Campus: | CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA |
Professor: | TÚLIO TIBÉRIO QUIRINO DE MEDEIROS |
Componente: | DEPENDÊNCIA DE FILOSOFIA II.. |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio |
Série/período/semestre: | DP |
Total Hora Aula: | 34.0 |
Total Hora Relógio: | 28.9 |
Duração da aula (min): | 51 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 25/10/2024 |
Última atualização: | 25/10/2024 |
Ementa: Conhecimento sensível e conhecimento intelectual: Parmênides, Heráclito, Platão, Sofistas, Aristóteles, Locke, Leibniz, Hume, Kant. Escolas de pensamento filosófico: Racionalismo, Empirismo, Ceticismo, Positivismo, Pragmatismo, Utilitarismo, Materialismo-histórico, Existencialismo. Sujeito do conhecimento e Filosofia Moderna¹. Sujeito do conhecimento e meio ambiente. Lógica Antiga e Lógica Contemporânea. Concepções filosóficas de verdade. Metafísica Antiga e Metafísica Cristã. Filosofia da Arte. _________ 1 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular História II (Alterações nas mentalidades nos séculos XVII e XVIII - Iluminismo). * Tratamento transversal do conteúdo obrigatório “Ética Profissional” conforme Lei 11.645/08. |
Objetivo Geral: * Conhecer o modo de pensar próprio ao domínio do discurso filosófico (Filosofia) considerando os períodos da História da Filosofia, a partir dos principais representantes da tradição filosófica, seus temas/problemas, fundamentos e soluções. Objetivos Específicos: * Identificar as três atitudes do pensamento filosófico: questionar, refletir/teorizar e criticar. * Reconhecer e refletir as principais características dos períodos da História da Filosofia: principais filósofos/pensadores e principais temas/problemas. * Introdução ao pensamento e à reflexão filosófica a respeito da Ontologia, Lógica e Teoria do Conhecimento. * Identificar e compreender as teorias de diversos problemas e reflexões do pensamento filosófico sobre Ontologia, Lógica e Teoria do Conhecimento. * Elaborar por escrito e de modo reflexivo os conteúdos filosóficos; * Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes; * Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Humanas, nas Artes e em outras produções culturais; * Contextualização dos discursos filosóficos: problemas e teorias. * Ler textos filosóficos de modo significativo, isto é, diferentemente da compreensão do senso comum; * Reconhecer o carácter lingüístico-retórico e lógico-argumentativo do discurso filosófico; * Reconhecer a necessidade de situar os problemas filosóficos no seu contexto histórico-cultural; * Identificar as principais sub-áreas e problemas próprios ao domínio do discurso filosófico; * Elaborar por escrito e oral o que foi apropriado de modo reflexivo; * Debater idéias/conceitos tomando uma posição e defendendo-a com base em argumentos e mudando de posição de acordo com argumentos mais consistentes; com convicção e tolerância, rompendo com estado de indiferença interpessoal; * Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas Ciências Naturais e Ciências Humanas, nas Artes e demais produções culturais; * Promover hábitos e atitudes fundamentais ao desenvolvimento cognitivo, pessoal e social (estudo e trabalho autônomo); * Desenvolver atitudes de discernimento crítico perante os saberes apresentados, discutidos e transmitidos; * Desenvolver atitudes de discernimento crítico com base em princípios da Ciência (atitudes de investigação, com honestidade e rigor intelectuais). |
Metodologia do Trabalho Docente Exposição/debate e discussões dos conteúdos previstos em ementa, orientação/discussão de temas de trabalhos acadêmicos e esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos alunos. A metodologia de trabalho ativa visa estimular a pesquisa como princípio educativo, permitindo que ao estudante desenvolver suas potencialidades e compreender os assuntos previstos. |
Avaliação da Aprendizagem Quanto à Avaliação da Aprendizagem, o Plano de Ensino atenderá as normas e regulamentações definidas e em vigência no IFPR, quais sejam, a Resolução CONSUP/IFPR nº 50/2017 e a Resolução nº 54/2011- CONSUP/IFPR. Instrumentos avaliativos Seminários e/ou Avaliações com questões dissertativas e/ou questões objetivas e/ou prova oral; sendo que os seminários sob orientação prévia ofertada pelo professor conforme interesse dos alunos e trabalhos acadêmicos (escritos). Critérios: I) Capacidade de análise, interpretação e síntese, com compreensão e clareza dos conceitos apresentados e discutidos em sala de aula; II) Capacidade de adequação, análise e articulação dos conceitos conforme as fontes indicadas pelo docente durante todas as aulas a respeito de todos os conteúdos abordados; III) Capacidade de compreensão dos conteúdos estudados junto com seu contexto de produção; com apropriação e construção reflexivas e autônomas de conhecimentos; IV) Capacidade de articulação e sistematização congruente de todas idéias/conceitos/noções conforme os conteúdos instrucionais abordados e discutidos em sala de aula pelo docente; V) Capacidade de expressão clara e articulada dos conhecimentos abordados pelo docente em sala de aula; Processo de Recuperação: Estudos de Recuperação dos Conteúdos nos horários de atendimento aos alunos (Plantão Pedagógico de Filosofia no horário do contraturno) após a realização das duas (02) avaliações regulares/obrigatórias, e, após estes estudos concretizados se dará a realização da Recuperação de Notas/Conceitos: Avaliação de Recuperação de Filosofia. Todo o processo e recuperação se dará ao fim de cada trimestre do ano letivo. |
CONTEÚDO PROGRAMATICO 1º Trimestre 1.1 Parmênides de Eléia (Parte I): Poema da Natureza (1-5): Imobilismo/ Conhecimento sensível e conhecimento racional 1.2. Parmênides de Eléia (Parte II): Poema da Natureza (5-8): Imobilismo/ Conhecimento sensível e conhecimento racional. 1.3 Heráclitos de Éfeso (Parte I): Estudo dos Fragmentos: 8; 10; 12; 23; 48; 49a; 50; 51; 67; 88;91): Imobilismo/Pluralismo/Racionalismo Lógico-Metafísico. 1.4 Heráclitos de Éfeso (Parte II): Estudo dos Fragmentos: 10a; 30; 41; 51; 64;107; 112; 113; 116): Imobilismo/Pluralismo/Racionalismo Lógico-Metafísico. 1.5 Platão (Parte I): [A República (509-c-511d): A Alegoria da Linha Dividida: as formas de conhecimento e seus objetos. 1.6. Platão (Parte II): [A República (514a-517d): A Alegoria da Caverna: a ascensão dialéctica (da opnião com base na sensação à Razão) 1.7 Aristóteles (Parte I): [Metafísica: "O Conhecimento"]: Os graus do conhecimento (da opnião com base na sensação à Razão). 1.8 Aristóteles (Parte II): [Metafísica: "Crítica aos Platônicos"]: A crítica aristotélica à filosofia de Platão. 1.9 Aristóteles (Parte III): [Metafísica: "A Filosofia Primeira"]: A fundação da Metafísica como investigação do ser enquanto ser. 2º. Trimestre 2.1 Racionalismo Cartesiano: René Descartes (Meditações Metafísicas I: "Das coisas que se pode colocar em dúvida": A Teoria do Conhecimento Racionalista na Filosofia Moderna) 2.2 Racionalismo Cartesiano: René Descartes (Meditações Metafísicas I: A Teoria do Conhecimento Racionalista na Filosofia Moderna) 2.3 Racionalismo Cartesiano: René Descartes (Meditações Metafísicas II: "O Argumento do Cógito": A Teoria do Conhecimento Racionalista na Filosofia Moderna) 2.4 Racionalismo Cartesiano: René Descartes (Meditações Metafísicas II: "O Argumento do Cógito": A Teoria do Conhecimento Racionalista na Filosofia Moderna) 2.5 Empirismo Britânico de John Locke (Ensaio sobre o Entendimento Humano: A Teoria do Conhecimento Empirista na Filosofia Moderna) 2.6 Empirismo Britânico de John Locke (Ensaio sobre o Entendimento Humano: A origem das Idéias) 2.7 As escolas de pensamento filosófico: Racionalismo e Empirismo. 3º Trimestre 3.1 Lógica Formal/Lógica Arstotélica 3.2 Introdução à Lógica Formal 3.3 Definição de Lógica 3.4. Termos e Lógica dos Termos 3.5. Conceito de Proposição 3.6. Classificação das Proposições 3.7 Quadrado Lógico das Relações de Oposição Proposicionais (QLROP) 3.8 Princípios Lógico-Metafísicos 3.9. Argumento 3.10 Composição de Argumento: Premissas/Conclusão 3.11 Silogismo Categoremático 3.12 Tipos de Argumento/Estudo dos Argumentos Sofistícos |
Lousa, giz, Computador, Projetor, Internet, Livros-Textos disponíveis na Turma Virtual da Plataforma Google Classroom que o docente considere válidos/complementares, podendo haver acréscimo/mudança em relação à Bibliografias presente no item "Referências". |
Bibliografia Básica ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 2009. (4a. edição). BORNHEIM, Gerd. Os Pré-Socráticos. São Paulo: Editora Cultrix, 1998. CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: E. Ática, 2015. MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia: Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010. ____________, Textos Básicos de Filosofia. Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010. ____________, Textos Básicos de Linguagem. De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010. MELANI, R. Diálogo: Primeiros estudos de Filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 2016. Bibliografia Complementar ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2012. ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2001 (Volume I-III). _____________. Órganon. Lisboa: Editora Guimarães, 1985. AQUINO, T. Questões disputadas sobre a verdade. São Paulo: Editora Abril, 1973 (Coleção Os Pensadores). BACON, F. Novo Organum. verdadeiras indicações acerca da interpretação da Natureza. São Paulo: Editora Abril, 1973 (Coleção Os Pensadores). DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. São Paulo: Editora Abril, 1973 (Coleção Os Pensadores). _____________, Discurso do Método. São Paulo: Editora Abril, 1973 (Coleção Os Pensadores). HEIDEGGER, M. Que é Metafísica? São Paulo: Editora Abril, 1973 (Coleção Os Pensadores). HUME, D. Tratado da natureza humana: uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2009 _______, Investigações sobre o entendimento humano. São Paulo: Editora UNESP, 2009. KANT, I. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Editora Abril, 1974 (Coleção Os Pensadores). LEIBNIZ, G. W. Monadologia e outros textos. São Paulo: Editora Abril, 1974 (Coleção Os Pensadores). LOCKE, J. Ensaio sobre o entendimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2013. PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.Teeteto. Belém: Ed. UFPA, 2001. _______. Teeteto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. _______. Teeteto. Belém: Ed. UFPA, 2001. REALE, G.; ANTISERI, D. História da filosofia: Patrística e Escolástica. São Paulo: Paulus, 2005 (Vol II). ___________________. História da Filosofia: de Spinoza a Kant. São Paulo: Paulus, 2004 (Vol. IV). |