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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ALESSANDRA ASSAD ANGIESKI
Componente: Matemática III - Técnico em Processos Fotográficos
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Processos Fotográficos
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 120.0
Total Hora Relógio: 100.0
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 29/10/2024
Última atualização: 12/11/2024
Ementa

Geometria analítica – pontos e retas;
Geometria analítica – estudo da circunferência;
Conjunto dos números complexos;
Polinômios;
Equações polinomiais;
Geometria espacial.

Objetivo Geral

OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

Geral:
- Ampliar e aprofundar os conhecimentos do estudante, desenvolvendo a capacidade de identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
- Preparar o aluno para a compreensão dos conceitos matemáticos, que estarão contextualizados, envolvendo diversas situações problema. Ressalta-se ainda o desenvolvimento do raciocínio lógico, presente durante todo o processo de ensino-aprendizagem destes alunos, que será priorizado durante as aulas.
- Despertar no estudante uma atitude positiva em relação à aprendizagem da matemática.
- Favorecer a aquisição de técnicas e habilidades indispensáveis para a aplicação de conceitos matemáticos na resolução de problemas na vida prática.

Específicos: 
- Compreender e resolver problemas envolvendo polinômios.
- Reconhecer, compreender e aplicar os conceitos de eqações polinomiais.
- Distiguir os sólidos geométricos;
- Aplicar corretamente as fórmulas de áreas e volume para cada um dos tipos de sólidos geométricos;

 

Metodologia

- Aula expositiva e dialogada;
- Seminários exploratórios, com atividades dirigidas;
- Dinâmicas de grupo;
- Aula expositiva com recursos audiovisuais;
- Utilização de recursos tecnológicos (calculadora científica, softwares, etc.)

Avaliação

O processo avaliativo está baseado na Resolução nº 50/2017 do IFPR.
A produção do estudante, a partir dos diversificados instrumentos avaliativos, fornecerá ao docente indicadores de seu desenvolvimento.
Os resultados obtidos no processo de avaliação serão expressos por conceitos, sendo:
Conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
Conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
Conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critério spropostos no plano de ensino;
Conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.

A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando a obtenção de conceito A, B ou C no componente curricular e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do componente curricular.

Possibilidades de avaliações:
Atividades em sala:
As atividades realizadas em sala, no horário da aula, contribuem para a aprendizagem de forma a praticar e esclarecer possíveis dúvidas;
Trabalhos avaliativos podendo ser individual e/ou grupos:
Serão realizadas em no horário da aula, com questões discursivas e/ou objetivas.
Listas de exercícios:
Serão duas formas de lista de exercícios aplicadas. Uma com o intuito apenas de fixação de conteúdos, e a outra como forma avaliativa com data previstade entrega (Acordo entre docente e discente).
Autoavaliação:
Objetivando a reflexão dos estudantes quando ao processo de aprendizagem.
Trabalhos com softwares gratuitos,
por exemplo, GeoGebra: manipulação dos softwares para resolução de trabalhos.
Avaliações individuais:
Avaliação com questões objetivas e/ou , sendo realizada de forma presencial, podendo ser com ou sem consulta.Ocorrerá com data marcada conforme o cronograma.
Outros:
Poderá ser incluído como um critério avaliativo a participação dos estudantes, por exemplo, em horários deatendimento, monitorias, oficinas, etc.

Poderão ser incluídos durante o ano letivo outras formas de avaliação conforme acordo entre docente e discente.

Recuperação Paralela

Para os casos de estudantes com baixo rendimento, haverá a oferta de recuperação paralela. A recuperação paralela refere-se à recuperação de conteúdos e de resultados. A recuperação de conteúdos será realizada durante as aulas, a todo e qualquer momento, com novas ações de apropriação e construção de conhecimento pelo estudante. Para a recuperação de conceitos, poderá ser utilizado instrumentos de avaliação diferenciados, favorecendo as diferentes formas de aprender dos(as). O conceito obtido na recuperação paralela substituirá o conceito do instrumento avaliativo referente àquele conteúdo, o qual originou a recuperação paralela.

(sugestões na Resolução 50 de 14 de julho de 2017 – artigo 13º )
No decorrer do período de realização da disciplina a recuperação paralela será oferecida aos alunos que deixarem de realizar alguma atividade por motivo justificável e/ou não obtiverem aproveitamento mínimo em qualquer um dos instrumentos avaliativos.

A recuperação dos conteúdos é feita de forma contínua e paralela à entrada dos novosconteúdos. Os conteúdos anteriores serão constantemente retomados e revisados a cada entrada de novo conteúdo, na forma de exposição, leitura, pesquisas, exercícios ouresolução de problemas. Atendendo a legislação educacional e as diretrizes do IFPR, Resolução 50/2017 e PPP do Campus.
Resolução 50 - Art. 13 – A recuperação de estudos como parte do processo ensino-aprendizagem é obrigatória e compreende:
§ 1° A Recuperação Contínua, que se constitui como um conjunto de açõesdesenvolvidas no decorrer das aulas, para a retomada de conteúdos que ainda não foramapropriados e/ou construídos pelos estudantes;
§ 2° A Recuperação Paralela, que se constitui como parte integrante do processo de ensino aprendizagem em busca da superação de dificuldades encontradas pelo estudante e deve envolver a recuperação de conteúdos e conceitos a ser realizada por meio de aulas e instrumentos definidos pelo docente em horário diverso das disciplinas/unidades curriculares/componentes curriculares/áreas cursadas pelo estudante, podendo ser presencial e/ou não presencial.

Conteúdo programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo programático é apresentado a partir do dia 07/10/2024, pois foi a partir desta data que assumi a referida turma.

Data Conteúdo
3º Bimestre
07/10/24 Apresentação
14/10/24 Divisão de polinômios: Método da chave
   19/10/24    Reposição - Sábado letivo: Lista de exercícios
21/10/24 Divisão de polinômios: Briot- Ruffini
28/10/24 Recesso
04/11/24 Resolução de exercícios ENEM
11/11/24 Equações Algébricas: Definição, Teorema Fundamental da Álgebra e Decomposição
4º Bimestre
18/11/24 Equações Algébricas: Multiplicidade e raízes complexas
25/11/24 Equações Algébricas: Raízes de uma equação polinomial com coeficientes reais
02/12/24 Geometria Espacial: Corpos Redondos e Poliedros (convexos e não convexos)
09/12/24 Geometria Espacial: Construção do esqueleto dos poliedros - Relação de Euler
14/12/24 Reposição - Sábado letivo: Lista de exercícios
16/12/24 Geometria Espacial: Resolução de exercícios
23/12/24 Recesso
30/12/24 Recesso
06/01/25 Finalização da produção dos vídeos
13/01/25 Apresentação dos vídeos
20/01/25 Correções de avaliações e conselho de classe
27/01/25 Correções de avaliações e conselho de classe

 

Recursos
Quadro de giz;
Quadro branco;
Aparelho multimídia;
Softwares gratuitos;
Computador;
Internet;
Celular;
Materiais manipuláveis.
Referências

BIBLIOGRAFIA

 

- BÁSICA:

Manoel Paiva. Matemática. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005.
José Luiz Pastore Mello. Matemática Construção e Significado. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2005.
José Ruy Giovanni e José Roberto Bonjorno. Matemática Completa. 2ª. São Paulo: FTD, 2005.

 

-COMPLEMENTAR:

José Ruy Giovanni, José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Jr. Matemática Fundamental. 1ª. São Paulo: FTD, 2002.
Jackson Ribeiro. Matemática Ciência e Linguagem 3. 1ª. São Paulo: Scipione, 2008.
Antonio Carlos Rosso Jr. e Patrícia Furtado. Matemática Uma Ciência para a Vida 3. 1ª. São Paulo: Harbra, 2011.
Manoel Paiva. Moderna Plus Matemática 3. 1ª. São Paulo: Moderna.
Juliano Niederauer e Marla Fernanda Caumo de Aguiar. Desafios e Enigmas. Novera, 2007.

Observações