Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ALISSON BERTAO MACHADO |
Componente: | Laboratório de Eventos II - CTBA |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Eventos |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 26/10/2024 |
Última atualização: | 26/10/2024 |
Tendências emergentes no mercado de eventos; Participação em eventos internos e externos; Noções de criatividade relacionada com possibilidades temática em eventos; Criação de espaços alternativos; Importância atual de espaços interativos. |
Geral: - Exercer atividade econômica de prestação de serviços de gestão, planejamento, organização, promoção, coordenação, operacionalização, produção e assessoria de eventos. Específicos: - Desenvolver habilidades técnicas, valores e atitudes que quando mobilizados, permitam operacionalizar os diversos campos do conhecimento ligados ao eixo tecnológico turismo e hospitalidade e lazer; - Capacitar os educandos para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo sobre suas ações e as dos outros frente ao mundo do trabalho; - Demonstrar através dos diversos componentes a inter-relação entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura; - Desenvolver formação empreendedora, através do ensino de ferramentas e plataformas necessárias para o estímulo de desenvolvimento de negócios na área de eventos. |
Ensino presencial: Partindo dos pressupostos teóricos-metodológicos da Sala de Aula Invertida (SAI), e tendo como sistema de gerenciamento de conteúdo o Google Classroom, será proposta a organização de um conjunto de atividades, tarefas ou percursos pessoais de construção do conhecimento, com ênfase para o desenvolvimento das competências de análise, síntese e aplicação que considerados no processo de avaliação. O roteiro de estudos estará estruturado a partir do cronograma de leituras básicas de textos/capítulos do livro didático disponibilizado em formato físico ou digital. Complementarmente será disponibilizado material para aprofundamento dos temas estudados, composto por artigos científicos, filmes, documentários ou aulas expositivas acessíveis em canais do youtube.com ou similares. Ensino remoto e/ou híbrido: O atendimento síncrono ocorrerá semanalmente através do sistema google meet, conforme calendário definido pela coordenação do curso. Será realizada a gravação do atendimento apenas para efeito de registro. A partir da discussão sobre o plano de estudos programado para o período, momento em que os alunos devem apresentar questões visando abordar controvérsias e equívocos comuns, o docente vai explanar o conteúdo e instigar reflexões sobre a temática. O objetivo é esclarecer dúvidas dos discentes em relação ao conteúdo estudado ou às atividades propostas. |
Avaliação: Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Portaria nº 120/2009 deste IFPR, quais sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente). Considerar-se-á para definição do conceito, de cada bimestre, o resultado obtido, pelo aluno, nas diversas atividades avaliativas, bem como, sua participação nas aulas. Para estabelecimento do conceito final levar-se-á em consideração, os resultados obtidos pelo aluno no transcorrer do período de estudos, seu comprometimento e desenvoltura com a disciplina. No decorrer do período avaliativo serão oferecidos estudos de recuperação paralela para os estudantes que apresentarem dificuldades de aprendizagem. Quando as dificuldades forem diagnosticadas, será realizado o acompanhamento do aluno e sugestões de novas atividades diversificadas de avaliação sobre as mesmas temáticas. De forma remota, serão mediados esclarecimentos de dúvidas e debates sobre o tema previamente determinado. Recuperação: Serão oferecidos estudos de recuperação paralela para os discentes que apresentarem dificuldades de aprendizagem. No período em que as atividades forem desenvolvidas de forma remota e/ou híbrida, ao ser diagnosticado problemas com o acesso ou acompanhamento dos estudos propostos, será realizada a notificação à coordenação do curso para que verifique as razões e encaminhe ao discente novas atividades diversificadas de avaliação sobre as mesmas temáticas. |
1. Sistemas contemporâneos de turismo 1.1. Mercados de produtos e serviços turísticos: perspectivas contemporâneas; 1.2. Interações e mudanças nos mercados de produtos e serviços turísticos; 1.3. Experiências com produtos e serviços turísticos: estudos de caso. 2. O setor contemporâneo do turismo 2.1. A indústria globalizante de turismo contemporâneo; 2.2. Motivadores contemporâneos da globalização; 2.3. Gestão de conhecimento no turismo contemporâneo: negócios interligados: estudos de caso. 3. Atividade prática: Jogos Internos do Campus Curitiba - 2024 |
Ensino presencial: Quadro branco, pincel/caneta para quadro branco, aparelho multimídia, softwares, vídeos, obras de arte, materiais de consumo (papel sulfite). Ensino remoto e/ou híbrido: Computador, tablet ou smartphone com acesso à internet. Caso o discente não tenha acesso à internet, é possível receber o material impresso mediante solicitação. Para a resolução das atividades propostas, é recomendável utilizar o computador/tablet/smartphone ou então um caderno/folhas de sulfite. |
Básica: BRITTO, Janaina; FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. 2. ed. amp. e atual. São Paulo: Aleph, 2006. MELO NETO, Francisco Paulo de. Criatividade em eventos. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2008. PAIVA, Hélio Afonso Braga de; NEVES, Marcos Fava. Planejamento estratégico de eventos: como organizar um plano estratégico para eventos turísticos e empresas de eventos. São Paulo: Atlas, 2008. Complementar: GIACAGLIA, Maria Cecília. Eventos: como criar, estruturar e captar recursos. São Paulo: Pioneira, 2011. MARANHO, José Antonio. Manual de organização de congressos e eventos similares. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008. MATIAS, Marlene. Organização de eventos: procedimentos e técnicas. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Manole, 2010. SALGADO, Paulo Regis. Protocolo, cerimonial e etiqueta em eventos: uma prática ao alcance de todos. São Paulo: Paulus, 2010. YEOMAN, Ian (Org). Gestão de festivais e eventos: uma perspectiva internacional. São Paulo: Roca, 2006. |
Temas transversais: Os estudos serão desenvolvidos a partir da transversalidade e do deslocamento da figura do educando da situação de passivo a construtor do conhecimento. Desse modo, os conteúdos propostos serão trabalhados de forma a historicizar as questões do presente e problematizá-lo, bem como revisitar o passado com o intuito de construir um olhar sobre si mesmo e sobre a sociedade em geral, percebendo permanências e rupturas, tendo como horizonte a problematização da realidade local e a formação de cidadãos política e socialmente envolvidos com os problemas e demandas de sua escola e comunidade. Atendimento aos discentes com necessidades específicas: As ações de acompanhamento aos estudantes com deficiências e necessidades educacionais específicas serão norteadas a partir das orientações repassadas pelo NAPNE. |