levando em consideração suas experiências ao
realizar os exercícios e atividades propostas. Ao longo do ano letivo poderão ser adotadas outras metodologias e bibliografias conforme a situação e o conteúdo trabalhados.
 
 
Avaliação
Avaliação
 
  • Apresentação de Estudo de Caso, com construção mista e exercícios (individual e em equipe)
  • Resumo de atividades em Seminários
  • Entrega de Resumos

São 2 avaliações por bimestre, pela qual cada uma vale 50%:

Individual – com resumo e prazo de entrega. Será fornecido vídeos e textos, onde o aluno poderá escolher temas específicos dentro do rol de temas propostos pelo professor.

Equipe – apresentação de tema específico e/ou resolução de exercícios, em data pré-determinada com entrega de material da apresentação, escolher temas/exercícios específicos dentro do rol de temas/exercícios propostos pelo professor.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

           
Os critérios de avaliação do processo ensino aprendizagem será através de uma avaliação continuada, formativa, diagnóstica e somativa durante todo o processo de ensino aprendizagem, incentivando a participação ativa do estudante na solução de problemas.
Serão utilizados como instrumentos para avaliação trabalhos individuais e em grupo, produção e apresentação de textos e estudos de casos para discussão e apresentação.
Nos instrumentos par avaliação de serão respeitados os seguintes critérios:
  1. O(A) estudante desenvolveu todos os aspectos exigidos pelo professor;
  2. O(A) estudante apresentou resultados corretos e com argumentação;
c) O(A) estudante obedeceu a gramática e forma da língua portuguesa;
d) O(A) estudante desenvolveu argumentação própria utilizando sua criatividade.
e) O(A) estudante respeitou ao prazo na entrega dos trabalhos.
f) O(A) estudante apresentou suas ideias com clareza.
Ao ser bem sucedido em todos os critérios ou se sobressair de forma excepcional na maioria deles, o(a) estudante receberá o conceito A; ao ser bem sucedido em, pelo menos, quatro desses critérios o (estudante receberá conceito B; o sucesso em três desses critérios acarretará o conceito C; e, por fim, o sucesso em menos de três desses critérios, caso de plágio ou não entrega de avaliações o conceito atribuído será D.

RECUPERAÇÃO PARALELA
           
Regime de Recuperação: estudo direcionado do tema a ser recuperado, com orientação ao aluno, em horário extra da carga horária do componente curricular, ofertado no contraturno do componente curricular para garantir a possibilidade de participação do(a) estudante, em horário pré-determinado entre partes e de acordo com a equipe da Seçaõ Pedagógica e Assistência Estudantil. 
Conteúdo programático
Encontro Conteúdo
1 Apresentação da Disciplina/Avaliações/Prazos de Entrega/Bibliografia
2 Economia Brasileira
3 Economia Brasileira 
4 Economia Brasileira
5 Economia Brasileira 
6 Economia Brasileira
7 Economia Brasileira 
8 Economia Brasileira e Leitura
9 Apresentação em Equipes das Atividades - Seminários
10 Leitura sobre Economia Brasileira
11 Apresentação em Equipes das Atividades - Seminários
12 Leitura sobre Economia Brasileira
13 Economia como Ciência - Síntese da Evolução do Pensamento Econômico
14 Economia como Ciência  - Síntese da Evolução do Pensamento Econômico - Leitura e Vídeo
15 Economia como Ciência  - Síntese da Evolução do Pensamento Econômico
16 Economia como Ciência  -Síntese da Evolução do Pensamento Econômico - Leituira e Vídeo
17 Sistemas Econômicos e Processos Produtivos
18 Sistemas Econômicos e Processos Produtivos - Leitura e Vídeo
19 Apresentação em Equipes das Atividades - Seminários
20 Síntese da Evolução do Pensamento Econômico - Leituira
21 Apresentação em Equipes das Atividades - Seminários
22 Síntese da Evolução do Pensamento Econômico - Leituira
23 Fundamentos da Microeconomia: mercado
24 Fundamentos da Microeconomia: mercado  -leitura /video
25 Fundamentos da Microeconomia: Oferta, demanda
26 Fundamentos da Microeconomia: Oferta, demanda - leitura /video
27 Fundamentos da Macroeconomia: Políticas Econômicas - Fiscal, Monetária e Cambial
28 Fundamentos da Macroeconomia: Políticas Econômicas - - Fiscal, Monetária e Cambial Leitura / video
29 Apresentação em Equipes das Atividades
30 Fundamentos da Macroeconomia: Políticas Econômicas - Leitura / video
31 Apresentação em Equipes das Atividades
32 Fundamentos da Macroeconomia: Políticas Econômicas - - Fiscal, Monetária e Cambial -Leitura / video
33 Fundamentos da Macroeconomia: Políticas Econômicas - - Fiscal, Monetária e Cambial
34 Fundamentos da Macroeconomia: Políticas Econômicas - Leitura / video
35 Fundamentos da Macroeconomia: Políticas Econômicas - Fiscal, Monetária e Cambial
36 Fundamentos da Macroeconomia: Políticas Econômicas e Orçamento - Leitura / video
37 Apresentação em Equipes das Atividades
38 Fundamentos da Macroeconomia: Taxa de Câmbio - Leitura / video
39 Apresentação em Equipes das Atividades
40 Fundamentos da Macroeconomia: Políticas Econômicas e Orçamento - Leitura / video
 
Recursos
Aula Presencial: Uso de projetor, quadro, material didático, giz, apagador e vídeos.

Uso do software ClassRoom para inserir conteúdos
 
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
           
ROSSETTI, José P. Introdução à Economia. 20ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
VASCONCELOS, Marco A. GARCIA, Manuel. Fundamentos de Economia. 3ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
SILVA, Cesar Roberto Leite. LUIZ SINCLAYR. Economia e Mercado: Introdução a Economia. 19ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Bibliografia Complementar
SILVA, César Leite da; Luiz Sinclayr. Introdução à Economia. 19ª Ed Saraiva. Saraiva, 2010.
VASCONCELLOS, Marco Antonio S.; GARCIA Manoel E. Fundamentos de Economia. 3ª Ed. 2009. 
MONTELLA, Maura. Economia Passo a Passo. Qualitymark, 2007.
MENDES, Judas Tadeu Grassi. Economia : fundamentos e aplicações. Pearson Prentice Hall, 2009.
SILVA, Eraldo Sergio Barbosa Barbosa; ORNELAS NETO, Joaquim. Introdução à Economia. FDT Juruá, 2007.


SUGESTÕES ADICIONAIS DE REFERÊNCIAS
           
https://www.facebook.com/lucianodagostinimacroeconomista/
http://www.joseluisoreiro.com.br/ver_cursos_graduacao.php?curso=36
http://www.joseluisoreiro.com.br/ver_cursos_graduacao.php?curso=40
http://www.joseluisoreiro.com.br/ver_cursos_graduacao.php?curso=35
http://www.joseluisoreiro.com.br/ver_cursos_graduacao.php?curso=28
http://www.joseluisoreiro.com.br/ver_cursos_graduacao.php?curso=22
http://www.bresserpereira.org.br/
http://www.luizfernandodepaula.com.br/
https://www.paulogala.com.br/
http://ipea.gov.br/portal/
https://www.bcb.gov.br/
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/
http://www.sdmrg.com.br/home
http://finde.uff.br/
Observações
Referente ao Semestre 1 de 2024