Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | DORIANA CRISTINA G. GIRATA ADRIANE BASTOS POMPERMAYER EMILLY GODINHO CORRÊA FLAVIA INOJOSA COUTINHO DE LIMA |
Componente: | Procedimentos Restauradores I |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Saúde Bucal |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 33.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 29/10/2024 |
Última atualização: | 29/10/2024 |
Classificação das cavidades. Motivos para restaurar os dentes. Isolamento do campo operatório: relativo e absoluto. Materiais de limpeza cavitária. Materiais de proteção do complexo dentino-pulpar. Materiais restauradores temporários. Amálgama dentário, resina composta e cimento de ionômero de vidro. Técnicas de manipulação de materiais e desenvolvimento de habilidade manual. Organização de bandejas e mesas para procedimentos restauradores. |
• Auxiliar e instrumentar o cirurgião-dentista e/ou técnico em saúde bucal na prestação dos cuidados de recuperação e manutenção da saúde bucal
• Reconhecer os fatores que levam ao tratamento restaurador
• Identificar a classificação das cavidades dentárias
• Conhecer as técnicas de isolamento do campo operatório
• Realizar o preparo de bandejas, separando material e instrumental adequado a cada tipo de restauração
• Conhecer os materiais de limpeza cavitária, forramento de cavidades e de proteção do complexo dentino-pulpar
• Conhecer os materiais restauradores
• Conhecer os procedimentos de restauração com o amálgama dentário
• Conhecer os procedimentos de restauração com a resina composta
• Conhecer os procedimentos de restauração com o cimento de ionômero de vidro e compômero
• Identificar o instrumental e material adequado a cada tipo de restauração |
A metodologia a ser utilizada é a problematização, tendo como ponto de partida as experiências vividas pelos alunos, que participarão ativamente da construção do seu próprio conhecimento.
Técnicas de ensino: exposição oral dialogada, leitura de textos, discussões em grupo, trabalhos em grupo, exercícios escritos, apresentação de seminários, apresentação de vídeos.
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• A avaliação será contínua e progressiva, sendo verificada pela freqüência, assiduidade, pontualidade, participação e aproveitamento do aluno nas aulas, em seminários de apresentação de trabalhos de pesquisa, trabalhos em grupo, resolução de exercícios, estudos dirigidos, bem como trabalhos de investigação científica a serem elaborados individualmente ou em grupo.
• A recuperação dos conteúdos será concomitante ao processo ensino-aprendizagem, sendo ofertada aos alunos a oportunidade de orientação pelo professor, fora do horário de aula, bem como, a realização de trabalhos de pesquisa que visem um melhor aproveitamento dos conteúdos não apreendidos.
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• Classificação das cavidades
• Fatores que levam às restaurações dentárias
• Técnicas de isolamento do Campo Operatório – relativo e absoluto
• Materiais de limpeza da cavidade e proteção do complexo dentino-pulpar.
• Propriedades dos materiais restauradores: amálgama, resina composta e adesivos, cimento de ionômero de vidro e materiais provisórios
• Técnicas de manipulação dos materiais restauradores
• Organização de bandejas e mesas para os procedimentos restauradores |
Quadro de giz, aparelho multimidia, livros e artigos, materiais de consumo |
Bibliografia Básica:
LOBAS, C. F. S. et al. Tsb e Asb - Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal - Odontologia de Qualidade. 2ª ed. São Paulo: Santos, 2008.
REIS, A.; LOGUERCIO, A. D. Materiais Dentários Restauradores Diretos – dos Fundamentos à Aplicação Clínica. São Paulo: Santos, 2009.
BARATIERI, L.N. Odontologia Restauradora – Fundamentos e Técnicas (2 volumes). São Paulo: Santos, 2010.
Bibliografia Complementar:
RAGGIO, D.P. et al. Tratamento Restaurador Atraumático (ART) Realidade e Perspectivas. São Paulo: Santos, 2011.
MONDELLI, J. Fundamentos de Dentística Operatória. 1ªed. São Paulo: Santos, 2006.
MASIOLI, M.A. Odontologia Restauradora de A a Z. 1ªed. Florianópolis: Ponto, 2012.
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