O processo avaliativo está baseado na Resolução nº 50/2017 do IFPR.
Dimensões da avaliação:
1) Apropriação dos conhecimentos técnicos-científicos;
2) Comprometimento discente;
3) Atitudes em consonância com valores, objetivos e princípios adotados pelo IFPR.
I) Apropriação dos conhecimentos técnicos-científicos
Esta dimensão poderá ser avaliada por meio dos seguintes instrumentos:
1.1) Teste individual:
Os instrumentos avaliativos que poderão ser ofertados autoavaliação, prova dissertativa, prova objetiva, seminário, trabalho em grupo, relatório individual, produção de vídeo, entrevista e mapas conceituais.
- Conhecimento teórico: O estudante deve demonstrar conhecimento sobre os conceitos que foram abordados durante as aulas ou no conteúdo programático.
- Habilidade de resolução de problemas: Capacidade em aplicar os conceitos teóricos na resolução de problemas e aplicações.
- Habilidade de análise de dados: Capacidade em interpretar e analisar dados, gráficos e tabelas.
- Habilidade de comunicação: Capacidade do estudante de comunicar seus pensamentos e ideias de forma clara e organizada.
1.2) Trabalhos em grupo:
Neste instrumento serão avaliados os seguintes critérios:
- Cooperação e gerenciamento do tempo: Um trabalho em equipe deve ser um esforço colaborativo, onde todos os membros contribuem igualmente. A avaliação levará em consideração o quanto cada membro participou e colaborou com os outros membros da equipe. A equipe também será avaliada pelo gerenciamento de seu tempo de forma eficaz para atender aos prazos estabelecidos durante as aulas.
- Habilidade de resolução de problemas: A avaliação deve levar em consideração a capacidade da equipe de trabalhar juntos para resolver os problemas propostos.
2) Comprometimento discente
Atitude indispensável para o aluno que tem a intenção de construir/apropriar-se do conhecimento, mediante a atenção, concentração e esforço para acompanhar as atividades propostas; participação, que se expressa através do registro das ideias desenvolvidas, do cumprimento das tarefas e da proposição de questionamentos fundamentados; pontualidade reveladora de compromisso com as responsabilidades escolares, considerando que o aluno deve cumprir os horários de aulas e outros compromissos, bem como os prazos para entrega das tarefas propostas.
3) Atitudes em consonância com valores, objetivos e princípios adotados pelo IFPR.
É imprescidível que o estudante apresente atitudes de respeito e cordialidade para com as pessoas (estudantes, professores, servidores e comunidade externa); comportamento em observância à ética; respeito à diversidade humana e cultural em todas as suas dimensões; observância ao caráter democrático das decisões coletivas no ambiente interno da sala de aula bem como em sua abrangência social, respeitando o papel mediador dos professores e as atribuições de outros profissionais designados a funções de liderança.
A produção do estudante, a partir dos diversificados instrumentos avaliativos, fornecerá ao docente indicadores de seu desenvolvimento.
Os resultados obtidos no processo de avaliação serão expressos por conceitos, sendo:
Conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
Conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
Conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
Conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.
A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando a obtenção de conceito A, B ou C no componente curricular e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do componente curricular.
Recuperação Paralela
Para os casos de estudantes com baixo rendimento, haverá a oferta de recuperação paralela. A recuperação paralela refere-se à recuperação de conteúdos e de resultados. A recuperação de conteúdos será realizada durante as aulas, a todo e qualquer momento, com novas ações de apropriação e construção de conhecimento pelo estudante. Para a recuperação de conceitos, poderá ser utilizado instrumentos de avaliação diferenciados, favorecendo as diferentes formas de aprender dos(as). O conceito obtido na recuperação paralela substituirá o conceito do instrumento avaliativo referente àquele conteúdo, o qual originou a recuperação paralela. A convocação será realizada via e-mail, com prazos e atividades definidas pelo docente responsável pela disciplina.
(sugestões na Resolução 50 de 14 de julho de 2017 – artigo 13º )
No decorrer do período de realização da disciplina a recuperação paralela será oferecida aos alunos que deixarem de realizar alguma atividade por motivo justificável e/ou não obtiverem aproveitamento mínimo em qualquer um dos instrumentos avaliativos.
Para a recuperação paralela de conceitos serão utilizados recursos como:
Reabertura de atividades não realizadas (questionários, tarefas, etc);
Envio de listas de exercícios complementares;
Conforme o estabelecido no regulamento didático-pedagógico do correspondente curso e de acordo com o plano de aula da docente. Todas as atividades avaliativas estão descritas num cronograma bimestral e disponibilizadas aos estudantes no Google Classroom.
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