Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | DORIANA CRISTINA G. GIRATA LUIS CLAUDIO M. DE LIMA |
Componente: | Informática Básica |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Saúde Bucal |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 33.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 25/10/2024 |
Última atualização: | 25/10/2024 |
Noções gerais de informática (Hardware, Software) Sistema Operacional Windows 7 Internet Editores de Texto, Softwares de apresentação. |
Entender como utilizar a informática nas atividades inerentes à profissão que exijam o uso relacionado aos ambientes informatizados, conhecendo os conceitos básicos da Informática, ferramentas de proteção lógica do computador, ferramentas de escritório, tais como Editores de Texto e Softwares de Apresentação, Sistema Operacional Windows e suas ferramentas, Internet e suas principais ferramentas. |
Aulas expositivas - participativas empregando a utilização de lousa interativa do google meet, softwares de apresentação; apresentação online dos componentes do computador. |
Dos estudantes: avaliação será contínua, integrada aos processos de ensino e de aprendizagem. A disciplina será dividida em 4 módulos, onde poderá haver 1 (uma) ou mais avaliações para cada módulo, e a atribuição dos conceitos poderá ser estabelecida nas seguintes formas: assiduidade, pontualidade e participação nas aulas e em todas as atividades propostas ao longo da disciplina. Estes critérios serão utilizados para ajudar a compor o conceito do aluno; trabalhos teórico-práticos produzidos e/ou aplicados individualmente ou em grupos (trabalhos projetos, relatórios, seminários etc.); exercícios; atividade avaliativa na forma de Estudo Dirigido. Da disciplina: o processo avaliativo da disciplina será desenvolvido numa perspectiva formativa em cada unidade de trabalho proposto, com reflexões coletivas entre o grupo. Ao término da disciplina, será realizada uma avaliação formal para que os alunos e os professores evidenciem as potencialidades e fragilidades percebidas durante os estudos realizados, bem como apontem sugestões para a melhoria da mesma. Da recuperação: depois de realizadas todas as avaliações, o aluno com conceito "D" terá a oportunidade de realizar uma avaliação que poderá ser teórica ou prática, considerando os principais conteúdos vistos durante o período letivo da disciplina, visando melhorar o conceito e consequentemente alcançar a aprovação na disciplina. |
I. Introdução à Informática; Conceitos Hardware Software II. Sistema Operacional Windows 7 Arquivos e Pastas Área de trabalho Barra de tarefas Botão iniciar Painel de Controle Configurações Lixeira Trabalhando com janelas Windows Explorer III. Editor de Textos Bloco de notas Wordpad Word Google Docs IV. Softwares de apresentação Power Point Google Docs V. Internet e seus serviços Introdução Conceitos Navegadores Ferramentas de Email Ferramentas de Comunicação Ferramentas de Busca |
Computador ou celular, google meet, pacote Office. |
Básicas CAPRON, H. L.; JOHNSON J. A. Introdução à Informática. Tradução de José Carlos Barbosa dos Santos; revisão técnica de Sérgio Guedes de Souza. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. Título original: Computers – Tools for na information age – Brief – Eighth edition. MONTEIRO, Mario A. Introdução a organização de computadores. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. SILVA, Mário Gomes da, Informática Terminologia Básica: Microsoft Windows XP, Microsoft Office Word 2007, Microsoft Office Excel 2007, Microsoft Office Acces 2007, Microsoft Office PowerPoint 2007. 1. ed. São Paulo: Érica, 2008. VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Complementar ALMEIDA, Marcus G. Fundamentos de Informática: Software e Hardware. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2002. MANZANO, ANDRÉ L. N. G.; MANZANO, MARIA IZABEL N. G. Estudo Dirigido de Informática Básica. 7. ed. São Paulo: Érica, 2007. MARÇULA, M.; BENINI FILHO, PIO ARMANI. Informática: Conceitos e Aplicações. 4. ed. São Paulo: Érica, 2013. |
As aulas serão ministradas no formato remoto (síncronas e assíncronas). |