SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
Professor: ODAIR EDUARDO GELLER
Componente: História 3 TI
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 68.0
Duração da aula (min): 51
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 03/10/2024
Última atualização: 06/10/2024
Ementa
Análise e compreensão dos principais acontecimentos políticos, culturais e econômicos que ocorreram em todo o mundo durante o século XX. Advento de regimes políticos stalinistas, maoístas, populistas e totalitários, crises democráticas1. Estudo da história republicana no Brasil (Golpe Militar de Proclamação da República; República Oligárquica e surgimento da democracia republicana brasileira; Era Vargas; República Liberal; Ditadura Civil-Militar e processo de redemocratização com o consequente reestabelecimento da democracia, com todos os seus dilemas e desafios2. Realização de reflexões acerca da inserção dos afrodescendentes e dos indígenas em todas as esferas da sociedade brasileira com especial destaque para sua valorização enquanto agentes históricos. Reflexões sobre questões agrárias contemporâneas e sua origem histórica.
-----
Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Filosofia III (Filosofia Política Moderna).
Conteúdo interdisciplinar com os componentes curriculares: Filosofia III (A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Cidadã); Sociologia II (Democracia no Brasil).
* Tratamento transversal do conteúdo obrigatório “cultura africana, afro-brasileira e indígena” conforme Lei 11.645/08.
 
Objetivo Geral

Objetivos Gerais
 
Apresentar o conhecimento histórico como uma ferramenta fundamental para a compreensão da realidade atual, capaz de oferecer meios adequados para sua análise e para um correto posicionamento crítico;
Oferecer os elementos necessários para a construção de um conhecimento integrador, no qual os fatos históricos sejam estudados em suas especificidades temporais e espaciais mas, também, no que trazem de referências para as questões da atualidade;
 
Objetivos Específicos

Buscar compreender os sistemas políticos aplicados no século XX em suas bases teóricas e suas consequências práticas, bem como seus desdobramentos e impactos reais no pensamento e na vida cotidiana na contemporaneidade.
Analisar a trajetória republicana brasileira em todas as suas especificidades, com ênfase nos projetos frustrados e nas limitações inerentes ao processo de inclusão social de largas camadas da população.
Discutir a ocorrência de golpes e quebras da ordem constitucional como elemento central no processo de desenvolvimento do sistema republicano no Brasil; enfatizar o processo de tentativa e erro, pelo qual os governantes do país buscaram aplicar modelos projetados medindo e adequando suas consequências à realidade concreta da nação.
Analisar os períodos e ditaduras (varguista e civil-militar) no Brasil e os processos de transição para regimes democráticos; buscar debates as limitações impostas por tais processos à trajetória histórica da sociedade brasileira.
Debater sobre os possíveis projetos de futuro do Brasil, enfatizando a importância do conhecimento histórico como ferramenta indispensável para compreensão do tempo presente e para planejamento de um futuro desejado como ideal

Metodologia
As técnicas de ensino empregadas serão baseadas em aulas expositivas, estudos dirigidos e aulas dialogadas, estudos de casos e dinâmicas de estudos em grupos com posterior elaboração de relatórios, com o intuito de desenvolver no aluno a compreensão de conceitos centrais, motivando-o a propor atividades que desenvolvam suas habilidades cotejando-as com seu próprio cotidiano, em um processo sistematizado de construção do conhecimento.
Avaliação
Para avaliar a participação e a apropriação dos conteúdos por parte dos alunos, serão utilizadas atividades baseadas em resolução de questões e, concomitantemente, de realização de pesquisa, que serão utilizados tanto de maneira avaliativa, quanto como forma de análise da efetividade e da eficiência das técnicas e ferramentas utilizadas, demonstrando os pontos fortes e fracos das abordagens utilizadas para a comunicação e o ensino. As atividades avaliativas previstas poderão ser elaboradas dentro do item “Atividades” do Google Classroom, que permite a entrega individualizada por aluno. No caso de dificuldade de resolução das atividades dentro da ferramenta proposta, será facultado ao aluno o envio de um registro fotográfico da tarefa executada, que poderá ser enviada por email ou Class. A realização das atividades aqui propostas contará com as devidas instruções e acompanhamento por parte do docente, e comporão instrumento avaliativo multifacetado que levará em conta não apenas o resultado de tais atividades, como também a participação discente ao longo do processo de aprendizagem, o interesse demonstrado pelos conteúdos ministrados e as diferentes condicionantes, objetivas e subjetivas. O objetivo que perpassa estas estratégias avaliativas consiste em mensurar a apropriação, por parte dos estudantes, dos conteúdos transmitidos durante as aulas, bem como acompanhar a evolução de sua capacidade de pensamento crítico, baseada em conhecimentos sólidos e capacidade argumentativa. A recuperação de conteúdos e resultados será oportunizada levando em conta cada caso individual, de modo a buscar completa adequação à realidade específica de cada um, de acordo com as diretrizes definidas na lei 9394, de 20 de dezembro de 1996.
Conteúdo programático

1º Trimestre

Brasil: Proclamação da República e República Velha (1889-1930)

1.1. Causas da proclamação da república.
1.2. 1889: movimento militar de instituição de um novo regime político.
1.3. Ideias de república no Brasil de fins do século XIX
1.4. República Velha: governos, movimentos econômicos e sociais

O tubulento século XX:

2.1. Doutrinas sociais do século XIX
2.2. Primeira Guerra Mundial: 1914 a 1918 
2.3. Totalitarismos: causas e ascensão
2.4. Período entre-guerras: a crise de 1929
 

2º Trimestre

Unidade III: Brasil. Era Vargas (1930-1945)

3.1. Crise da República Velha: os anos 1920.
3.2. A Primeira Guerra Mundial.
3.2. Revolução de 1930 e composição de um novo sistema de poder.
3.3. Governo Provisório: 1930 a 1934
3.4. Governo Constitucional: 1934 a 1937
3.5. Ditadura do Estado Novo: 1937 a 1945
3.6. Crise das democracias no início do século XX: causas e consequências
3.7. Segunda Guerra Mundial: 1939 a 1945
3.8. Guerra Fria e fim do bloco comunista

3º Trimestre

 Unidade IV: Brasil. Período Liberal (1946-1964)

4.1. Constituição de 1946.
4.2. Dutra e segundo governo Vargas.
4.3. Suicídio de Vargas e crise institucional.
4.4. Governo JK
4.5. Governos Jânio Quadros e João Goulart

Unidade V - Brasil. Regime Civil-Militar (1964-1985)

5.1. O golpe de 1964
5.2. Governos militares: processos políticos, econômicos e sociais
5.3. Processo de redemocratização

Unidade VI - Brasil. Nova República (1985-)

6.1. Constituição de 1988
6.2. Governos Collor, FHC e Lula
6.3. O Brasil contemporâneo.
Recursos
Para a realização das aulas serão utilizados os equipamentos que seguem:

- Lousa/quadro branco;
- Giz/caneta para uso no quadro branco;
- Projetor multimídia;
- Cadernos de provas/atividades propostas.
 
Referências

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. N. (org.) Coleção O Brasil Republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. 4 Vols.
NAPOLITANO, M. 1964. História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.
SCWARCZ, L. M. (org.) História do Brasil Nação: 1808-2010. Volume 3 – A abertura para o mundo. 1889-1930. Madrid: Mapfre; Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
SCWARCZ, L. M. (org.) História do Brasil Nação: 1808-2010. Volume 4 – Olhando para dentro. 1930-1964. Madrid: Mapfre; Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
SCWARCZ, L. M. (org.) História do Brasil Nação: 1808-2010. Volume 5 – Modernização, ditadura e democracia. 1964-2010. Madrid: Mapfre; Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ARIÉS, P.; DUBY, G. História da vida privada. IV – Da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ARIÉS, P.; DUBY, G. História da vida privada. V – Da Primeira Guerra a nossos dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
NOVAIS, F. (org.) História da vida privada no Brasil. 3. República: da belle époque à era do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
NOVAIS, F. (org.) História da vida privada no Brasil. 4. Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HOBSBAWM, E. A era dos impérios. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
NETO, L. Getúlio. Dos anos de formação à conquista do poder (1882-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NETO. L. Getúlio. Do governo provisório à ditadura do Estado Novo (1930-1945). São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
Observações