Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | DORIANA CRISTINA G. GIRATA ADRIANE BASTOS POMPERMAYER EMILLY GODINHO CORRÊA FLAVIA INOJOSA COUTINHO DE LIMA |
Componente: | Prática Profissional em Saúde Bucal II |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Saúde Bucal |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 29/10/2024 |
Última atualização: | 29/10/2024 |
Instrumentais e materiais para as principais atividades clínicas. • Preparo de bandejas/ mesa clínica • Manipulação de materiais odontológicos. • Afiação do instrumental para periodontia. • Tipos de escovas e demais higienizadores bucais e sua utilização. • Técnica de revelação de placa bacteriana. • Sequência de escovação supervisionada • Processos educativos para as diferentes fases e condições do ciclo de vida |
Introduzir novos materiais odontológicos e instrumentais na prática do ASB/TSB, saber realizar escovação supervisionada e controle mecânico do bioflme dental através de higienizadores. |
Será utilizada metodologias ativas e pedagogia da problematização, aula prática e aula expostivia dialogada. |
Serão realizadas avalições escritas, seminários e trabalhos em grupo. |
• Apresentação da disciplina. Atividade de metodologia ativa: relembrando Prática Profissional em Saúde Bucal I. • Higienizadores Bucais. Atividade em sala de aula: Resolução de cenários reais, como o ASB/TSB pode agir frente a situações desafiadoras. Trabalho em grupo (em sala de aula). • Bandejas odontológicas: Como o ASB/TBS deve montar a bandeja para diferentes especialidades. Pesquisa em sala de aula. (Finalização em dispersão) • Confecção de material para a Feira de Saúde Bucal (em sala de aula) • Feira de Saúde Bucal • Bandejas odontológicas: Como o ASB/TBS deve montar a bandeja para diferentes especialidades. Apresentação das bandejas e montagem das bandejas em sala de aula (Corresponde a primeira avaliação do componente) • Equipamentos, instrumentais e materiais de uso odontológico e montagem das bandejas em sala de aula. • Revelação de biofilme dental (conhecer os evidenciadores de biofilme dental), sequência de higienização bucal supervisionada e Índice de higiene oral simplificado – IHOS. Atividade em sala de aula: exercícios sobre IHOS. • Demonstração e realização da manipulação de materiais de proteção do complexo dentino-pulpar, e demonstração de materiais de prevenção à cárie dentária e doença periodontal. • Produção de materiais educativos nos diferentes ciclos de vida |
Multimidia, quadro negro, giz, computador. |
Bibliografia Básica: ELEY, B.M.; SOORY, M.; MANSON, J.D. Periodontia. 6ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. BASTOS, J.R.de M.; PERES, S.H. de C. S.; CALDANA, M.de L. Educação em Saúde com Enfoque em Odontologia e em Fonoaudiologia. São Paulo: Santos, 2007. LADEIRA, I.; CALDAS, S. Fantoches. 2ªed. João Pessoa: Scipione, 2001. Bibliografia Complementar: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal. (Cadernos de Atenção Básica, n. 17). Brasília: Ministério da Saúde, 2006. CURITIBA. Secretaria da Saúde de Curitiba. Centro de Informações em Saúde. Protocolo integrado de atenção à saúde bucal. Curitiba: Secretaria de Saúde de Curitiba, 2004. PEREIRA, A. C. et al. Odontologia em Saúde Coletiva: Planejando Ações e Promovendo Saúde. Porto Alegre: Artmed, 2003. |