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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ALESSANDRA ASSAD ANGIESKI
Componente: Matemática II - Técnico Integrado em Mecânica
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Mecânica
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 120.0
Total Hora Relógio: 100.0
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 29/10/2024
Última atualização: 29/10/2024
Ementa
- Trigonometria no Triângulo Retângulo;
- Trigonometria na Circunferência Trigonométrica;
- Matrizes;
- Determinantes;
- Sistemas Lineares;
- Análise Combinatória;
- Probabilidades;
- Tópicos de Geometria Plana.
Objetivo Geral
- Compreender conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas possibilitando uma formação científica geral;
- Desenvolver a capacidade de abstração, resolução e comunicação, bem como a criatividade;
- Expressar-se em linguagem oral, escrita e gráfica diante de situações matemáticas;
- Estabelecer conexões e integração entre diversos temas matemáticos e entre esses temas e outras áreas do conhecimento;
- Aplicar os conhecimentos matemáticos na atividade tecnológica e científica.
Metodologia
- Aula expositiva e dialogada;
- Seminários exploratórios, com atividades dirigidas;
- Dinâmicas de grupo;
- Aula expositiva com recursos audiovisuais;
- Utilização de recursos tecnológicos (calculadora científica, softwares, etc.)
Avaliação
O processo avaliativo está baseado na Resolução nº 50/2017 do IFPR.

Dimensões da avaliação:
1) Apropriação dos conhecimentos técnicos-científicos;
2) Comprometimento discente;
3) Atitudes em consonância com valores, objetivos e princípios adotados pelo IFPR.
 
I) Apropriação dos conhecimentos técnicos-científicos
Esta dimensão poderá ser avaliada por meio dos seguintes instrumentos:
1.1) Teste individual:  
Os instrumentos avaliativos que poderão ser ofertados autoavaliação, prova dissertativa, prova objetiva, seminário, trabalho em grupo, relatório individual, produção de vídeo, entrevista e mapas conceituais. 
-  Conhecimento teórico: O estudante deve demonstrar conhecimento sobre os conceitos que foram abordados durante as aulas ou no conteúdo programático.
-  Habilidade de resolução de problemas: Capacidade em aplicar os conceitos teóricos na resolução de problemas e aplicações.
-  Habilidade de análise de dados:  Capacidade em interpretar e analisar dados, gráficos e tabelas.
-  Habilidade de comunicação: Capacidade do estudante de comunicar seus pensamentos e ideias de forma clara e organizada.
 
1.2) Trabalhos em grupo:
Neste instrumento serão avaliados os seguintes critérios:
- Cooperação e gerenciamento do tempo: Um trabalho em equipe deve ser um esforço colaborativo, onde todos os membros contribuem igualmente. A avaliação levará em consideração o quanto cada membro participou e colaborou com os outros membros da equipe. A equipe também será avaliada pelo gerenciamento de seu tempo de forma eficaz para atender aos prazos estabelecidos durante as aulas.
- Habilidade de resolução de problemas: A avaliação deve levar em consideração a capacidade da equipe de trabalhar juntos para resolver os problemas propostos.
 
2) Comprometimento discente
 
Atitude indispensável para o aluno que tem a intenção de construir/apropriar-se do conhecimento, mediante a atenção, concentração e esforço para acompanhar as atividades propostas; participação, que se expressa através do registro das ideias desenvolvidas, do cumprimento das tarefas e da proposição de questionamentos fundamentados; pontualidade reveladora de compromisso com as responsabilidades escolares, considerando que o aluno deve cumprir os horários de aulas e outros compromissos, bem como os prazos para entrega das tarefas propostas. 
 
3) Atitudes em consonância com valores, objetivos e princípios adotados pelo IFPR.
É imprescidível que o estudante apresente atitudes de respeito e cordialidade para com as pessoas (estudantes, professores, servidores e comunidade externa); comportamento em observância à ética; respeito à diversidade humana e cultural em todas as suas dimensões; observância ao caráter democrático das decisões coletivas no ambiente interno da sala de aula bem como em sua abrangência social, respeitando o papel mediador dos professores e as atribuições de outros profissionais designados a funções de liderança.
 
A produção do estudante, a partir dos diversificados instrumentos avaliativos, fornecerá ao docente indicadores de seu desenvolvimento. 
Os resultados obtidos no processo de avaliação serão expressos por conceitos, sendo:
Conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
Conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
Conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
Conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.
 
A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando a obtenção de conceito A, B ou C no componente curricular e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do componente curricular.
 
Recuperação Paralela
 
Para os casos de estudantes com baixo rendimento, haverá a oferta de recuperação paralela. A recuperação paralela refere-se à recuperação de conteúdos e de resultados. A recuperação de conteúdos será realizada durante as aulas, a todo e qualquer momento, com novas ações de apropriação e construção de conhecimento pelo estudante. Para a recuperação de conceitos, poderá ser utilizado instrumentos de avaliação diferenciados, favorecendo as diferentes formas de aprender dos(as). O conceito obtido na recuperação paralela substituirá o conceito do instrumento avaliativo referente àquele conteúdo, o qual originou a recuperação paralela. A convocação será realizada via e-mail, com prazos e atividades definidas pelo docente responsável pela disciplina.  

(sugestões na Resolução 50 de 14 de julho de 2017 – artigo 13º )
No decorrer do período de realização da disciplina a recuperação paralela será oferecida aos alunos que deixarem de realizar alguma atividade por motivo justificável e/ou não obtiverem aproveitamento mínimo em qualquer um dos instrumentos avaliativos.
Para a recuperação paralela de conceitos serão utilizados recursos como:
Reabertura de atividades não realizadas (questionários, tarefas, etc);
Envio de listas de exercícios complementares;

Conforme o estabelecido no regulamento didático-pedagógico do correspondente curso e de acordo com o plano de aula da docente. Todas as atividades avaliativas estão descritas num cronograma bimestral e disponibilizadas aos estudantes no Google Classroom.


 
Conteúdo programático
I – TRIGONOMETRIA
  • Razões métricas no triângulo retângulo.
  • Propriedade dos arcos complementares.
  • Unidades de medidas de arcos e ângulos.
  • Arcos côngruos e simétricos.
  • Circunferência Trigonométrica.
  • Seno de um arco.
  • Cosseno de um arco.
  • Tangente de um arco.
  • Equações trigonométricas.
  • Relação trigonométrica fundamental.
  • Funções trigonométricas.
II  – MATRIZES
  • Tipos de matrizes.
  • Igualdade de matrizes.
  • Adição e subtração de matrizes.
  • Multiplicação de um número real por uma matriz.
  • Multiplicação de matrizes.
  • Matriz inversa.
III – DETERMINANTES
  • Determinante de uma matriz quadrada.
  • Determinante de uma matriz de 2ª ordem.
  • Determinante de uma matriz de 3ª ordem – Regra de Sarrus.
  • Determinante de uma matriz de ordem maior que 3.
  • Propriedades e teoremas.
IV – SISTEMAS LINEARES
  • Equação linear.
  • Sistemas lineares.
  • Classificação de um sistema linear.
  • Matrizes associadas a um sistema linear.
  • Regra de Cramer.
  • Resolução de um sistema linear por escalonamento.
  • Discussão de um sistema linear.
V – ANÁLISE COMBINATÓRIA
  • Problemas que envolvem contagem.
  • Princípio multiplicativo.
  • Fatorial.
  • Arranjo simples.
  • Permutação Simples.
  • Combinação simples.
  • Número binomial.
  • Fórmula do binômio de Newton.
VI – PROBABILIDADES
  • Probabilidades de um evento em um espaço amostral finito.
  • Probabilidade com reunião e intersecção de eventos.
  • Probabilidade condicional.
  • Eventos independentes.
VII – GEOMETRIA PLANA
  • Relações métricas no triângulo retângulo.
  • Circunferência.
  • Áreas de figuras geométricas planas.
Recursos
Lousa e giz.
Computador e Datashow.
Materiais manipuláveis.
Referências
REFERÊNCIA BÁSICA
IEZZI, G. Fundamentos de matemática elementar: sequências, matrizes, determinantes e sistemas lineares. Vol. 4. 7ª ed. São Paulo: Atual, 2004.
IEZZI, G. Fundamentos de matemática elementar: trigonometria. Vol. 3. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2004. 
HAZZAN, S. Fundamentos de matemática elementar: combinatória, probabilidade. Vol.5. 8ª ed. São Paulo: Atual, 2013. 
DOLCE, O. Fundamentos de matemática elementar: geometria plana. Vol. 9. São Paulo: Atual, 2013.

REFERÊNCIA COMPLEMENTAR
MLODINOW, L. O andar do bêbado. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
Observações