SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ALESSANDRA ASSAD ANGIESKI
Componente: Matemática III - TEC.PROCESSOS FOTOGRÁFICOS
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Processos Fotográficos
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 120.0
Total Hora Relógio: 100.0
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 29/10/2024
Última atualização: 29/10/2024
Ementa

EMENTA (Sinopse do Conteúdo) 

 

  1. GEOMETRIA  ANALÍTICA
  2. CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS
  3. POLINÔMIOS
  4. EQUAÇÕES POLINOMIAIS
  5. GEOMETRIA ESPACIAL
Objetivo Geral

OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

 

·         Compreender, interpretar, tratar e analisar a linguagem matemática. Entender que ela além de comunicar produz conhecimento por meio da investigação de situações de aprendizagem em diversos contextos e situações investigadas.

·         Problematizar diversos contextos por meio de conceitos e procedimentos matemáticos para ampliar a visão do estudante a partir de uma aprendizagem com significado.

·         Analisar o mundo físico a partir do estudo das várias geometrias investigando situações de aprendizagem abrangendo os vários contextos para entender que a linguagem matemática comunica e produz realidades.

·         Problematizar os contextos por meio do uso adequado dos instrumentos de medidas e do conhecimento da linguagem matemática para ampliar o conhecimento do mundo físico. 

Analisar situações de contextos variados a partir de situações de aprendizagens e do uso da linguagem matemática.
Metodologia

TÉCNICAS DE ENSINO/ METODOLOGIA

 

As aulas de Matemática III serão desenvolvidas com base na participação ativa dos alunos, sendo que eles serão os elementos centrais do processo de ensino aprendizagem, atuando como autores e atores da assimilação/apropriação do conhecimento sistematizado. Para tal, as aulas serão realizadas com base em:

 

  • Aula expositiva dialogada
  • Abordagem de aspectos da história da matemática.
  • Atividades em duplas ou grupos, desenvolvidos em sala.
  • Aplicação de exercícios do livro didático, enriquecido com material complementar envolvendo questões de vestibular, do ENEM e outras pertinentes ao conteúdo programático.
  • Interdisciplinaridade: mostrar a relação dos conteúdos em outras áreas do conhecimento.
Interação com o aluno, através de artigos científicos indicados pelo professor, seja na disponibilização de materiais de estudos ou simplesmente na troca de ideias.
Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO  E REGIME DE RECUPERAÇÃO

O processo avaliativo está baseado na Resolução nº 50/2017 do IFPR.

Dimensões da avaliação:
1) Apropriação dos conhecimentos técnicos-científicos;
2) Comprometimento discente;
3) Atitudes em consonância com valores, objetivos e princípios adotados pelo IFPR.
 
I) Apropriação dos conhecimentos técnicos-científicos
Esta dimensão poderá ser avaliada por meio dos seguintes instrumentos:
1.1) Teste individual:  
Os instrumentos avaliativos que poderão ser ofertados autoavaliação, prova dissertativa, prova objetiva, seminário, trabalho em grupo, relatório individual, produção de vídeo, entrevista e mapas conceituais. 
-  Conhecimento teórico: O estudante deve demonstrar conhecimento sobre os conceitos que foram abordados durante as aulas ou no conteúdo programático.
-  Habilidade de resolução de problemas: Capacidade em aplicar os conceitos teóricos na resolução de problemas e aplicações.
-  Habilidade de análise de dados:  Capacidade em interpretar e analisar dados, gráficos e tabelas.
-  Habilidade de comunicação: Capacidade do estudante de comunicar seus pensamentos e ideias de forma clara e organizada.
 
1.2) Trabalhos em grupo:
Neste instrumento serão avaliados os seguintes critérios:
- Cooperação e gerenciamento do tempo: Um trabalho em equipe deve ser um esforço colaborativo, onde todos os membros contribuem igualmente. A avaliação levará em consideração o quanto cada membro participou e colaborou com os outros membros da equipe. A equipe também será avaliada pelo gerenciamento de seu tempo de forma eficaz para atender aos prazos estabelecidos durante as aulas.
- Habilidade de resolução de problemas: A avaliação deve levar em consideração a capacidade da equipe de trabalhar juntos para resolver os problemas propostos.
 
2) Comprometimento discente
 
Atitude indispensável para o aluno que tem a intenção de construir/apropriar-se do conhecimento, mediante a atenção, concentração e esforço para acompanhar as atividades propostas; participação, que se expressa através do registro das ideias desenvolvidas, do cumprimento das tarefas e da proposição de questionamentos fundamentados; pontualidade reveladora de compromisso com as responsabilidades escolares, considerando que o aluno deve cumprir os horários de aulas e outros compromissos, bem como os prazos para entrega das tarefas propostas. 
 
3) Atitudes em consonância com valores, objetivos e princípios adotados pelo IFPR.
É imprescidível que o estudante apresente atitudes de respeito e cordialidade para com as pessoas (estudantes, professores, servidores e comunidade externa); comportamento em observância à ética; respeito à diversidade humana e cultural em todas as suas dimensões; observância ao caráter democrático das decisões coletivas no ambiente interno da sala de aula bem como em sua abrangência social, respeitando o papel mediador dos professores e as atribuições de outros profissionais designados a funções de liderança.
 
 
A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando a obtenção de conceito A, B ou C no componente curricular e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do componente curricular.
 
Recuperação Paralela
 
Para os casos de estudantes com baixo rendimento, haverá a oferta de recuperação paralela. A recuperação paralela refere-se à recuperação de conteúdos e de resultados. A recuperação de conteúdos será realizada durante as aulas, a todo e qualquer momento, com novas ações de apropriação e construção de conhecimento pelo estudante. Para a recuperação de conceitos, poderá ser utilizado instrumentos de avaliação diferenciados, favorecendo as diferentes formas de aprender dos(as). O conceito obtido na recuperação paralela substituirá o conceito do instrumento avaliativo referente àquele conteúdo, o qual originou a recuperação paralela. A convocação será realizada via e-mail, com prazos e atividades definidas pelo docente responsável pela disciplina.  

(sugestões na Resolução 50 de 14 de julho de 2017 – artigo 13º )
No decorrer do período de realização da disciplina a recuperação paralela será oferecida aos alunos que deixarem de realizar alguma atividade por motivo justificável e/ou não obtiverem aproveitamento mínimo em qualquer um dos instrumentos avaliativos.
Para a recuperação paralela de conceitos serão utilizados recursos como:
Reabertura de atividades não realizadas (questionários, tarefas, etc);
Envio de listas de exercícios complementares;

Mais explicitamente: em cada bimestre letivo, haverá no mínimo dois instrumentos avaliativos, aplicados de forma individual e escritos.

Os resultados obtidos durante o processo avaliativo serão discutidos em sala de   aula, a fim de informar ao aluno sobre o seu êxito e, caso haja deficiência na aprendizagem, o aluno será orientado para que este avance em direção aos objetivos da avaliação  previamente estabelecidos.

As avaliações terão cunho diagnóstico e servirão de base para a retomada de conteúdos e redirecionamento das atividades docentes. Como instrumentos avaliativos serão realizados: provas, listas de exercícios, seminários e trabalhos teórico-práticos.

Aos alunos que não conseguirem atingir os objetivos propostos nos estudos de cada conteúdo, será oportunizado apoio pedagógico para dirimir as dúvidas e/ou as dificuldades de aprendizagem apresentadas, cabendo ao aluno aproveitar este momento que lhe será ofertado. Ao final de cada bimestre, será oportunizada aos alunos com menor rendimento uma nova avaliação que substituirá o conceito bimestral, caso o aluno consiga obter um melhor desempenho.

 

A tabela a seguir indica a relação entre conceitos e notas que será adotado nesta disciplina.

Conceito

Nota

A

90,00 a 100,00

B

75,00 a 89,00

C

60,00 a 74,00

D

0 a 59,00

Conteúdo programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

I - GEOMETRIA ANALÍTICA

  • Introdução.
  • Distâncias.
  • Coeficiente Angular.
  • Equações de uma Reta.
  • Posição Relativa de duas Retas.
  • Estudo da Circunferência.
  • Posições Relativas entre Pontos, Retas e Circunferências.

 

II – CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS

  • Os Números Complexos.
  • Raízes.
  • Forma Trigonométrica ou Polar.
  • Plano de Argand-Gauss.
  • Módulo.

 

III – POLINÔMIOS

  • Função Polinomial.
  • Operações com Polinômios.
  • Fatorando Polinômios.

 

 

IV- EQUAÇÕES POLINOMIAIS

  • Equações Polinomiais do 3° grau.
  • Raízes.
  • Relações.

 

V- GEOMETRIA ESPACIAL

  • Prismas e Cilindros.
  • Pirâmides e Cones.
  • Troncos.
  • Esferas.
Recursos
As aulas serão ministradas utilizando os seguintes recursos didáticos e tecnológicos: quadro de giz, recursos áudio visuais (aparelho multimídia), equipamentos e reagentes laboratoriais para aulas práticas,  internet e celulares.
Referências

BIBLIOGRAFIA

 

- BÁSICA:

 

[1] MELLO, J.L.P. Matemática Construção e Significado. 1ª ed., São Paulo: Moderna, 2005.

[2] PAIVA, M. Matemática. 1ª ed.,São Paulo: Moderna, 2005.

[3] ROSSO, A. C.; FURTADO, P. Matemática Uma Ciência para a Vida . 1ª ed., São Paulo: Harbra, 2011.

 

-COMPLEMENTAR:

 

[4] GIOVANNI, J. R.; BONJORNO, J.R. Matemática Completa. 2ª ed., São Paulo: FTD. 2005.

[5] RIBEIRO, JACKSON. Matemática Ciência e Linguagem. 1ª ed., São Paulo: Scipione, 2008.

Observações