O processo avaliativo está baseado na Resolução nº 50/2017 do IFPR.
A produção do estudante, a partir dos diversificados instrumentos avaliativos, fornecerá ao docente indicadores de seu desenvolvimento.
Os resultados obtidos no processo de avaliação serão expressos por conceitos, sendo:
Conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
Conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
Conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critério spropostos no plano de ensino;
Conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.
A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando a obtenção de conceito A, B ou C no componente curricular e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do componente curricular.
Possibilidades de avaliações:
Atividades em sala:
As atividades realizadas em sala, no horário da aula, contribuem para a aprendizagem de forma a praticar e esclarecer possíveis dúvidas;
Trabalhos avaliativos podendo ser individual e/ou grupos:
Serão realizadas em no horário da aula, com questões discursivas e/ou objetivas.
Listas de exercícios:
Serão duas formas de lista de exercícios aplicadas. Uma com o intuito apenas de fixação de conteúdos, e a outra como forma avaliativa com data previstade entrega (Acordo entre docente e discente).
Autoavaliação:
Objetivando a reflexão dos estudantes quando ao processo de aprendizagem.
Trabalhos com softwares gratuitos,
por exemplo, GeoGebra: manipulação dos softwares para resolução de trabalhos.
Avaliações individuais:
Avaliação com questões objetivas e/ou , sendo realizada de forma presencial, podendo ser com ou sem consulta.Ocorrerá com data marcada conforme o cronograma.
Outros:
Poderá ser incluído como um critério avaliativo a participação dos estudantes, por exemplo, em horários deatendimento, monitorias, oficinas, etc.
Poderão ser incluídos durante o ano letivo outras formas de avaliação conforme acordo entre docente e discente.
Recuperação Paralela
Para os casos de estudantes com baixo rendimento, haverá a oferta de recuperação paralela. A recuperação paralela refere-se à recuperação de conteúdos e de resultados. A recuperação de conteúdos será realizada durante as aulas, a todo e qualquer momento, com novas ações de apropriação e construção de conhecimento pelo estudante. Para a recuperação de conceitos, poderá ser utilizado instrumentos de avaliação diferenciados, favorecendo as diferentes formas de aprender dos(as). O conceito obtido na recuperação paralela substituirá o conceito do instrumento avaliativo referente àquele conteúdo, o qual originou a recuperação paralela.
(sugestões na Resolução 50 de 14 de julho de 2017 – artigo 13º )
No decorrer do período de realização da disciplina a recuperação paralela será oferecida aos alunos que deixarem de realizar alguma atividade por motivo justificável e/ou não obtiverem aproveitamento mínimo em qualquer um dos instrumentos avaliativos.
A recuperação dos conteúdos é feita de forma contínua e paralela à entrada dos novosconteúdos. Os conteúdos anteriores serão constantemente retomados e revisados a cada entrada de novo conteúdo, na forma de exposição, leitura, pesquisas, exercícios ouresolução de problemas. Atendendo a legislação educacional e as diretrizes do IFPR, Resolução 50/2017 e PPP do Campus.
Resolução 50 - Art. 13 – A recuperação de estudos como parte do processo ensino-aprendizagem é obrigatória e compreende:
§ 1° A Recuperação Contínua, que se constitui como um conjunto de açõesdesenvolvidas no decorrer das aulas, para a retomada de conteúdos que ainda não foramapropriados e/ou construídos pelos estudantes;
§ 2° A Recuperação Paralela, que se constitui como parte integrante do processo de ensino aprendizagem em busca da superação de dificuldades encontradas pelo estudante e deve envolver a recuperação de conteúdos e conceitos a ser realizada por meio de aulas e instrumentos definidos pelo docente em horário diverso das disciplinas/unidades curriculares/componentes curriculares/áreas cursadas pelo estudante, podendo ser presencial e/ou não presencial. |