Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | JANIA DUHA |
Componente: | Física 3 - 3º ANO |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Eletrônica |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 16/10/2024 |
Última atualização: | 16/10/2024 |
Carga Elétrica e Lei de Coulomb; Campo Elétrico e Potencial Elétrico; Corrente Elétrica; Tensão Elétrica e Potência Elétrica; Circuitos com Capacitores e Resistores; Campo Magnético e Força Magnética; Indução Eletromagnética; Geradores e Transformadores; Espectro Eletromagnético; Efeito Fotoelétrico; Natureza corpuscular das ondas; Raio -X e radioatividade; Física de partículas. |
Objetivo Geral Entender os fenômenos ligados à eletricidade e ao magnetismo, com suas aplicações tecnológicas. Incentivar a investigação científica através da discussão em grupo, da observação, da análise, da busca de informações e da interpretação correta de fórmulas e equações. Possibilitar o desenvolvimento de raciocínio crítico e independente. Despertar habilidades e munir o aluno de conhecimentos fundamentais para que possa prosseguir em estudos mais avançados. Objetivos Específicos Ser capaz de realizar cálculos para a análise quantitativa dos fenômenos descritos em Conteúdo Programático. Entender as bases da física moderna, através do estudo da física quântica e relativística. Ser capaz de discutir e opinar sobre os últimos avanços e teorias da física: teoria das cordas, múltiplas dimensões, física de partículas, etc. |
· Apresentação dos conteúdos em aulas expositivas com abordagem construtivista: o aluno participando ativamente das ideias, da escolha de caminhos e das conclusões a que chega o coletivo. · Uso integrado de recursos multimídia com o quadro negro. · Resolução de problemas contextualizados dos conteúdos abordados. · Leitura e interpretação de textos em sala. · Reforço do conteúdo através de experimentos virtuais. Simuladores - Laboratório de Informática. · Reforço do conteúdo através de experimentos reais - Laboratório de Física. · Trabalho prático, bimestral, para a construção de engenhocas que visam incentivar a criatividade e a autoconfiança do aluno. Ajuda na fixação dos conteúdos do bimestre. Projeto GERINGONÇA. |
A avaliação baseia-se na análise do desempenho do aluno nas diversas atividades que lhe são propostas. O rendimento nessas atividades é avaliado em forma de porcentagem para que o aluno possa compreender se está ou não alcançando os objetivos da disciplina. O conceito final (A, B, C ou D) expressa a soma do seu rendimento como um todo. O aluno é continuamente estimulado a progredir e a superar suas dificuldades. É oferecido atendimento individual e recuperação contínua de conteúdo e de conceitos. A cada bimestre o desenvolvimento do aluno é avaliado através dos seguintes instrumetos: ·Participação nas atividades em sala de aula (bônus) ·Interpretação de textos e/ou documentários (3% por atividade) ·Experimentos simulados no Laboratório de Informática (3% a 5% por atividade) ·Experimentos no Laboratório de Física (10% por atividade) ·Prova escrita formal (60% a 80%) ·Projeto GERINGONÇA (20%) |
Princípios da eletricidade: conceito de carga, tipos de eletrização, detectores de eletricidade. A eletricidade nos tempos atuais: contextualização. Corrente elétrica, condutores, resistores, circuitos simples. Leis de Ohm. Diferença de potencial (ddp). Geradores. Receptores. Amperímetro e Voltímetro. Consumo de energia. Associações em série e paralelo. Lei dos nós e lei das malhas. Leis de Kirchhoff. Circuitos de malha única e de várias malhas. Campo elétrico. Lei de Coulomb. Representação vetorial do campo elétrico. Linhas de campo. Campo elétrico uniforme e variável. Campos gerados por cargas elétricas puntiformes. Cargas elétricas em: condutor retilíneo, condutor esfericamente simétrico e condutor plano. Potencial elétrico e energia potencial elétrica. Capacitores. Associação de capacitores. Campo magnético. Força magnética. Campos magnéticos gerados por fios retilíneos, espiras, bobinas e solenoides. Força magnética sobre cargas em movimento. Indução eletromagnética. Força eletromotriz (fem). Lei de Lenz. Gerador de corrente alternada. Tranformadores. Ondas eletromagnéticas: luz, calor, ondas de rádio, raios X, micro-ondas. Radiações perigosas para a saúde. Física nuclear. Radioatividade e decaimento. Reações nucleares. Fissão e fusão nuclear. Aceleradores de partículas. Usinas nucleares. Cosmologia. Origem do Sistema Solar. Nascimento e morte das estrelas. O Big-Bang e as teorias que explicam a formação do universo que conhecemos. Física quântica versus Física relativística. A radiação do corpo negro. Efeito fotoelétrico. Quantização da energia. A dualidade onda-partícula. Relatividade restrita e geral. O espaço-tempo. Buracos negros e a viagem no tempo. Teoria das cordas. Acoplamento quântico. |
·Apresentação dos conteúdos em aulas expositivas com abordagem construtivista: o aluno participando ativamente das ideias, da escolha de caminhos e das conclusões a que chega o coletivo. ·Uso integrado dos recursos multimídia com o quadro negro. ·Resolução de problemas contextualizados dos conteúdos abordados. ·Leitura e interpretação de textos em sala. ·Reforço do conteúdo através de experimentos virtuais. Simuladores - Laboratório de Informática. ·Reforço do conteúdo através de experimentos reais - Laboratório de Física. |
Referencia Bibliografica Básica - Física 3 – GUIMARÃES O., PIQUEIRA J.R., CARRON W., Editora Ática, 1ª edição, São Paulo, 2013 - Conexões com a Física - Volume 3. MARTINI G., SPINELLI W., CARNEIRO REIS H., SANT’ANNA B., 2ª. Edição, .São Paulo, Ed.Moderna, 2013. Referencia Bibliografica Complementar - Física 3 – GUALTER J.B., NEWTON V.B., HELOU R.. Editora Saraiva, 2ª Edição, São Paulo, 2013. - Física para o ensino médio- Vol 3 – KAZUHITO Y., FUKE L.F. Editora Saraiva, 3ª Edição, São Paulo, 2013. |