Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ALISSON BERTAO MACHADO |
Componente: | Turismo e Hospitalidade - CTBA |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Eventos |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 33.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 26/10/2024 |
Última atualização: | 26/10/2024 |
Histórico do turismo e da hotelaria, origem e evolução. Conceitos e definições. Trade turístico. Perspectivas do turismo no Brasil e no mundo. Relações entre as atividades turísticas e o setor de eventos. Segmentação Turística. |
Gerais: - Identificar novas oportunidades de negócio, um novo espaço a ser ocupado e uma provável nova chance de desenvolver um novo serviço ou produto; - Capacitar o aluno a adquirir uma visão e percepção sobre o crescimento do segmento do setor de serviços no contexto organizacional associado demandas do mercado globalizado. Específicos: - Discutir grandes questões éticas e como os valores entram em conflito no momento de tomar decisões e de responsabilizar-se por elas; - Delimitar a importância do fenômeno turismo para identificação e análise dos impactos ambientais, econômicos, sociais e culturais que a atividade proporciona; - Caracterizar e especificar os diferentes segmentos do mercado turístico. |
Ensino presencial: Partindo dos pressupostos teóricos-metodológicos da Sala de Aula Invertida (SAI), e tendo como sistema de gerenciamento de conteúdo o Google Classroom, será proposta a organização de um conjunto de atividades, tarefas ou percursos pessoais de construção do conhecimento, com ênfase para o desenvolvimento das competências de análise, síntese e aplicação que considerados no processo de avaliação. O roteiro de estudos estará estruturado a partir do cronograma de leituras básicas de textos/capítulos do livro didático disponibilizado em formato físico ou digital. Complementarmente será disponibilizado material para aprofundamento dos temas estudados, composto por artigos científicos, filmes, documentários ou aulas expositivas acessíveis em canais do youtube.com ou similares. Ensino remoto e/ou híbrido: O atendimento síncrono ocorrerá semanalmente através do sistema google meet, conforme calendário definido pela coordenação do curso. Será realizada a gravação do atendimento apenas para efeito de registro. A partir da discussão sobre o plano de estudos programado para o período, momento em que os alunos devem apresentar questões visando abordar controvérsias e equívocos comuns, o docente vai explanar o conteúdo e instigar reflexões sobre a temática. O objetivo é esclarecer dúvidas dos discentes em relação ao conteúdo estudado ou às atividades propostas. |
Avaliação: Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Portaria nº 120/2009 deste IFPR, quais sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente). Considerar-se-á para definição do conceito, de cada bimestre, o resultado obtido, pelo aluno, nas diversas atividades avaliativas, bem como, sua participação nas aulas. Para estabelecimento do conceito final levar-se-á em consideração, os resultados obtidos pelo aluno no transcorrer do período de estudos, seu comprometimento e desenvoltura com a disciplina. No decorrer do período avaliativo serão oferecidos estudos de recuperação paralela para os estudantes que apresentarem dificuldades de aprendizagem. Quando as dificuldades forem diagnosticadas, será realizado o acompanhamento do aluno e sugestões de novas atividades diversificadas de avaliação sobre as mesmas temáticas. De forma remota, serão mediados esclarecimentos de dúvidas e debates sobre o tema previamente determinado. Recuperação: Serão oferecidos estudos de recuperação paralela para os discentes que apresentarem dificuldades de aprendizagem. No período em que as atividades forem desenvolvidas de forma remota e/ou híbrida, ao ser diagnosticado problemas com o acesso ou acompanhamento dos estudos propostos, será realizada a notificação à coordenação do curso para que verifique as razões e encaminhe ao discente novas atividades diversificadas de avaliação sobre as mesmas temáticas. |
1. O Mercado Turístico 1.1. A estrutura econômica e psicológica do Turismo; 1.2. A oferta turística; 1.3. A demanda turística; 1.4. Impactos econômicos do turismo; 1.5. Impactos físicos do turismo; 1.6. Impactos culturais do turismo; 1.7. Impactos ambientais do turismo. 2. Segmentos turísticos do Brasil 2.1. Segmentação de mercado e público-alvo; 2.2. Análise da promoção e distribuição do produto turístico; 2.3. Segmentação turística: Negócios e Eventos. |
Ensino presencial: Quadro branco, pincel/caneta para quadro branco, aparelho multimídia, softwares, vídeos, obras de arte, materiais de consumo (papel sulfite). Ensino remoto e/ou híbrido: Computador, tablet ou smartphone com acesso à internet. Caso o discente não tenha acesso à internet, é possível receber o material impresso mediante solicitação. Para a resolução das atividades propostas, é recomendável utilizar o computador/tablet/smartphone ou então um caderno/folhas de sulfite. |
Básica: KANAANE, Roberto; SEVERINO, Fátima Regina Giannasi. Ética em turismo e hotelaria. São Paulo: Atlas, 2006. ROGERS, Tony; MARTIN, Vanessa. Eventos: planejamento, organização e mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo: Roca, 2005. Complementar: COOPER, Chris. Turismo: princípios e práticas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. DENCKER, Ada de Freitas Maneti (Org.). Hospitalidade: cenários e oportunidades. São Paulo: Thomson, 2003. GIACAGLIA, Maria Cecília. Gestão estratégica de eventos: teoria, prática, casos, atividades. São Paulo: Cengage Learning, 2011. RUSCHMANN, Doris Van de Meene; SOLHA, Karina Toledo (Org.). Turismo: uma visão empresarial. Barueri: Manole, 2004. WALKER, John R. Introdução à hospitalidade. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2002. |
Temas transversais: Os estudos serão desenvolvidos a partir da transversalidade e do deslocamento da figura do educando da situação de passivo a construtor do conhecimento. Desse modo, os conteúdos propostos serão trabalhados de forma a historicizar as questões do presente e problematizá-lo, bem como revisitar o passado com o intuito de construir um olhar sobre si mesmo e sobre a sociedade em geral, percebendo permanências e rupturas, tendo como horizonte a problematização da realidade local e a formação de cidadãos política e socialmente envolvidos com os problemas e demandas de sua escola e comunidade. Atendimento aos discentes com necessidades específicas: As ações de acompanhamento aos estudantes com deficiências e necessidades educacionais específicas serão norteadas a partir das orientações repassadas pelo NAPNE. |