Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ALESSANDRA ASSAD ANGIESKI |
Componente: | Matemática III - TEC.PROCESSOS FOTOGRÁFICOS |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Processos Fotográficos |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 120.0 |
Total Hora Relógio: | 100.0 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 29/10/2024 |
Última atualização: | 29/10/2024 |
EMENTA (Sinopse do Conteúdo)
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OBJETIVOS DA DISCIPLINA
· Compreender, interpretar, tratar e analisar a linguagem matemática. Entender que ela além de comunicar produz conhecimento por meio da investigação de situações de aprendizagem em diversos contextos e situações investigadas. · Problematizar diversos contextos por meio de conceitos e procedimentos matemáticos para ampliar a visão do estudante a partir de uma aprendizagem com significado. · Analisar o mundo físico a partir do estudo das várias geometrias investigando situações de aprendizagem abrangendo os vários contextos para entender que a linguagem matemática comunica e produz realidades. · Problematizar os contextos por meio do uso adequado dos instrumentos de medidas e do conhecimento da linguagem matemática para ampliar o conhecimento do mundo físico. Analisar situações de contextos variados a partir de situações de aprendizagens e do uso da linguagem matemática. |
TÉCNICAS DE ENSINO/ METODOLOGIA
As aulas de Matemática III serão desenvolvidas com base na participação ativa dos alunos, sendo que eles serão os elementos centrais do processo de ensino aprendizagem, atuando como autores e atores da assimilação/apropriação do conhecimento sistematizado. Para tal, as aulas serão realizadas com base em:
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E REGIME DE RECUPERAÇÃO O processo avaliativo está baseado na Resolução nº 50/2017 do IFPR. Mais explicitamente: em cada bimestre letivo, haverá no mínimo dois instrumentos avaliativos, aplicados de forma individual e escritos. Os resultados obtidos durante o processo avaliativo serão discutidos em sala de aula, a fim de informar ao aluno sobre o seu êxito e, caso haja deficiência na aprendizagem, o aluno será orientado para que este avance em direção aos objetivos da avaliação previamente estabelecidos. As avaliações terão cunho diagnóstico e servirão de base para a retomada de conteúdos e redirecionamento das atividades docentes. Como instrumentos avaliativos serão realizados: provas, listas de exercícios, seminários e trabalhos teórico-práticos. Aos alunos que não conseguirem atingir os objetivos propostos nos estudos de cada conteúdo, será oportunizado apoio pedagógico para dirimir as dúvidas e/ou as dificuldades de aprendizagem apresentadas, cabendo ao aluno aproveitar este momento que lhe será ofertado. Ao final de cada bimestre, será oportunizada aos alunos com menor rendimento uma nova avaliação que substituirá o conceito bimestral, caso o aluno consiga obter um melhor desempenho.
A tabela a seguir indica a relação entre conceitos e notas que será adotado nesta disciplina.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I - GEOMETRIA ANALÍTICA
II – CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS
III – POLINÔMIOS
IV- EQUAÇÕES POLINOMIAIS
V- GEOMETRIA ESPACIAL
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As aulas serão ministradas utilizando os seguintes recursos didáticos e tecnológicos: quadro de giz, recursos áudio visuais (aparelho multimídia), equipamentos e reagentes laboratoriais para aulas práticas, internet e celulares. |
BIBLIOGRAFIA
- BÁSICA:
[1] MELLO, J.L.P. Matemática Construção e Significado. 1ª ed., São Paulo: Moderna, 2005. [2] PAIVA, M. Matemática. 1ª ed.,São Paulo: Moderna, 2005. [3] ROSSO, A. C.; FURTADO, P. Matemática Uma Ciência para a Vida . 1ª ed., São Paulo: Harbra, 2011.
-COMPLEMENTAR:
[4] GIOVANNI, J. R.; BONJORNO, J.R. Matemática Completa. 2ª ed., São Paulo: FTD. 2005. [5] RIBEIRO, JACKSON. Matemática Ciência e Linguagem. 1ª ed., São Paulo: Scipione, 2008. |