Campus: | CAMPUS GOIOERÊ |
Professor: | MURILO DE ALMEIDA BRASIL |
Componente: | História I - Informática LINUX |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Informática |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 120.0 |
Total Hora Relógio: | 100.0 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Aprovado e publicado |
Data de criação: | 04/09/2024 |
Última atualização: | 04/09/2024 |
Relações de Trabalho, de Poder e de Cultura da Pré-história e Antiguidades Oriental e Ocidental ao processo de invasão e colonização modernos na Ásia, América e África ao advento dos Estados Nacionais Contemporâneos. |
Objetivo Geral: Desenvolver o pensamento histórico voltado à compreensão crítica e reflexiva das relações entre trabalho, poder e cultura em diversas temporalidade, sociedades e experiências humanas no tempo.
Objetivos Específicos: - Compreender as relações de trabalho, poder e cultura desenvolvidas nas sociedades paleolíticas, neolíticas, antigas, medievais e do início da modernidade, nos mais diversos continentes; - Conhecer os aspectos fundamentais das sociedades/temporalidades estudadas e os principais debates historiográficos a respeito do assunto; - Entender e utilizar de maneira adequada os conceitos históricos mobilizados para o estudos dos conteúdos programáticos; - Dominar, de forma introdutória, as técnicas de pesquisa que fundamentam a produção de conhecimento histórico; - Ser capaz de executar procedimentos elementares para o domínio da lógica histórica: identificar diacronicidades e sincronicidades entre processos históricos, comparar (apontando semelhanças e diferenças) processos históricos, identificar continuidades e rupturas (de curta, média e longa duração) entre processos históricos e compreender as dinâmicas históricas sem recorrer ao anacronismo; - Compreender as relações entre as múltiplas temporalidades na formação da consciência histórica, estabelecendo relações entre as diversas representações de passado em conflito na nossa sociedade, as posições dos agentes no presente e seus distintos projetos de futuro; - Ser capaz de se expressar de maneira sintética, clara e conceitualmente rigorosa, de forma escrita, oral e visual, a respeito dos conteúdos programáticos estudados. |
Aula expositiva dialogada. |
A avaliação será contínua, de caráter diagnóstico e propositivo, sendo sempre ofertadas duas modalidades avaliativas por bimestre. Utilizaremos dois instrumentos avaliativos: prova de multipla escolha e produção textual. A recuperação será paralela e continuada, disponibilizada a todos os estudantes, especialmente os que tenham dificuldade no processo de aprendizagem. Ela consistirá na elaboração de um texto dissertativo argumentativo. Os critérios avaliativos serão: - Para obter o conceito C, o estudante deve demonstrar que conhece os aspectos fundamentais das sociedades/temporalidades estudadas, em suas relações de trabalho, poder e cultura; entender e utilizar de maneira adequada os conceitos históricos mobilizados para o estudos dos conteúdos programáticos; e ser capaz de se expressar de maneira sintética, clara e conceitualmente rigorosa, de forma escrita, oral e visual, a respeito dos conteúdos programáticos estudados. - Para obter o conceito B, o estudante deve demonstrar que conhece os aspectos fundamentais das sociedades/temporalidades estudadas, em suas relações de trabalho, poder e cultura; entender e utilizar de maneira adequada os conceitos históricos mobilizados para o estudos dos conteúdos programáticos; ser capaz de executar procedimentos elementares para o domínio da lógica histórica: identificar diacronicidades e sincronicidades entre processos históricos, comparar (apontando semelhanças e diferenças) processos históricos, identificar continuidades e rupturas (de curta, média e longa duração) entre processos históricos e compreender as dinâmicas históricas sem recorrer ao anacronismo; e ser capaz de se expressar de maneira sintética, clara e conceitualmente rigorosa, de forma escrita, oral e visual, a respeito dos conteúdos programáticos estudados. - Para obter o conceito A, o estudante deve demonstrar que conhece os aspectos fundamentais das sociedades/temporalidades estudadas, em suas relações de trabalho, poder e cultura, e os principais debates historiográficos a respeito do assunto; entender e utilizar de maneira adequada os conceitos históricos mobilizados para o estudos dos conteúdos programáticos; dominar, de forma introdutória, as técnicas de pesquisa que fundamentam a produção de conhecimento histórico; ser capaz de executar procedimentos elementares para o domínio da lógica histórica: identificar diacronicidades e sincronicidades entre processos históricos, comparar (apontando semelhanças e diferenças) processos históricos, identificar continuidades e rupturas (de curta, média e longa duração) entre processos históricos e compreender as dinâmicas históricas sem recorrer ao anacronismo; compreender as relações entre as múltiplas temporalidades na formação da consciência histórica, estabelecendo relações entre as diversas representações de passado em conflito na nossa sociedade, as posições dos agentes no presente e seus distintos projetos de futuro; e ser capaz de se expressar de maneira sintética, clara e conceitualmente rigorosa, de forma escrita, oral e visual, a respeito dos conteúdos programáticos estudados. |
Primeiro Bimestre Introdução à História; Pré-História e Antiguidade; Idade Média; Segundo Bimestre Renascimento e Reforma Protestante; Absolutismo e Grandes Navegações; Terceiro Bimestre Sociedades Pré-Colombianas; Colonização do Brasil e o Ciclo do Açúcar; Colonização da América Espanhola e Inglesa; Escravidão Africana; Quarto Bimestre Bandeirantismo e ciclo do ouro; Iluminismo; Revoluções burguesas. |
Quadro, giz, pincel, computador e textos. |
Bibliografia Básica
MELLO, Leonel Itaussu A.; COSTA, Luís César Amad. História Antiga e Medieval. São Paulo: Scipione, 1993. PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares de História. Curitiba: SEED, 2008. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Ensino Médio. Bases Legais (Parte I) e Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000. BORDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Difel, 1989. FIGUEIRA, Divalte G. História. São Paulo: Ática, 2003, Série Novo Ensino Médio. PINSKY, Jaime. 99 textos de história antiga. São Paulo: Contexto, 2001. _______(org). Modo de Produção Feudal. São Paulo: Global, 1982. |