Campus: | CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA |
Professor: | FABRICIO MALTA DE OLIVEIRA |
Componente: | Análise e Modelagem de Sistemas |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Série/período/semestre: | 4 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 68.0 |
Duração da aula (min): | 51 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 29/10/2024 |
Última atualização: | 29/10/2024 |
Visão geral da Engenharia de Software. Introdução à análise e projeto de sistemas. Engenharia de requisitos. A linguagem de modelagem unificada (UML). Modelagem de sistemas: modelos de contexto, modelos de interação, modelos estruturais, modelos comportamentais. Conceitos de projetos orientados a objetos. Ferramentas para análise e projeto de sistemas. Estimativas de Esforço para Desenvolvimento de Software: Análise de Pontos de Função, Pontos de Casos de Uso, Pontos de Histórias, SLOC e KSLOC, COCOMO. |
Gerais: Capacitar os alunos a compreender e aplicar os principais conceitos e técnicas de análise e projeto de sistemas dentro da Engenharia de Software, utilizando a linguagem de modelagem unificada (UML) e ferramentas específicas para o desenvolvimento de soluções de software com estimativas de esforço adequadas. Específicos:
|
O desenvolvimento do conteúdo será realizado através de aulas expositivas no laboratório de informática, e utilizando-se da prática pelo aluno por meio de exercícios para reforçar o aprendizado do conteúdo. Os exercícios exigirão a utilização de cada conceito apresentado nas aulas expositivas. Os alunos poderão ser avaliados por meio de avaliações práticas individuais utilizando computador ou feita a mão, trabalhos em grupo que envolva a resolução de problemas utilizando as técnicas apresentadas na disciplina. Os trabalhos poderão ser atrelados a apresentação de seminário, onde o grupo poderá demonstrar o trabalho desenvolvido, argumentar e discutir as escolhas feitas durante o desenvolvimento. Para avaliar a participação e a apropriação dos conteúdos por parte dos alunos, serão usados questionários, provas individuais, listas de exercícios e trabalhos. Serão utilizados tanto de maneira avaliativa, quanto como uma forma de análise da efetividade e da eficiência das técnicas e ferramentas utilizadas, demonstrando os pontos fortes e fracos das abordagens utilizadas para a comunicação e o ensino. |
As avaliações e trabalhos serão disponibilizadas por meio da ferramenta Google Sala de Aula, contendo as instruções necessárias para o seu desenvolvimento. Elas têm, como objetivo, auxiliar o aluno a assimilar e praticar o conteúdo apresentado. Os alunos irão entregar as atividades desenvolvidas por meio da ferramenta Google Sala de Aula ou como forem instruídos a entregar, onde serão avaliados com base na aderência dos conteúdos apresentados. Os critérios de avaliação irão considerar o domínio da lógica de programação, utilização correta da sintaxe e semântica da linguagem, compreensão dos conceitos, utilização correta das ferramentas, dentre outros critérios específicos que estarão incluídas nas instruções da avaliação. A recuperação de estudos, quando necessária, será feita nos horários de atendimento, sendo aplicado avaliação similar após a recuperação do conteúdo. |
1º Bimestre
2º Bimestre
|
Serão usados: Google Classroom Lousa Youtube Projetor Computador Draw.io (criação de diagramas) Lucidchart (criação de diagramas) Referências Bibliográficas dentre outros softwares inerentes da disciplina. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BEZERRA, E. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 3. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2011. VAZQUEZ, C. E.; SIMÕES, G. S.; ALBERT, R. M. Análise de pontos de função: medição, estimativas e gerenciamento de projetos de software. 13. ed. rev. ampl. São Paulo: Érica, 2013. VAZQUEZ, C. E.; SIMÕES, G. S. Engenharia de requisitos: software orientado ao negócio. Rio de Janeiro: Brasport, 2016. WAZLAWICK, R. S. Análise e design orientados a objetos para sistemas de informação: modelagem com UML, OCL, e IFML. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2015. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FOWLER, M. UML Essencial: um breve guia para linguagem padrão de modelagem de objetos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. GUEDES, G. T. A. UML 2: uma abordagem prática. 3.ed., rev. atual. São Paulo: Novatec, 2018. LIMA, A. S. Uml 2.5:do requisito à solução. São Paulo: Érica, 2014. LARMAN, C. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. SBROCCO, J. H. T. D. Uml 2.5 com enterprise architect 10: modelagem visual de projetos orientada a objetos. São Paulo: Érica, 2014. |