Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ADELMAR ALVES DE AVIZ JUNIOR |
Componente: | Segurança do Trabalho MEC-INT |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Telecomunicações |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 33.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 31/08/2024 |
Última atualização: | 31/08/2024 |
Princípios da ciência segurança do trabalho; Acidentes de trabalho; Legislação específica de ST; CIPA; Proteção contra incêndios, choques elétricos e riscos ambientais; Equipamento de proteção individual (EPI); Normas regulamentadoras sobre segurança e medicina do trabalho; Higiene ocupacional. |
O objetivo geral dessa Unidade Didática é fazer com que os estudantes consigam, ao final deste módulo, compreender e aplicar o conhecimento básico técnico de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho em projetos e no ambiente industrial. Os objetivos específicos são reconhecer atos e condições inseguras, conhecer e aplicar conhecimento de riscos ambientais, insalubridade, periculosidade, combate a incêndios, EPI, EPC; e conhecer as normas regulamentadoras específicas da área de energia e Telecomunicações. |
A metodologia adotada para essa unidade disciplinar é a de aulas expositivas dialogadas e debates, com apresentação de slides, pesquisa em internet, estudos e trabalhos individuais e/ou em grupo e autoavaliação. |
A avaliação será realizada de forma contínua e cumulativa, com predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, prevalecendo o desenvolvimento do estudante ao longo do período letivo, conforme a Resolução IFPR nº 50/2017. Para atingir os objetivos da unidade didática, a avaliação da aprendizagem é centrada em atividades individuais ou em grupo. Os instrumentos utilizados para avaliação serão:
Dessa forma, a presença, a participação e a colaboração na aula também fazem parte da avaliação. Ao final do módulo, o estudante que apresentar todos instrumentos de avaliação de forma correta e completa e tiver 75% ou mais de presença nas aulas, obterá conceito A (aprendizagem plena). Se o estudante não apresentar um dos instrumentos de avaliação, e os demais estiverem corretos e completos, e tiver 75% ou mais de presença nas aulas, obterá conceito B (aprendizagem parcialmente plena). Se o estudante apresentar metade dos instrumentos de forma correta e completa, e tiver 75% ou mais de presença nas aulas, obterá conceito C (aprendizagem suficiente). Se o estudante apresentar menos da metade dos instrumentos de forma correta e completa, ainda que tenha 75% ou mais de presença nas aulas, obterá conceito D (insuficiente). Os pedidos de recurso para revisão de avaliação devem ser feitos em 72 horas após a divulgação do conceito, por escrito, na secretaria acadêmica. Os pedidos serão deferidos ou indeferidos pela Coordenação do curso e serão adotados os encaminhamentos pertinentes legais e regulamentados.REGIME ESPECIAL DE RECUPERAÇÃO
Seguindo as diretrizes da Resolução nº 50/2017, a recuperação de estudos como parte do processo ensino-aprendizagem é obrigatória aos alunos com dificuldades comprovadamente documentadas e compreenderá: |
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Todos os recursos serão oferecidos pelo IFPR Campus Curitiba: computador, datashow, quadro negro, giz, impressões em A4. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA MANUAIS DE LEGISLAÇÃO ATLAS. Segurança e medicina do trabalho. 65 ed. São Paulo: Atlas, 2010. GONÇALVES, E. A. Manual de segurança e saúde no trabalho. 5 ed. São Paulo: LTR, 2009. ZOCCHIO, A; PEDRO, L. C. F. Segurança em trabalhos com maquinaria. São Paulo: LTR, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BREVIGLIERO, E.; POSSEBON, J.; SPINELI, R. Higiene ocupacional: agentes biológicos, químicos e físicos. 4 ed. São Paulo: SENAC, 2006. CAMPOS, A; TAVARES, J. C.; LIMA. V. Prevenção e controle de risco em máquinas, equipamentos e instalações. 4 ed. São Paulo: SENAC, 2010. Segurança e saúde no trabalho: NRs de 1 a 35. São Paulo: Riddel. 2013
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