SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
Professor: FABRICIO MALTA DE OLIVEIRA
Componente: Análise e Modelagem de Sistemas
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Série/período/semestre: 4
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 68.0
Duração da aula (min): 51
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 29/10/2024
Última atualização: 29/10/2024
Ementa
Visão geral da Engenharia de Software. Introdução à análise e projeto de sistemas. Engenharia de requisitos. A linguagem de modelagem unificada (UML). Modelagem de sistemas: modelos de contexto, modelos de interação, modelos estruturais, modelos comportamentais. Conceitos de projetos orientados a objetos. Ferramentas para análise e projeto de sistemas. Estimativas de Esforço para Desenvolvimento de Software: Análise de Pontos de Função, Pontos de Casos de Uso, Pontos de Histórias, SLOC e KSLOC, COCOMO.
Objetivo Geral
Gerais:
Capacitar os alunos a compreender e aplicar os principais conceitos e técnicas de análise e projeto de sistemas dentro da Engenharia de Software, utilizando a linguagem de modelagem unificada (UML) e ferramentas específicas para o desenvolvimento de soluções de software com estimativas de esforço adequadas.

Específicos:
  • Introduzir os fundamentos da Engenharia de Software, abordando os processos de análise e projeto de sistemas e a importância da engenharia de requisitos.

  • Ensinar o uso da UML para modelagem de sistemas, incluindo a criação de modelos de contexto, modelos de interação, modelos estruturais e modelos comportamentais.

  • Apresentar os conceitos fundamentais de projetos orientados a objetos, capacitando os alunos a aplicar esses conceitos na construção de sistemas.

  • Demonstrar o uso de ferramentas específicas para apoiar a análise e o projeto de sistemas, reforçando a prática e o aprendizado dos alunos com recursos técnicos.

  • Capacitar os alunos a realizar estimativas de esforço para o desenvolvimento de software, aplicando métodos como Análise de Pontos de Função, Pontos de Casos de Uso, Pontos de Histórias, SLOC e KSLOC, e o modelo COCOMO.

Metodologia
O desenvolvimento do conteúdo será realizado através de aulas expositivas no laboratório de informática, e utilizando-se da prática pelo aluno por meio de exercícios para reforçar o aprendizado do conteúdo. Os exercícios exigirão a utilização de cada conceito apresentado nas aulas expositivas. Os alunos poderão ser avaliados por meio de avaliações práticas individuais utilizando computador ou feita a mão, trabalhos em grupo que envolva a resolução de problemas utilizando as técnicas apresentadas na disciplina. Os trabalhos poderão ser atrelados a apresentação de seminário, onde o grupo poderá demonstrar o trabalho desenvolvido, argumentar e discutir as escolhas feitas durante o desenvolvimento.
Para avaliar a participação e a apropriação dos conteúdos por parte dos alunos, serão usados questionários, provas individuais, listas de exercícios e trabalhos. Serão utilizados tanto de maneira avaliativa, quanto como uma forma de análise da efetividade e da eficiência das técnicas e ferramentas utilizadas, demonstrando os pontos fortes e fracos das abordagens utilizadas para a comunicação e o ensino.

 
Avaliação
As avaliações e trabalhos serão disponibilizadas por meio da ferramenta Google Sala de Aula, contendo as instruções necessárias para o seu desenvolvimento. Elas têm, como objetivo, auxiliar o aluno a assimilar e praticar o conteúdo apresentado. Os alunos irão entregar as atividades desenvolvidas por meio da ferramenta Google Sala de Aula ou como forem instruídos a entregar, onde serão avaliados com base na aderência dos conteúdos apresentados. Os critérios de avaliação irão considerar o domínio da lógica de programação, utilização correta da sintaxe e semântica da linguagem, compreensão dos conceitos, utilização correta das ferramentas, dentre outros critérios específicos que estarão incluídas nas instruções da avaliação.

A recuperação de estudos, quando necessária, será feita nos horários de atendimento, sendo aplicado avaliação similar após a recuperação do conteúdo.
Conteúdo programático

1º Bimestre

  1. Introdução à Engenharia de Software

    • Conceitos fundamentais de Engenharia de Software.
    • Ciclo de vida do desenvolvimento de software.
    • Papéis e responsabilidades na equipe de desenvolvimento.
  2. Análise e Projeto de Sistemas

    • Introdução à análise e projeto de sistemas.
    • Fases e atividades do processo de análise e projeto.
  3. Engenharia de Requisitos

    • Tipos de requisitos (funcionais e não-funcionais).
    • Técnicas de elicitação e análise de requisitos.
    • Documentação e especificação de requisitos.
  4. Linguagem de Modelagem Unificada (UML)

    • Introdução à UML: conceitos e importância.
    • Diagramas UML: Visão geral e aplicações.
  5. Modelagem de Sistemas com UML – Parte I

    • Modelos de contexto: definições e construção.
    • Modelos de interação: diagramas de casos de uso, diagramas de sequência.

2º Bimestre

  1. Modelagem de Sistemas com UML – Parte II

    • Modelos estruturais: diagramas de classes e objetos.
    • Modelos comportamentais: diagramas de atividades e de estado.
  2. Conceitos de Projeto Orientado a Objetos

    • Princípios de orientação a objetos: encapsulamento, herança, polimorfismo.
    • Aplicação de conceitos orientados a objetos no projeto de sistemas.
  3. Ferramentas para Análise e Projeto de Sistemas

    • Introdução às ferramentas de suporte à modelagem e projeto.
    • Ferramentas populares para UML e controle de versionamento.
  4. Estimativas de Esforço para Desenvolvimento de Software

    • Fundamentos de estimativas de esforço.
    • Métodos de estimativa: Análise de Pontos de Função, Pontos de Casos de Uso, Pontos de Histórias, SLOC e KSLOC.
    • Modelo COCOMO: conceitos e aplicação.
  5. Aplicação Prática e Estudo de Caso

    • Exercício prático de modelagem completa de um sistema usando UML.
    • Aplicação de estimativas de esforço no estudo de caso desenvolvido.
Recursos
Serão usados:
Google Classroom
Lousa
Youtube
Projetor
Computador
Draw.io (criação de diagramas)
Lucidchart (criação de diagramas)
Referências Bibliográficas
dentre outros softwares inerentes da disciplina.
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BEZERRA, E. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 3. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2011. VAZQUEZ, C. E.; SIMÕES, G. S.; ALBERT, R. M. Análise de pontos de função: medição, estimativas e gerenciamento de projetos de software. 13. ed. rev. ampl. São Paulo: Érica, 2013. VAZQUEZ, C. E.; SIMÕES, G. S. Engenharia de requisitos: software orientado ao negócio. Rio de Janeiro: Brasport, 2016. WAZLAWICK, R. S. Análise e design orientados a objetos para sistemas de informação: modelagem com UML, OCL, e IFML. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2015.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FOWLER, M. UML Essencial: um breve guia para linguagem padrão de modelagem de objetos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. GUEDES, G. T. A. UML 2: uma abordagem prática. 3.ed., rev. atual. São Paulo: Novatec, 2018. LIMA, A. S. Uml 2.5:do requisito à solução. São Paulo: Érica, 2014. LARMAN, C. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. SBROCCO, J. H. T. D. Uml 2.5 com enterprise architect 10: modelagem visual de projetos orientada a objetos. São Paulo: Érica, 2014.
Observações