Campus: | CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA |
Professor: | CARLOS KOSERA NETO |
Componente: | Metodologia Científica 2024/2 |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Bacharelado em Agronomia |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 34.0 |
Duração da aula (min): | 51 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 06/10/2024 |
Última atualização: | 06/10/2024 |
Epistemologia da ciência e revoluções científicas. Valores e ética na pesquisa. Método científico: conceito, histórico e processos. Métodos e tipos de pesquisa mais utilizados em ciências agrárias. Etapas de pesquisa e partes de um projeto de pesquisa. Padrão ABNT. Artigo científico. |
GERAL: Promover conhecimentos metodológicos básicos necessários ao desenvolvimento do trabalho científico, fundamentais ao seu bom desempenho nos estudos. ESPECÍFICOS: Descrever a ciência moderna e o contexto sociocultural; Identificar técnicas de estudo; Desenvolver os conceitos de produção científica e apresentação estética de trabalhos acadêmicos. |
Serão ministradas aulas teóricas e práticas com incentivo ao diálogo e a expressão das opiniões e vivências dos estudantes. As aulas, a depender do conteúdo programático, poderão ser ministradas em sala ou nos laboratórios de Agronomia, laboratórios de informática e na biblioteca, com atendimento individual sempre que necessário. Serão fornecidos materiais técnicos para leitura e vídeos, para posterior análise e discussão coletiva. Estudantes serão avaliados na disciplina quanto a participação nas provas bimestrais, idealização e execução de atividade práticas, realização de atividades como estudos de caso, estudos dirigidos e apresentação de seminários, relatórios, discussão de assuntos técnicos, etc, de acordo com a temática abordada. |
AVALIAÇÃO De acordo com a Resolução nº 50, de 14 de julho de 2017, que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR, o processo de avaliação deste componente curricular será: Diagnóstico, considerando o conhecimento prévio e o construído durante o processo de ensino-aprendizagem, considerando os resultados apresentados pelos estudantes nas diferentes etapas do processo educativo; Formativo, ocorrendo durante todo o processo de ensino-aprendizagem, sendo contínuo, interativo e centrado no processo por meio do qual o estudante (re)constrói seus conhecimentos; Somativo, possibilitando a avaliação dos objetivos pretendidos e apresentando os resultados de aprendizagem em diferentes períodos. O conceito de desempenho do aluno será atribuído mediante assiduidade, pontualidade, responsabilidade, criticidade e capacidade de trabalho em grupo, bem como apreciação sobre as avaliações e atividades desenvolvidas ao longo da disciplina, incluindo a participação nas discussões envolvendo os assuntos trabalhados, bem como a elaboração, execução e participação em atividades ao longo da disciplina. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Prova escrita; elaboração e execução de atividades práticas; estudos de caso; estudos dirigidos; produção de textos/ relatórios; discussão de assuntos técnicos, apresentação de seminários. Não serão aceitos trabalhos atrasados. As atividades deverão ser feitas pelo aluno e entregues conforme normas da ABNT. Caso se observe plágio, as notas das avaliações copiadas serão atribuídas conceito D (a original e as cópias) CONCEITOS Os conceitos serão publicados de acordo com a Resolução IFPR/CONSUP nº 50/2017, os resultados obtidos no processo de avaliação serão emitidos por disciplinas/ unidades curriculares/componentes curriculares/ áreas e disponibilizados por meio eletrônico e/ou entrega individual de boletim, devendo ser expressos por conceitos, sendo: I – conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; II – conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; III – conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; IV – conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino. RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS A recuperação paralela ocorrerá em conformidade com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e define que as instituições de ensino deverão prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento (Art.12, V), incumbindo aos docentes a responsabilidade de estabelecer estratégias de recuperação aos estudantes (Art. 13, IV), de preferência paralelos ao período letivo (Art. 24, IV-e). Seguindo a orientação dada pela Resolução nº 50 de 14/07/2018, a recuperação de estudos é obrigatória e se dá em duas formas, a saber, como recuperação contínua que constitui um conjunto de ações desenvolvidas no decorrer das aulas para a retomada de conteúdos que ainda não foram apropriados e/ou construídos pelos estudantes e recuperação paralela que busca a superação de dificuldades encontradas pelo estudante, envolve a recuperação de conteúdo e possível alteração de conceito. Seguindo as orientações do documento supracitado, “serão ofertados estudos de recuperação paralela a todos os estudantes, principalmente aos que apresentarem baixo rendimento, tão logo sejam identificadas as dificuldades no processo ensino aprendizagem”. Só tem direito à recuperação paralela aquele aluno que fez a avaliação regular, ficando a mesma vetada àqueles que não realizaram a avaliação regular e não solicitaram segunda chamada. As atividades de recuperação paralela serão: provas substitutivas, listas de exercício, relatórios, estudos dirigidos, testes escritos, práticos e/ ou orais. O horário de apoio ao acadêmico (atendimento ao estudante) deve ser utilizado para aplicação das atividades de recuperação ou sanar dúvidas referente as aulas. APROVAÇÃO A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando os seguintes critérios: - Obtenção de conceito A, B ou C - Frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento). |
Apresentação da disciplina; Introdução: Ciência e conhecimento científico; tipos de conhecimento; pesquisa: conceitos, finalidades e características Procedimentos didáticos: Leitura, análise de textos; seminário Técnicas de pesquisa: documentação direta e indireta; pesquisa bibliográfica; observação direta intensiva e extensiva; outras técnicas. Trabalhos científicos: aspectos gráficos e materiais da redação; monografia; dissertação; tese; redação; artigos para eventos. |
A Ferramenta utilizada como ambiente virtual para o armazenamento e gerenciamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, será o Google Classroom, com atividades postadas na sala virtual da disciplina. A comunicação direta entre os estudantes e o professor se dará presencialmente ou através do e-mail. RECURSOS DIDÁTICOS: Quadro negro, giz e apagador, papel A4, impressora, livros, revistas e boletins técnicos, computador com projetor multimídia, caixas de som, google Classroom, demais recursos necessários que envolvam aos trabalhos práticos a serem propostos e realizados pelos estudantes. |
Referencia Bibliografica Básica - GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. - LAKATOS, E. M.; et al. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. - MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014. Referencia Bibliografica Complementar - CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. - PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 18. ed. Campinas: Papirus, 2016. - SANTOS, I. E. dos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 12. ed. Niterói: Impetus, 2016. - VOLPATO, Gilson Luiz et al. O método lógico para redação científica. 2015. |