BATISTA, M. S. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: a avaliação externa a partir da prática dos avaliadores ad hoc do INEP. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-9Q7F87. Acesso em 08 jun. 2023.
BATISTA, S. S. dos S., Freire, E., &; Delgado, D. M. Cursos Superiores de Tecnologia no contexto da internacionalização e da expansão da educação profissional e tecnológica no Estado de São Paulo. Sér.-Estud. Campo Grande, v. 25, n.54, p. 193-221, maio 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/sest/v25n54/1414-5138-sest-25-54-0193.pdf. Acesso em 08 jun. 2023.
BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 1937. Rio de Janeiro, RJ: Presidência da República, 1937. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm . Acesso em: 01 fev. 2024.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Capes, 50 anos: depoimentos ao CPDOC-FGV. Rio de Janeiro: FGV; Brasília: CAPES. 2002b. Disponível em: https://repositorio.fgv.br/server/api/core/bitstreams/cdbbb93e-cab5-486e-ae3b-b867da766a24/content. Acesso em: 26 ago. 2024.
BRASIL. Decreto nº 5.241, de 22 de agosto de 1927. Crêa o ensino profissional obrigatório nas escolas primarias subvencionadas ou mantidas pela União, bem como no Collegio Pedro lI e estabelecimentos a este equiparados e dá outras providencias. Diário Official, 26 ago. 1927a. Seção 1, p. 18653. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-5241-22-agosto-1927- 563163-publicacaooriginal-87295-pl.html. Acesso em: 16 ago. 2023.
BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 18 abr. 1997. Seção 1, p. 7760. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htmimpressa.htm. Acesso em: 03 jun. 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 26 jul. 2004a. Seção 1, p. 18. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/D5154.htm. Acesso em: 03 jun. 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, 10 maio 2006. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/cciVil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5773impressao.htm. Acesso em: 03 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento de Área – Ensino. Brasília, DF: CAPES, 2019a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em: 04 jun. 2023.
BRASIL.Ministério da Educação. Produção Técnica: Grupo de Trabalho. Brasília, DF: CAPES, 2019b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/relatorios-tecnicos-e-grupos-de-trabalho. Acesso em: 04 jun. 2023.
BRASIL. Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional, Diário Oficial da União, 27 dez. 1961. Seção 1, p. 11429. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 16 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 03 jun. 2023.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, Cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e da Outras Providencias. Diário Oficial da União, 30 dez. 2008. Seção 1, p.1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 03 jun. 2023.
BRASIL. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa as diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências, Diário Oficial da União, 12 ago. 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS//L5692impressao.htm. Acesso em 16 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, 15 abr. 2004c. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 03 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação Externa das Instituições de Educação Superior: Diretrizes e Instrumeno. Brasília, DF, 2006. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_superior/avaliacao_externa_das_ies_diretrizes_e_instrumento.pdfAcesso em 31 jan 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2018. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2018.pdf. Acesso em: 27 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2022. Brasília, DF, 2024b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2022.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Cursos da EPT. [Brasília]: MEC, 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=65261:cursos-da-ept. Acesso em: 23 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional. [Brasília]: MEC, 2018b. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/cursos-da-ept/formacao-inicial-e-continuada-ou-qualificacao-profissional. Acesso em: 20 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento. Brasília, DF, 2017b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf Acesso em: 24 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. MEC Publica novo Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília, DF, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/mec-publica-novo-catalogo-de-cursos-superiores-de-tecnologia. Acesso em: 08 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Regulamento Geral 2023. Vitória, ES, 2023b. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/regulamentoprofept/16478-regulamento2023#:~:text=DOS%20OBJETIVOS-,Art.,trabalho%20e%20ao%20conhecimento%20sistematizado. Acesso em: 13 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP n. 29/2002. Trata das diretrizes curriculares nacionais no nível de tecnólogo. Brasília, DF, 02 dez. 2002a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/superior/legisla_superior_parecer292002.pdf. Acesso em: 01 fev. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 389, de 23 de março de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2017a. Disponível em: https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=241. Acesso em: 03 fev. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 265, de 27 de junho de 2022. Regulamenta a Avaliação Externa Virtual in Loco no âmbito das visitas por comissões de especialistas para avaliação externa de Instituições de Educação Superior e cursos de graduação, no bojo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e da avaliação das Escolas de Governo. Diário Oficial da União. 28 jun. 2022. Seção 1, p.42. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-inep-265-2022-06-27.pdf. Acesso em: 03 fev. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 1.383, de 31 de outubro de 2017. Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes. Diário Oficial da União. 01 nov. 2017c. Seção 1, p.15. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1383-2017-10-31.pdf. Acesso em: 03 fev. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004. Dispõe sobre a avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2004b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/PORTARIA_2051.pdf . Acesso em: 29 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2002. Seção 1, p. 162. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP032002.pdf . Acesso em: 29 jan. 2024.
DIAS SOBRINHO, José. Educação superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 18, p.107-126, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v18n1/07.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2023.
DIAS SOBRINHO, José. Q qualidade, avaliação: do SINAES a índices. Avaliação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 817-825, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/4trQr3brp3FM4XRvp96ZHqK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 nov. 2023.
EYNG, Ana Maria. Projeto Pedagógico Institucional: A Relação Dialógica entre Planejamento e Avaliação Institucionais. In: EYNG, Ana Maria; GISI, Maria Lourdes. (org.). Políticas e Gestão da Educação Superior: desafios e perspectivas. Ijuí: Unijuí, 2007. p. 161 - 205.
FERNANDES, Ivanildo. Instrumentos de avaliação de cursos e instituições de educação superior, elaborados no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), entre 2006 e 2015. Observatório Universitário. Rio de Janeiro, mar. 2017. Disponível em: https://www.observatoriouniversitario.org.br/documentos_de_trabalho/nota_tecnica_01.pdf. Acesso em: 05 abr. 2024.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A gênese do Decreto nº 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Trabalho Necessário, Niterói, v. 3, n. 3, 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4578/4214. Acesso em: 10 nov. 2023.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. Ed. São Paulo, SP: Cortez, 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial,p. 1129-1152, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/ghLJpSTXFjJW7nWBsnDKhMb/?lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2023.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 04 jun. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOUVEIA, Andréa Barbosa et al . Trajetória da Avaliação da Educação Superior no Brasil: singularidades e contradições (1983-2004). Est. Aval. Educ., São Paulo , v. 16, n. 31, p. 101-132, jun. 2005 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312005000100005>. Acesso em: 26 abr. 2024.
HAAS, Célia M. Projetos pedagógicos nas instituições de educação superior: aspectos legais na gestão acadêmica. RBPAE, Brasília, DF, v. 26, n.1, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19688. Acesso em 07 jan. 2024.
KUENZER, Acacia Z. O ensino médio no contexto das políticas públicas de educação no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, nº 4, p. 77-95, abr. 1997. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n04/n04a07.pdf. Acesso em: 03 jun. 2024.
LEMOS JUNIOR, W.; KRUGEL, V. C. História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (1869-2008). Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 22, n. 73, 2022. DOI: 10.7213/1981-416X.22.073.DS15. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28924. Acesso em: 3 fev. 2024.
MEDEIROS NETA, O. M.; PEREIRA, M. L.; ROCHA, S. R.; NASCIMENTO, F. L. S. A Educação Profissional nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação: Pontos e Contrapontos. Holos, ano 34, v. 04, 2018. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6982. Acesso em: 17 ago. 2023.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley; PRONKO, Marcela Alejandra. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.
NUNES, Andrea K. F.; AVILA, Everton G. Conexões entre o projeto pedagógico de curso e o questionário do estudante do Enade. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 17, n. 3, 2017, p. 509-528. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/9841 . Acesso em 27 nov. 2023.
PACIEVITCH, SOHN & POSSOLI. Políticas Educacionais e Qualidade da Educação:Avaliação e formação de professores da educação básica. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. I Seminário Internacional de representações sociais, subjetividade e educação – SIRSSE, 2011. Disponível em: <http://www.observatoriodaeducacaosuperior.ufpr.br/artigos_1/Anexos/ANEXO%2007.pdf>, acesso em 31 jan. 2024.
PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.
PRADO, Fernando Leme do. Os novos cursos de graduação tecnológica. Curitiba/PR: OPET, 2006.
PRODANOV, Cleber C.; FREITAS, Ernani C. de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Universidade Feevale, 2013.
RIBEIRO, Jorge Luiz Lordêlo de Sales. SINAES: o que aprendemos acerca do modelo adotado para avaliação do ensino superior no Brasil. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, p. 143-161, mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/CMzwFCYHzqZ5gNKJMb9YSyq/?format=pdf&lang=pt \ . Acesso em 26 nov. 2023.
RODRIGUES, R. C. A Universidade do Paraná e suas Transformações em Resposta às Demandas Legais: Uma trajetória da criação da universidade brasileira. Revista Eletrônica de Ciências da Educação. v. 14, n.2, 2015. Disponível em: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/issue/view/104. Acesso em 02 fev. 2024.
SANT'ANA, Tomás Dias et al. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI: um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino. Alfenas: FORPDI, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/plataformafor/documentos/livroforpdi\. Acesso em: 31 jan. 2024.
SANTANA, Maria V. B. Projeto Político-Pedagógico: O que é, para que serve e como se faz. 2019 Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/teixeira/files/2019/05/Projeto-Pol%C3%ADtico-Pedag%C3%B3gico-PPP.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. Vol. 12, nº 34, jan./abril de 2007. Campinas, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2023.
SAVIANI, Dermeval. A Nova lei da Educação: trajetórias, limites e perspectivas. 13º ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
SIQUEIRA, M. D. Universidade do Paraná: 100 anos. Curitiba: Editora UFPR, 2012.
SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Programa de pós-graduação em educação profissional e tecnológica (PROFEPT): conquistas, perspectivas e desafios. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 4, p. 217–234, 20 Dez 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13062. Acesso em: 26 ago 2024.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo, SP: Libertad, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 21ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2010.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização. 25ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2015. - (Cadernos pedagógicos Libertad; v.1)
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: ____ (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação básica: Projeto político-pedagógico; Educação superior: Projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.
VICENTINI, W. R. Apontamentos para a História da Educação: A Educação profissional e superior no Brasil da era Vargas. Cadernos Zygmunt Bauman. São Luis, MA, v. 11, n. 27. 2021. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7969936/mod_resource/content/2/Brasil-EraVargas.pdf
VIRMOND, Marcos. Mestrado profissional - uma síntese. Salusvita. Bauru, SP, v. 21, n. 2, 2002. Disponível em: https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/salusvita/salusvita_v21_n2_2002_art_06_por.pdf. Acesso em: 01 fev. 2024.
URBANETZ, S. T., IGNÁCIO, P. C. de S. Educação Profissional e Tecnológica: Antes e depois da LDB de 1996. Retratos Da Escola, v. 10, n. 19, 2016. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/692/711. Acesso em: 09 set. 2024.
UFPR. Resolução nº 10/00-COUN, Aprova a criação do curso tecnólogo em informática da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. SOC/UFPR: Curitiba, 2000. Disponível em: https://www.tads.ufpr.br/pluginfile.php/1727/mod_page/content/106/20000815Res%2010-00%20COUN%20Tecno%CC%81logo%20Informa%CC%81tica.pdf. Acesso em 02 fev. 2024.
UFPR. Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026. Curitiba, 2022. Disponível em: https://ufpr.br/wp-content/uploads/2022/11/Plano-de-Desenvolvimento-Institucional-UFPR-2022-2026.pdf. Acesso em: 02 fev. 2024.
UFPR, Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Curitiba, PR: UFPR, 2017. Disponível em: http://www.sept.ufpr.br/portal/analisesistemas/wp-content/uploads/sites/4/2018/03/Projeto-Pedagógico.pdf. Acesso em: 30 nov. 2023.
ZAINKO, Maria Amélia S.; PINTO, Maria Lúcia A. Teixeira. Gestão da instituição de ensino e ação docente. Curitiba: Ibpex, 2008.
ZAINKO, Maria Amélia. Políticas públicas de formação de professores na educação superior: os projetos pedagógicos das licenciaturas. Anais do XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/131425/2014-46.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 08 fev. 2023.
|