SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: DORIANA CRISTINA G. GIRATA
ADRIANE BASTOS POMPERMAYER
EMILLY GODINHO CORRÊA
FLAVIA INOJOSA COUTINHO DE LIMA
Componente: Prática Profissional em Saúde Bucal II
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Saúde Bucal
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 29/10/2024
Última atualização: 29/10/2024
Ementa
Instrumentais e materiais para as principais atividades clínicas.
• Preparo de bandejas/ mesa clínica
• Manipulação de materiais odontológicos.
• Afiação do instrumental para periodontia.
• Tipos de escovas e demais higienizadores bucais e sua utilização.
• Técnica de revelação de placa bacteriana.
• Sequência de escovação supervisionada
• Processos educativos para as diferentes fases e condições do ciclo de vida
Objetivo Geral
Introduzir novos materiais odontológicos e instrumentais na prática do ASB/TSB, saber realizar escovação supervisionada e controle mecânico do bioflme dental através de higienizadores.
Metodologia
Será utilizada metodologias ativas e pedagogia da problematização, aula prática e aula expostivia dialogada.
Avaliação
Serão realizadas avalições escritas, seminários e trabalhos em grupo.
Conteúdo programático
• Apresentação da disciplina. Atividade de metodologia ativa: relembrando Prática Profissional em Saúde Bucal I.
• Higienizadores Bucais. Atividade em sala de aula: Resolução de cenários reais, como o ASB/TSB pode agir frente a situações desafiadoras. Trabalho em grupo (em sala de aula).
• Bandejas odontológicas: Como o ASB/TBS deve montar a bandeja para diferentes especialidades. Pesquisa em sala de aula. (Finalização em dispersão)
• Confecção de material para a Feira de Saúde Bucal (em sala de aula)
• Feira de Saúde Bucal
• Bandejas odontológicas: Como o ASB/TBS deve montar a bandeja para diferentes especialidades. Apresentação das bandejas e montagem das bandejas em sala de aula (Corresponde a primeira avaliação do componente)
• Equipamentos, instrumentais e materiais de uso odontológico e montagem das bandejas em sala de aula.
• Revelação de biofilme dental (conhecer os evidenciadores de biofilme dental), sequência de higienização bucal supervisionada e Índice de higiene oral simplificado – IHOS. Atividade em sala de aula: exercícios sobre IHOS.
• Demonstração e realização da manipulação de materiais de proteção do complexo dentino-pulpar, e demonstração de materiais de prevenção à cárie dentária e doença periodontal.
• Produção de materiais educativos nos diferentes ciclos de vida
Recursos
Multimidia, quadro negro, giz, computador.
Referências
Bibliografia Básica:
ELEY, B.M.; SOORY, M.; MANSON, J.D. Periodontia. 6ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
BASTOS, J.R.de M.; PERES, S.H. de C. S.; CALDANA, M.de L. Educação em Saúde com Enfoque em Odontologia e em Fonoaudiologia. São Paulo: Santos, 2007.
LADEIRA, I.; CALDAS, S. Fantoches. 2ªed. João Pessoa: Scipione, 2001.
Bibliografia Complementar:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal. (Cadernos de Atenção Básica, n. 17). Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
CURITIBA. Secretaria da Saúde de Curitiba. Centro de Informações em Saúde. Protocolo integrado de atenção à saúde bucal. Curitiba: Secretaria de Saúde de Curitiba, 2004.
PEREIRA, A. C. et al. Odontologia em Saúde Coletiva: Planejando Ações e Promovendo Saúde. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Observações