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Plano de ensino
Campus: CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
Professor: ROSANA MARIA FREY
PEDRO RODRIGUES SOUSA DA CRUZ
Componente: Noções de Biossegurança, Saúde da Mulher, Qualidade de Vida, Segurança Alimentar e Nutricional - Mulheres Mil
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): FIC em Cultivo de Plantas Medicinais e Aromaticas e seus Derivados
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 12.0
Total Hora Relógio: 12.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 28/10/2024
Última atualização: 28/10/2024
Ementa
Boas práticas de biossegurança. Higiene e saúde da mulher. Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Métodos contraceptivos. Hábitos alimentares saudáveis. Qualidade dos alimentos. Segurança alimentar e nutricional.
Objetivo Geral

Objetivo Geral

Proporcionar às alunas uma visão geral sobre os conceitos de biossegurança, saúde da mulher, qualidade de vida, segurança alimentar e nutricional, incentivando a adoção de hábitos saudáveis e a promoção da saúde.

Objetivos Específicos

  • Compreender os princípios básicos da biossegurança em laboratório.
  • Identificar os principais microrganismos e suas formas de transmissão.
  • Conhecer as principais  doenças infecções sexualmente transmissíveis e os métodos contraceptivos.
  • Entender a importância de uma alimentação equilibrada e saudável.
  • Analisar rótulos de alimentos e identificar os principais nutrientes.
  • Desenvolver habilidades práticas em laboratório.
  • Promover a reflexão sobre a importância da saúde para a qualidade de vida.
Metodologia

Aulas expositivas, atividades práticas em laboratório, discussão em grupo, análise de casos, estudos dirigidos e trabalhos em equipe. Serão utilizados recursos audiovisuais, como apresentações e esquemas, para complementar o conteúdo teórico.


 
Avaliação

A avaliação será diagnóstica e processual sobre as discussões com a turma e as atividades propostas. Ela atenderá às normas e regulamentações definidas pela LDB n. 9.394/1996, assim como aquelas em vigência no IFPR, quais sejam as Resoluções CONSUP/IFPR nº 50/2017 e nº 54/2011. Considera-se essencial a dimensão formativa da avaliação, que, conforme a Resolução CONSUP/IFPR nº 50/2017: “ocorre durante todo o processo de ensino-aprendizagem, é contínuo, interativo e centrado no processo por meio do qual o estudante (re)constrói seus conhecimentos, possibilitando esse acompanhamento, bem como fornecendo subsídios para a avaliação da própria prática docente”. 

Os instrumentos avaliativos serão relatórios de aulas práticas, esquemas com desenhos e atividade de recortes de imagem para fazer parte da construção da ferramenta avaliativa portfólio do curso.


 
Conteúdo programático

Introdução à Biologia e Biossegurança

  • Definição de vida e características dos seres vivos.
  • O mundo microscópico das células.
  • Boas práticas em laboratório de biologia.
  • Aula prática: Observação de células vegetais ao microscópio.

Microbiologia e Higiene

  • Higiene pessoal e prevenção de doenças.
  • Assepsia e antissepsia.
  • Microrganismos no organismo humano e nos alimentos.
  • Fermentação.
  • Aula prática: Experimento de transmissão de microrganismos por contato.

Saúde da Mulher

  • Infecções sexualmente transmissíveis.
  • Métodos contraceptivos.
  • Análise dos resultados do experimento da aula anterior.
  • Identificação de microrganismos: bactérias, leveduras e outros fungos 

Nutrição e Segurança Alimentar

  • Hábitos alimentares saudáveis.
  • Grupos de biomoléculas: proteínas, carboidratos e lipídios.
  • Análise de rótulos de alimentos.
  • Atividade prática: Construção de um painel com imagens e informações sobre fontes dos macronutrientes na alimentação.
Recursos
Aulas expositivas, atividades práticas em laboratório, discussão em grupo, análise de casos, estudos dirigidos e trabalhos em equipe. Serão utilizados recursos audiovisuais, como apresentações e esquemas, para complementar o conteúdo teórico.
 
Referências

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BARSANO, PR. R. et al. Biossegurança: ações fundamentais para promoção da saúde. 2. ed. São Paulo: Érica, 2020.
GERMANO, P. M. L.; GERMANO, I. S.. Higiene e vigilância sanitária de alimentos. 4 ed. Barueri: Manole, 2011.
SANTOS, A. L.dos. et al (org.). Saúde da Mulher: evidências teóricas e práticas. Belém, PA: Neurus, 2023. [PDF] Disponível em: <https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/ Publicacao/209619/pdf/0?code=zcMawGpSbzwQ9Vx65DM8csw072XmrhxsTujrXVBfy7HbfaJ5hli2Pyqkuz78aH07YMFgtsbS5l+VEcO+mgtl3w==>. Acesso em: 22 mai. 2023.
TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BRASIL. Lei no 11.369, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2006/lei-11346-15-setembro-2006-545529-publicacaooriginal-58455-pl.html>. Acesso em: 26 jun. 2024.
CERVATO-MANCUSO, A. M.; FIORE, E. G.; REDOLFI, S. C. da S. Guia de segurança alimentar e nutricional. Barueri, SP: Manole, 2015.
ENGELKIRK, P. G.; ENGELKIRK, J. D. Microbiologia para as ciências da saúde. São Paulo: Guanabara Koogan, 2012.
SILVA, J. V. P. da; SILVA, D. S. (org.). Lazer, vida de qualidade e direitos sociais. Curitiba: InterSaberes, 2020.



 
Observações