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Plano de ensino
Campus: CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
Professor: TÚLIO TIBÉRIO QUIRINO DE MEDEIROS
Componente: DEPENDÊNCIA DE FILOSOFIA II..
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio
Série/período/semestre: DP
Total Hora Aula: 34.0
Total Hora Relógio: 28.9
Duração da aula (min): 51
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 25/10/2024
Última atualização: 25/10/2024
Ementa
Ementa: Conhecimento sensível e conhecimento intelectual: Parmênides, Heráclito, Platão, Sofistas, Aristóteles,  Locke,  Leibniz,  Hume,  Kant.  Escolas  de  pensamento  filosófico:  Racionalismo, Empirismo, Ceticismo,  Positivismo,  Pragmatismo,  Utilitarismo,  Materialismo-histórico, Existencialismo. Sujeito do conhecimento e Filosofia Moderna¹. Sujeito do conhecimento e meio ambiente. Lógica Antiga e Lógica Contemporânea. Concepções filosóficas de verdade. Metafísica Antiga e Metafísica Cristã. Filosofia da Arte.
_________
1  Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular História II (Alterações nas mentalidades nos séculos
XVII e XVIII - Iluminismo).
* Tratamento transversal do conteúdo obrigatório “Ética Profissional” conforme Lei 11.645/08.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
* Conhecer o modo de pensar próprio ao domínio do discurso filosófico (Filosofia) considerando os períodos da História da Filosofia, a partir dos principais representantes da tradição filosófica, seus temas/problemas, fundamentos e soluções.  

Objetivos Específicos:
* Identificar as três atitudes do pensamento filosófico: questionar, refletir/teorizar e criticar.
* Reconhecer e refletir as principais características dos períodos da História da Filosofia: principais filósofos/pensadores e principais temas/problemas.
* Introdução ao pensamento e à reflexão filosófica a respeito da Ontologia, Lógica e Teoria do Conhecimento.
* Identificar e compreender as teorias de diversos problemas e reflexões do pensamento filosófico sobre Ontologia, Lógica e Teoria do Conhecimento.
* Elaborar por escrito e de modo reflexivo os conteúdos filosóficos;
* Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes;
* Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais;
* Contextualização dos discursos filosóficos: problemas e teorias.
* Ler textos filosóficos de modo significativo, isto é, diferentemente da compreensão do senso comum;
* Reconhecer o carácter lingüístico-retórico e lógico-argumentativo do discurso filosófico;
* Reconhecer a necessidade de situar os problemas filosóficos no seu contexto histórico-cultural;
* Identificar as principais sub-áreas e problemas próprios ao domínio do discurso filosófico;
* Elaborar por escrito e oral o que foi apropriado de modo reflexivo;
* Debater idéias/conceitos tomando uma posição e defendendo-a com base em argumentos e mudando de posição de acordo com argumentos mais consistentes; com convicção e tolerância, rompendo com estado de indiferença interpessoal;
* Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Ciências Humanas, nas Artes e demais produções culturais;
* Promover hábitos e atitudes fundamentais ao desenvolvimento cognitivo, pessoal e social (estudo e trabalho autônomo);
* Desenvolver atitudes de discernimento crítico perante os saberes apresentados, discutidos e transmitidos;
* Desenvolver atitudes de discernimento crítico com base em princípios da Ciência (atitudes de investigação, com honestidade e rigor intelectuais).
Metodologia
Metodologia do Trabalho Docente
Exposição/debate e discussões dos conteúdos previstos em ementa, orientação/discussão de temas de trabalhos acadêmicos e esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos alunos. A metodologia de trabalho ativa visa estimular a pesquisa como princípio educativo, permitindo que ao estudante desenvolver suas potencialidades e compreender os assuntos previstos.
Avaliação
Avaliação da Aprendizagem
Quanto à Avaliação da Aprendizagem, o Plano de Ensino atenderá as normas e regulamentações definidas e em vigência no IFPR, quais sejam, a Resolução CONSUP/IFPR nº 50/2017 e a Resolução nº 54/2011- CONSUP/IFPR.

Instrumentos avaliativos
Seminários e/ou Avaliações com questões dissertativas e/ou questões objetivas e/ou prova oral; sendo que os seminários sob orientação prévia ofertada pelo professor conforme interesse dos alunos e trabalhos acadêmicos (escritos).

Critérios:
I) Capacidade de análise, interpretação e síntese, com compreensão e clareza dos conceitos apresentados e discutidos em sala de aula;
II) Capacidade de adequação, análise e articulação dos conceitos conforme as fontes indicadas pelo docente durante todas as aulas a respeito de todos os conteúdos abordados;
III) Capacidade de compreensão dos conteúdos estudados junto com seu contexto de produção; com apropriação e construção reflexivas e autônomas de conhecimentos;
IV) Capacidade de articulação e sistematização congruente de todas idéias/conceitos/noções conforme os conteúdos instrucionais abordados e discutidos em sala de aula pelo docente;
V) Capacidade de expressão clara e articulada dos conhecimentos abordados pelo docente em sala de aula;

Processo de Recuperação:
Estudos de Recuperação dos Conteúdos nos horários de atendimento aos alunos (Plantão Pedagógico de Filosofia no horário do contraturno) após a realização das duas (02) avaliações regulares/obrigatórias, e, após estes estudos concretizados se dará a realização da Recuperação de Notas/ConceitosAvaliação de Recuperação de Filosofia. Todo o processo e recuperação se dará ao fim de cada trimestre do ano letivo.
Conteúdo programático
CONTEÚDO PROGRAMATICO

1º Trimestre
1.1 Parmênides de Eléia (Parte I): Poema da Natureza (1-5): Imobilismo/ Conhecimento sensível e conhecimento racional 
1.2. Parmênides de Eléia (Parte II): Poema da Natureza (5-8): Imobilismo/ Conhecimento sensível e conhecimento racional.
1.3 Heráclitos de Éfeso (Parte I): Estudo dos Fragmentos: 8; 10; 12; 23; 48; 49a; 50; 51; 67; 88;91): Imobilismo/Pluralismo/Racionalismo Lógico-Metafísico.
1.4 Heráclitos de Éfeso (Parte II): Estudo dos Fragmentos: 10a; 30; 41; 51; 64;107; 112; 113; 116): Imobilismo/Pluralismo/Racionalismo Lógico-Metafísico.
1.5 Platão (Parte I): [A República (509-c-511d): A Alegoria da Linha Dividida: as formas de conhecimento e seus objetos.
1.6. Platão (Parte II): [A República (514a-517d): A Alegoria da Caverna: a ascensão dialéctica (da opnião com base na sensação à Razão)
1.7 Aristóteles (Parte I): [Metafísica: "O Conhecimento"]: Os graus do conhecimento (da opnião com base na sensação à Razão).
1.8 Aristóteles (Parte II): [Metafísica: "Crítica aos Platônicos"]: A crítica aristotélica à filosofia de Platão.
1.9 Aristóteles (Parte III): [Metafísica: "A Filosofia Primeira"]: A fundação da Metafísica como investigação do ser enquanto ser.

2º. Trimestre
2.1 Racionalismo Cartesiano: René Descartes (Meditações Metafísicas I: "Das coisas que se pode colocar em dúvida": A Teoria do Conhecimento Racionalista na Filosofia Moderna)
2.2 Racionalismo Cartesiano: René Descartes (Meditações Metafísicas I: A Teoria do Conhecimento Racionalista na Filosofia Moderna)
2.3 Racionalismo Cartesiano: René Descartes (Meditações Metafísicas II: "O Argumento do Cógito": A Teoria do Conhecimento Racionalista na Filosofia Moderna)
2.4 Racionalismo Cartesiano: René Descartes (Meditações Metafísicas II: "O Argumento do Cógito": A Teoria do Conhecimento Racionalista na Filosofia Moderna)
2.5 Empirismo Britânico de John Locke (Ensaio sobre o Entendimento Humano: A Teoria do Conhecimento Empirista na Filosofia Moderna)
2.6 Empirismo Britânico de John Locke (Ensaio sobre o Entendimento Humano: A origem das Idéias)
2.7 As escolas de pensamento filosófico: Racionalismo e Empirismo.

3º Trimestre
3.1 Lógica Formal/Lógica Arstotélica
3.2 Introdução à Lógica Formal
3.3 Definição de Lógica
3.4. Termos e Lógica dos Termos
3.5. Conceito de Proposição
3.6. Classificação das Proposições 
3.7 Quadrado Lógico das Relações de Oposição Proposicionais (QLROP)
3.8  Princípios Lógico-Metafísicos
3.9. Argumento
3.10 Composição de Argumento: Premissas/Conclusão
3.11 Silogismo Categoremático
3.12 Tipos de Argumento/Estudo dos Argumentos Sofistícos
Recursos
Lousa, giz, Computador, Projetor, Internet, Livros-Textos disponíveis na Turma Virtual da Plataforma Google Classroom que o docente considere válidos/complementares, podendo haver acréscimo/mudança em relação à Bibliografias presente no item "Referências".
Referências
Bibliografia Básica
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 2009. (4a. edição).
BORNHEIM, Gerd. Os Pré-Socráticos. São Paulo: Editora Cultrix, 1998.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: E. Ática, 2015.
MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia: Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
____________, Textos Básicos de Filosofia. Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
____________, Textos Básicos de Linguagem. De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
MELANI, R. Diálogo: Primeiros estudos de Filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

Bibliografia Complementar
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2001 (Volume I-III).
_____________. Órganon. Lisboa: Editora Guimarães, 1985.
AQUINO, T. Questões disputadas sobre a verdade. São Paulo: Editora Abril, 1973 (Coleção Os Pensadores).
BACON, F. Novo Organum. verdadeiras indicações acerca da interpretação da Natureza. São Paulo: Editora Abril, 1973 (Coleção Os Pensadores).
DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. São Paulo: Editora Abril, 1973 (Coleção Os Pensadores).
_____________, Discurso do Método. São Paulo: Editora Abril, 1973 (Coleção Os Pensadores).
HEIDEGGER, M. Que é Metafísica? São Paulo: Editora Abril, 1973 (Coleção Os Pensadores).
HUME, D. Tratado da natureza humana: uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2009
_______, Investigações sobre o entendimento humano. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
KANT, I. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Editora Abril, 1974 (Coleção Os Pensadores).
LEIBNIZ, G. W. Monadologia e outros textos. São Paulo: Editora Abril, 1974 (Coleção Os Pensadores).
LOCKE, J. Ensaio sobre o entendimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
PLATÃO.  A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.Teeteto. Belém: Ed. UFPA, 2001.
_______. Teeteto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
_______. Teeteto. Belém: Ed. UFPA, 2001.
REALE, G.; ANTISERI, D. História da filosofia: Patrística e Escolástica. São Paulo: Paulus, 2005 (Vol II).
 ___________________. História da Filosofia: de Spinoza a Kant. São Paulo: Paulus, 2004 (Vol. IV).
Observações