Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO |
Componente: | EDUCAÇÃO FÍSICA 2 |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Administração |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 24/10/2024 |
Última atualização: | 24/10/2024 |
Análise das transformações culturais e filosóficas da humanidade e sua influência sobre o corpo. Relações entre o mundo do trabalho e o esporte na contemporaneidade. Vivencia e discussão de elementos da cultura corporal como as lutas, a dança, o esporte e o lazer, frente aos aspectos históricos, culturais e movimentos sociais. Atividade física, saúde e qualidade de vida. |
Objetivo Geral Compreender e desenvolver diferentes manifestações corporais inerentes ao aprendizado da Educação Física Escolar, tais como os Jogos, Lutas e Esportes. Objetivos Específicos - Compreender a Educação Física como componente curricular composto por conteúdos estruturantes e transversais; - Diferenciar e desenvolver tipos de Jogos desenvolvidos pela sociedade no longo da História; - Compreender aspectos históricos, filosóficos e técnicos do desenvolvimento das Lutas nas sociedades; - Propor e experienciar diferentes manifestações de Lutas durante as aulas; - Relacionar aspectos relacionados à saúde com diferentes práticas de atividades físicas, - Conhecer e/ou aprimorar aspactos históricos e técnicos do Handebol. |
Para condução do processo de Ensino-Aprendizagem serão utilizados diferente formas de abordagem metodológicas, tais como aulas expositivas e dialogadas, aulas práticas em diferentes espaçoes (sala, quadra, sala do tatame ou outros espaçoes da instituição), proposição de seminários . As aulas serão desenvolvidas com base na conceituação e contextualização dos diferentes tópicos sugeridos para a turma, seguido de desenvolvimento prático do conteúdo. Para tais ações serão utilizados diferços materiais, além dos contidos nas sala (quadro, giz, projetor), como bolas, arcos, cones, lenços, redes, estafetas, colchonetes, coletes, entre outros. |
O processo de avaliação contínuo, partindo de uma avalição inicial para sintese e contextualização da turma sobre o conhecimento do tema. A partir disso, diferentes instrumentos poderão ser utilizados como acompanhamento do aprendizado dos estudantes. - Diariamente, no momento final das atividades o professor poderá avaliar numa roda de conversa, a condição geral da turma acerca dos objetivos desenvolvidos em aula, bem como fazer a devolutiva do alcançado em termos de turma; - Avaliação formal, na qual o estudante deverá expor na forma de escrita ou escolha de opções sua compreensão sobre o conteúdo desenvolvido. Para esse instrumento serão adotados critérios como clareza, coesão, potencial de reflexão sobre o tema e apreensão do discutido em sala. O critério para o resultado em conceito segue a percepção do docente sobre o conteúdo das informações expressas pelo estudante: Plenamente suficiente, parcialmente suficiente, suficiente ou induficiente. - Trabalhos individuais escritos, gravados ou em outros formatos de mídia, nos quais serão adotados os mesmos critérios expostos anteriormente; - Seminários em grupo, nos quais os estudantes deverão produzir e apresentar para turma momentos de ensino/aprendizagem sobre um tema proposto ou escolhido. Destes seminários espera-se aprofundamento da temática, reflexão sobre como a temática envolve o estudante e a sociendade na qual está inserido. Além disso, nos seminários práticos, a se dará atenção à densidade de informações, desenvolvimento do tema, colaboração entre os participantes. O critério para o resultado em conceito segue a percepção do docente sobre o conteúdo das informações expressas pelo estudante: Plenamente suficiente, parcialmente suficiente, suficiente ou induficiente. A recuperação paralela ocorrerá durante o período letivo e poderá ser densenvolvida em nível de recuperação de conteúdo e conceito. Para tal, o estudante deverá procurar o docente para agendamento de momentos de atendimento e elaboração de plano de trabalhos, nos quais os conteúdos insuficientemente apreendidos serão desenvolvidos na forma de plano de estudos de textos ou livros, sinteses do textos, trabalhos de pesquisa com exposição ao docente, seja oralmente ou entregue em papel ou mídia. |
- Bases conceituais dos conteúdos da Educação Física Escolar; - Os Jogos e suas possibilidades; - As lutas e suas possibilidades - Atividade física e Saúde; - Esportes coletivos: Handebol |
- Quadra Poliesportiva, sala com Tatames, espaçoes externos, quadro de giz, quadro branco, laparelho multimídia, celulares, tablets, olas, arcos, cones, lenços, redes, estafetas, colchonetes, coletes, entre outros materiais esportivos |
BETTI, Mauro. Janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998. GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. 5 ed. Campinas: Papirus, 2001. MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 2 ed. São Paulo: Papirus, 1990. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Livro didático público da Educação física. Curitiba: SEED-PR, 2006. SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 2001. ASSIS DE OLIVEIRA, Sávio. Reinventando o esporte: possibilidade da prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2001. BRACHT, Valter. Sociologia crítica do Esporte. Ijuí: Unijuí, 2003. COSTA, Roberto Fernandes da.Composição corporal: teoria e prática da avaliação. São Paulo: Manole, 2001. DANTAS, Estélio H. M. Pensando o corpo e o movimento. Rio de Janeiro: Shape, 2005. LUCENA, R. F. O esporte na cidade: aspectos do esforço civilizador brasileiro. Campinas: Autores Associados, 2001. PEREIRA NETTO, Nilo S. Mancala. In: FOLHAS. Secretária de Estado da Educação – SEED. Curitiba, Paraná, 2011. |