SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS PALMAS
Professor: EVERALDO VERES ZAHAIKEVITCH
Componente: Contabilidade Empresarial
Ano: 2022
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Administração
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 68.0
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 02/11/2022
Última atualização: 02/11/2022
Ementa
Princípios da contabilidade. Regimes de contabilidade. Relatórios contábeis. Situação financeira versus situação econômica. Contabilidade por balanços sucessivos. Balancete: apuração de resultados e levantamento do balanço. Escrituração: livros e sistemas contábeis.
Objetivo Geral
Oportunizar ao aluno uma visão da contabilidade como ferramenta para as decisões administra tivas e para o funcionamento das organizações
Metodologia
Exposição teórica em sala de aula, trabalhos individuais e em grupo, pesquisa bibliográfica sobre os conceitos e definições, apresentações e discussões das situações levantadas em sala e em trabalhos. Desenvolvimento de trabalhos assistidos. Recursos: Livros textos, apostilas, legislações, artigos, multimídia, quadro e giz, laboratório e sistemas de comunicação como Google formulários e veículos eletrônicos de comunicação, para trabalhos assistidos. Os casos de estudantes com necessidades educacionais específicas, que precisarem de adaptações aos meios e conteúdos ofertados, serão discutidos junto à Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis e ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus (NAPNE) para, conjuntamente, definirmos a melhor estratégia de ensino.
Avaliação
O(a) aluno(a) deve adquirir ou demonstrar, ao final do semestre, domínio mínimo dos conteúdos das disciplinas, que possibilite-o(a) desenvolver, dentro do escopo do conteúdo, necessários a formalização e estruturação, trabalhos acadêmicos e também profissionais, na parte metodológica. Conteúdo Critérios de Avaliação: Balanço Patrimonial O aluno deve conhecer a história, aplicação, estrutura e usuários. Apuração do Resultado e Regimes da Contabilidade Saber apurar o resultado, entender as diferenças entre custo e despesas, compreender o que é regime de competência e de caixa. Contabilização de contas de resultado e apuração contábil do lucro Entender a forma de contabilização das contas patrimoniais e de resultados Demonstração do Resultado do Exercício Ter a noção da elaboração e estrutura da DRE Operações com Mercadorias Saber como as contas são contabilizadas no registro de compra e venda de mercadorias e os impostos incidentes. Controle dos estoques. De acordo com a Resolução 50/2017 que trata da Avaliação no âmbito do IFPR: Art. 7° O processo de avaliação de ensino-aprendizagem será: I - Diagnóstico: considera o conhecimento prévio e o construído durante o processo de ensino-aprendizagem, abrange descrição, apreciação qualitativa acerca dos resultados apresentados pelos envolvidos em diferentes etapas do processo educativo e indica avanços e entraves para intervir e agir, redefinindo ações e objetivos; II - Formativo: ocorre durante todo o processo de ensino-aprendizagem, é contínuo, interativo e centrado no processo por meio do qual o estudante (re)constrói seus conhecimentos, possibilitando esse acompanhamento, bem como fornecendo subsídios para a avaliação da própria prática docente; III - somativo: possibilita a avaliação dos objetivos pretendidos; apresenta os resultados de aprendizagem em diferentes períodos e seus dados subsidiam o replanejamento do ensino para próxima etapa. Ainda, conforme a Resolução 50/2017, artigo 16, parágrafo II, para ser aprovado no componente curricular o estudante deverá obter, ao fim do semestre, conceito A, B ou C, após as atividades de recuperação, além de ter, no mínimo, 75% de frequência.7.1 A Recuperação Paralela, Será ofertada em horário (vespertino), ou durante o decorrer do bimestre, em mesmo horário, com atenção orientada a observação das dificuldades apresentadas pelo aluno em sala de aula e nos trabalhos desenvolvidos. Com objetivo de saneamento das dificuldades apresentadas nas aulas, será feita nova explicação oral e posterior trabalho adaptado a dificuldade do aluno, bem como, a indicação de obras literárias, artigos e demais instrumentos de informação para melhor orientação a transmissão dos conceitos e conhecimentos necessários.
Conteúdo programático
4.1. Balanço Patrimonial 4.1.1. História da Contabilidade 4.1.2. Conceito 4.1.3. Aplicação da Contabilidade 4.1.4. Usuários da Contabilidade 4.1.5. Ativo e Passivo 4.1.6. Circulante e não circulante 4.1.7. Patrimônio líquido 4.1.8. Origens e aplicações dos recursos 4.2. Apuração do Resultado e Regimes da Contabilidade 4.2.1. Apuração do resultado Conceito de receita e despesa 4.2.2. Regime de competência Regime de caixa 4.2.3. Balanço patrimonial, 4.2.4. Demonstração do resultado do exercício. 4.2.5. Diferença entre despesa e custo 4.3. Contabilização de contas de resultado e apuração contábil do lucro 4.3.1. Contas de resultado 4.3.2. Contabilização das contas de balanço patrimonial 4.4. Demonstração do Resultado do Exercício 4.4.1 Estrutura da D.R.E 4.4.2. Apuração do lucro líquido 4.5. Operações com Mercadorias 4.5.1. Registro das compras e das vendas de mercadorias 4.5.2. Impostos incidentes nas compras e nas vendas de mercadorias 4.5.3. Estoques e o custo das mercadorias vendidas 4.5.4. Controle dos estoques
Recursos
Referências
9. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CRESPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: teoria e prática. 5. ed. atualizada. São Paulo : Atlas. 2011. GELBCKE, E. R, SANTOS DOS, A., IUDÍCIBUS, S., MARTINS, E. Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a Todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC (Português). 3. ed. São Paulo: Atlas, 2018. FERRARI, Ed Luiz. Contabilidade Geral: teoria e mais de 1000 questões. Niterói: Imptus, 2012. MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica. 3. ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2014 10. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GIMENEZ, Levi; OLIVEIRA, Antonio Benedito da Silva. Contabilidade para Gestores: umaabor dagem para pequenas e médias empresas. São Paulo : Atlas, 2011. IUDÍCIBUS, Sérgio. MARION, José Carlos. Introdução à teoria da Contabilidade: para o nível dagraduação. 4. ed. São Paulo : Atlas, 2006. NEVES, Silvério das; VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchez. Contabilidade Básica. 13. ed. rev. ampl.São Paulo : Frase, 2006. PADOVEZE. Clóvis Luiz. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contá bil. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchez: NEVES, Silvério das. Contabilidade Básica. 16. ed. rev. atual.São Paulo : Atlas, 2013.
Observações