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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ADELMAR ALVES DE AVIZ JUNIOR
Componente: Segurança do Trabalho MEC-INT
Ano: 2022
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Telecomunicações
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 25/05/2022
Última atualização: 25/05/2022
Ementa
Princípios da ciência segurança do trabalho; Acidentes de trabalho; Legislação específica de ST; CIPA; Proteção contra incêndios, choques elétricos e riscos ambientais; Equipamento de proteção individual (EPI); Normas regulamentadoras sobre segurança e medicina do trabalho; Higiene ocupacional.
Objetivo Geral

O objetivo geral dessa Unidade Didática é fazer com que os estudantes consigam, ao final deste módulo, compreender e aplicar o conhecimento básico técnico de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho em projetos e no ambiente industrial.

Os objetivos específicos são reconhecer atos e condições inseguras, conhecer e aplicar conhecimento de riscos ambientais, insalubridade, periculosidade, combate a incêndios, EPI, EPC; e conhecer as normas regulamentadoras específicas da indústria mecânica.
Metodologia

A metodologia adotada para essa unidade disciplinar é a de aulas expositivas dialogadas e debates, com apresentação de slides, pesquisa em internet, estudos e trabalhos individuais e/ou em grupo e autoavaliação.
Ao fim de cada tema abordado, os estudantes deverão entregar respostas a questionário, projetos, relatórios, portfólios ou apresentar seminários, dependendo do conteúdo abordado.

 

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e cumulativa, com predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, prevalecendo o desenvolvimento do estudante ao longo do período letivo, conforme a Resolução IFPR nº 50/2017.

Para atingir os objetivos da unidade didática, a avaliação da aprendizagem é centrada em atividades individuais ou em grupo.

Os instrumentos utilizados para avaliação serão:

  1.     Resolução de listas de exercícios;
  2.     Desenvolvimento de paródias;
  3.     Pesquisas em internet;
  4.     Elaboração de artigos ou resumos para eventos científicos;
  5.     Seminários;
  6.     Autoavaliação.

Dessa forma, a presença, a participação e a colaboração na aula também fazem parte da avaliação. Ao final do módulo, o estudante que apresentar todos instrumentos de avaliação de forma correta e completa e tiver 75% ou mais de presença nas aulas, obterá conceito A (aprendizagem plena).

Se o estudante não apresentar um dos instrumentos de avaliação, e os demais estiverem corretos e completos, e tiver 75% ou mais de presença nas aulas, obterá conceito B (aprendizagem parcialmente plena).

Se o estudante apresentar metade dos instrumentos de forma correta e completa, e tiver 75% ou mais de presença nas aulas, obterá conceito C (aprendizagem suficiente).

Se o estudante apresentar menos da metade dos instrumentos de forma correta e completa, ainda que tenha 75% ou mais de presença nas aulas, obterá conceito D (insuficiente).

Os pedidos de recurso para revisão de avaliação devem ser feitos em 72 horas após a divulgação do conceito, por escrito, na secretaria acadêmica. Os pedidos serão deferidos ou indeferidos pela Coordenação do curso e serão adotados os encaminhamentos pertinentes legais e regulamentados.
 
REGIME ESPECIAL DE RECUPERAÇÃO

Seguindo as diretrizes da Resolução nº 50/2017, a recuperação de estudos como parte do processo ensino-aprendizagem é obrigatória aos alunos com dificuldades comprovadamente documentadas e compreenderá:
1) Recuperação Contínua: que se constituirá como um conjunto de ações desenvolvidas no decorrer das aulas, como proposição de novos exercícios ou atendimento individualizado durante as aulas;

2) Recuperação Paralela: que se constituirá como o atendimento individualizado em horário previamente combinado.
Conteúdo programático

1º Bimestre

1. Introdução à Segurança do Trabalho: princípios da ciência segurança do trabalho

2. Atos inseguros e condições inseguras: causas e investigação de acidentes de trabalho

3. Legislação específica de ST: Normas Regulamentadoras: NR-4 (SESMT), NR-5 (CIPA) e NR-6 (EPI)

2º Bimestre

4. Riscos Ambientais: químico, físico, biológico, ergonômico e mecânico (ou de acidente)

   4.1. Mapa de Riscos

5. Programas de segurança: NR-7 (PCMSO) e NR-9 (PPRA)

6. Tópicos especiais de Toxicologia

    6.1. Doenças ocupacionais

3º Bimestre

7. Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade: NR-10

8. Trabalhos especiais: NR-15 (Insalubridade) e NR-16 (Periculosidade)

9. Ergonomia: NR-17

10. Proteção contra incêndio: NR-23

4º Bimestre

   12. Normas Regulamentadoras: NR-24, 25 e 26 (Condições sanitárias, Resíduos Industriais e Sinalização)

   13. Ginástica laboral

   14. Primeiros socorros básicos

   15. Tópicos especiais: NR-11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais), NR-12 (Máquinas e Equipamentos) e NR-13 (Caldeiras, Vasos de Pressão e Tabulações e Tanques Metálicos de Armazenamento)

Recursos
Todos os recursos serão oferecidos pelo IFPR Campus Curitiba: computador, datashow, quadro negro, giz, impressões em A4.
Referências

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MANUAIS DE LEGISLAÇÃO ATLAS. Segurança e medicina do trabalho. 65 ed. São Paulo: Atlas, 2010. GONÇALVES, E. A. Manual de segurança e saúde no trabalho. 5 ed. São Paulo: LTR, 2009.

ZOCCHIO, A; PEDRO, L. C. F. Segurança em trabalhos com maquinaria. São Paulo: LTR, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BREVIGLIERO, E.; POSSEBON, J.; SPINELI, R. Higiene ocupacional: agentes biológicos, químicos e físicos. 4 ed. São Paulo: SENAC, 2006.

CAMPOS, A; TAVARES, J. C.; LIMA. V. Prevenção e controle de risco em máquinas, equipamentos e instalações. 4 ed. São Paulo: SENAC, 2010.

Segurança e saúde no trabalho: NRs de 1 a 35. São Paulo: Riddel. 2013

 

 

Observações