Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | BERENICE MARIE B. ROMANELLI |
Componente: | Psicologia das relações humanas - Técnico em Produção de Áudio e Vídeo |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Produção de Aúdio e Vídeo |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 33.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 29/10/2024 |
Última atualização: | 29/10/2024 |
A psicologia como campo do conhecimento. A constituição da subjetividade. Relações humanas no trabalho: comunicação, dinâmica grupal, cooperação e gerenciamento de conflitos. Qualidade de vida e sofrimento psíquico. |
Reconhecer a psicologia como ciência, diferenciando-a do conhecimento do senso- comum. Compreender o sujeito psicológico como multideterminado. Refletir sobre a importância do trabalho na constituição subjetiva do ser humano. Refletir sobre as relações humanas e psicossociais no trabalho. Analisar as inter-relações entre trabalho e saúde, observando como os processos de gestão e o relacionamento humano no trabalho podem conduzir à promoção de saúde ou ao adoecimento. |
Aulas expositivo-dialogadas, visita à exposição, fruição de vídeos, produção de material de síntese escrita e sistematizada em sala, individualmente ou em grupos. |
Dos alunos: A avaliação é contínua e cumulativa. Os alunos serão avaliados de forma variada, integrando atividades em grupo, estudos de caso e atividades individuais escritas e postadas no google classroom ou entregues em sala. Da recuperação: A recuperação de conteúdos será contínua durante o período letivo por meio de atividades orientadas. |
A Psicologia como ciência: seus objetos de estudo. O ser humano como multideterminado Subjetividade: constituição, características A formação da subjetividade O trabalho como parte da constituição subjetiva do ser humano. Psicopatologia do Trabalho de Christophe Dejours: sofrimento e bem estar no trabalho O trabalho na área de produção audiovisual: desafios e possibilidades do ponto de vista do trabalhador Experiências afetivas, emoções, estresse no trabalho Relações humanas no trabalho: comunicação, assertividade, gerenciamento de conflitos Assertividade na comunicação com os clientes/parceiros e colaboradores |
Projetor multimídia, computador e caixas de som. Google sala de aula para compartilhar com os estudantes os materiais e cronograma das aulas. |
Bibliografia Básica: BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. DEJOURS, Christophe; ABDOUCHELI, Elisabeth; JAYET, Christian. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994. MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 10. ed. rev. e ampl. Rio deJaneiro: José Olympio, 2005. Bibliografia Complementar: CHANLAT, Jean-François (Coord). O Indivíduo na organização: dimensões esquecidas . 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda A. P. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. JACQUES, Maria da Graça Corrêa; CODO, Wanderley. Saúde mental e trabalho: leituras . 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. LANE, S. T. M.; CODO, W. (Org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1994. LIPP, Marilda Novaes; ROCHA, João Carlos. Sentimentos que causam stress: como lidar com eles. Campinas: Papirus, 2009. |
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