Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | VANESSA LOPES RIBEIRO |
Componente: | Pesquisa pedagógica - TCC II |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Pedagogia |
Série/período/semestre: | 8 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 80.0 |
Duração da aula (min): | 60 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 03/12/2024 |
Última atualização: | 03/12/2024 |
Realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Relatório de Atividades. Defesa pública do TCC. |
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A metodologia de ensino do componente curricular de pesquisa Pedagógica- TCC III organizar-se-á num trabalho conjunto entre a professora do componente e os professores/as orientadores/as. As aulas serão ora teóricas, ministradas pela professora do componente, de análise de conteúdos da pesquisa e ora para escrita e orientação do artigo científico resultando como trabalho de conclusão de curso. Quando aulas teóricas serão ministradas por meio de exposição oral, rodas de debates, seminários. Os momentos de exposição dialogada do conteúdo estarão integrados aos momentos práticos da construção do trabalho de investigação. Como recursos serão utilizados formulários, imagens, roteiros, vídeos, slides, quadro de giz, e-mail, ficha de leitura. Como parte dessa relação teoria e prática-práxis, serão utilizados leituras de obras e autores (referentes a pesquisa em geral e sobre os objetos específicos de pesquisa de cada acadêmico/a), textos, fichamento de leituras, orientações do trabalho de organização e escrita do trabalho de conclusão do curso. Para além da metodologia da aula, integra-se ao componente curricular a proposta de trabalho interdisciplinar da turma do oitavo período, organizado coletivamente pelos docentes do período. Como fio condutor do trabalho o eixo Pesquisa e produção do conhecimento será o meio pelo qual se articulam os conteúdos da ementa do componente. O método de trabalho do curso está ancorado na da pedagogia histórico-crítica que prevê a seguinte organização: 1. Listagem de categorias centrais trabalhadas pela ementa dos componentes para dialogar com as demais categorias de outros componentes trabalhados no período; 2. Para atividades da prática social inicial no trabalho interdisciplinar, cada docente elaborou atividades/questões de levantamento para identificar nos conteúdos quais conhecimentos percepções os estudantes já trazem para o processo. 3. Após o acesso aos dados das respostas dos estudantes, elaboram-se questões problematizadoras, considerando o eixo e a ementa para que sejam uma espécie de balizador dos estudos do semestre. 4. No momento da instrumentalização poderão ser organizadas atividades coletivas entre componentes, porém a ênfase recai sobre o ensino aprofundado em cada componente dos conteúdos da ementa que dialogam permanentemente com o eixo e as questões problematizadoras. 5. Para articular o trabalho interdisciplinar foram planejados um trabalho final comum entre todos os componentes e um seminário sistematizador por turma, para síntese das questões problematizadoras tanto por parte dos docentes quanto dos estudantes. Para visualizar o planejamento interdisciplinar na íntegra acessar no link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1zdaGJT8MxDevr_fsxP2hMy5h3gcDwIt4FoOdtDG4NkU/edit?usp=sharing |
A avaliação seguirá a Resolução Nº 50 de 14 de Julho de 2017 que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR e seus princípios e ações serão fundamentadas no projeto político pedagógico do IFPR Campus Curitiba e na Proposta Curricular do Curso de pedagogia. Como a avaliação é parte integrante da ação pedagógica e não um ato em si, seu objetivo principal é a coleta de dados e a qualificação da realidade levantada, tendo em vista as mudanças necessárias para qualificar tanto as práticas de ensino adotadas quanto às aprendizagens dos estudantes. É o instrumento que possibilitará tanto ao docente quanto aos acadêmic@s, levantar e registrar as apropriações científicas e as condições de sua efetivação, dado que não estejam de acordo com os resultados esperados possam ser re-planejadas para tornar efetivos os objetivos propostos. Dito de outra forma tem-se como finalidade avaliativa a gestão da ação pedagógica de professores e estudantes no processo, conforme salienta o autor Cipriano Luckesi, o qual é possível sempre repensar e propor novas e melhores formas para garantir sua finalidade principal que é a apropriação do conhecimento. A Resolução Nº50/2017, estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. (...) Parágrafo único. O docente deve utilizar, ao menos, dois instrumentos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais. Art. 11. Os docentes terão autonomia didático/metodológica para definir qual estratégia, instrumentos e critérios avaliativos serão os mais adequados a serem utilizados, sempre em consonância com os valores, objetivos e princípios adotados pelo IFPR. (...) A avaliação concretizar-se-á no componente de forma individual e coletiva com base nos trabalhos realizados no componente e no trabalho interdisciplinar,no qual se propôs uma resenha crítica de livros clássicos da gestão educacional ou da organização do trabalho pedagógico. A avaliação concretizar-se-á por meio dos seguintes instrumentos e critérios: I. apropriação teórico-conceitual das categorias; II. capacidade de análise, síntese e sistematização do conhecimento; III. arguição com organização e clareza na exposição das ideias (oral e escrita); IV. exposição teórico/metodológica; V. Uso de referências de obras e/ou autores que complementam adequadamente a argumentação e exposição de ideias. VI. uso adequado das normas de elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos do IFPR (e normas da ABNT); VII. utilização de termos adequados (linguagem formal e acadêmica); VIII. domínio da Norma Culta da Língua Portuguesa, coerência, coesão e objetividade. Instrumentos de avaliação: Projeto de pesquisa. O artigo científico como trabalho de conclusão de curso como resultado proferido por avaliação da banca examinadora. Os resultados obtidos no processo serão expressos por conceitos como prevê a Resolução Nº 50 de 14 de Julho de 2017 que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR, seguem conforme expressos na letra do documento: “I- Conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;” “II- conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;” “III – conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;” “IV – conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.” Para a emissão dos resultados parciais e finais será considerado o processo de progressão dos acadêmicos no componente curricular, expressos nos instrumentos de avaliações, considerando os critérios estabelecidos, bem como, os instrumentos na recuperação paralela prevalecendo quando atingidos os objetivos e o acadêmico se apropriar do conhecimento, neste caso, os registros avaliativos serão modificados. Todavia, o estudante precisa participar de todos os instrumentos avaliativos, pois não é facultativo o estudante optar por não cumprir alguns destes. Sendo que o resultado final também segue a obrigatoriedade dos 75% de presenças nas aulas síncronas e entrega dos trabalhos síncronos para contabilizar essa frequência, além dos resultados qualitativos obtidos no processo. |
Análise do objeto de pesquisa; escrita científica; artigo científico. CRONOGRAMA DAS AULAS
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Formulários, imagens, roteiros, vídeos, slides, quadro de giz, e-mail, ficha de leitura, artigos e obras de autores. |
Referências Bibliografia básica: GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012. 212 p. (Grandes temas ; 17). ISBN 9788578970376 (broch.) INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Curitiba , 2010. 86 p. ISBN 9788591074303 (broch.). KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014. ISBN 9788582128992. Bibliografia complementar: ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 12.ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. ISBN 8530805895. FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004. 174 p. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática, fichamentos, resumos, resenhas. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2008. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 335 p. ISBN 8524900504. |