SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ROBERTA SILVA DE SOUZA SANTANA
Componente: QUÍMICA 3 - JDG1043
Ano: 2022
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Programação de jogos digitais
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 25/05/2022
Última atualização: 25/05/2022
Ementa
Introdução à Química orgânica; Classificação dos carbonos e das cadeias carbônicas; Nomenclatura das funções orgânicas; Métodos de obtenção de compostos orgânicos; Séries orgânicas; Isomeria plana e espacial; Mecanismos de reação; Principais compostos orgânicos e suas utilizações; Polímeros e açúcares.
Objetivo Geral
Estabelecer uma base conceitual que possibilite uma visão de conjunto da Química de forma contextualizada, buscando articular a construção do conhecimento químico e sua aplicação a problemas sociais, ambientais e tecnológicos.
 
Metodologia
O componente curricular será desenvolvido por meio de:
I) Exposição dialogada favorecendo uma maior interatividade entre os envolvidos no processo educativo.
II) Atividades experimentais que poderão ser realizadas no Laboratório ou no espaço físico/virtual da sala de aula.
III) Atividades em sala de aula com a finalidade de trabalhar os conteúdos e incentivar valores/atitudes como cooperação e trabalho em equipe.
IV) Resolução de Exercícios.

Será utilizado uma sala de aula virtual (Google Classoom), específica para o componente curricular, em que serão postadas materiais, atividades, vídeos,  e tudo que necessário para o andamento do componente curricular.
Avaliação
A avaliação será realizada conforme RESOLUÇÃO Nº 50 DE 14 DE JULHO DE 2017, ART 15.
As atividades avaliativas serão realizadas periodicamente, com o intuito de analisar o desenvolvimento do aluno e acompanhar o processo de ensino aprendizagem de forma individual e coletiva. As formas de avaliar serão diversificadas com o decorrer do ano letivo, podendo ser na forma de preparação de experimentos por parte dos alunos com gravação destes, resolução de exercícios, leitura de artigos, produção de videos, "podcast", historias em quadrinhos, jogos didaticos, apresentação de trabalhos, Lista de exercícios, Elaboração de relatórios de experimentos, Atividades experimentais,  Participação em projetos desenvolvidos,  Pesquisas e debates,  Avaliação escrita (prova) entre outras que o professor julgar pertinente - individual ou em grupo (duplas sorteados ou não), a critério do professor;

Aos alunos com desempenho insuficiente nas avaliações, atividades poderão ser propostas para a recuperação de conteúdos ao longo dos bimestres, além da disponibilidade do professor em horário de atendimento para o esclarecimento de dúvidas e aplicação de avaliações de recuperação. A recuperação é bimestral.

 O conceito dos bimestres será composto pela média ponderada  das atividades avaliativas que terão pesos diferentes de acordo com complexidade. Os alunos que não alcançarem os objetivos propostos para cada avaliação, serão oferecidos estudos de recuperação paralela ou retomada de conteúdos no horario de atendimento ao aluno.
Conteúdo programático
Introdução à Química orgânica;
Classificaçãodos carbonos e das cadeias carbônicas;
Nomenclaturadas funções orgânicas;
Nomenclatura de Compostos Orgânicos - Hidrocarbonetos,Compostos oxigenados,Compostos Nitrogenados;
Métodos de obtenção de compostos orgânicos;
Séries orgânicas;
Isomeria plana e espacial;
Reaçoes organicas;
Principais compostos orgânicos e suas utilizações.
Polímeros e açúcares.


 
Recursos
Equipamento de multimídia, projetor, louza, giz, vídeos, modelos moleculares, simuladores e laboratórios virtuais;
Em aulas experimentais: Laboratório, vidrarias; equipamentos.

 
Referências
FONSECA, Martha Reis Marques Química: Ensino Médio. vol.3 São Paulo: Editora Ática, 2016. (Livro Texto)
ANTUNES, M. T (Org).; Ser Protagonista, Química. v. 3, Editora SM. 2013.
FELTRE, R.  Química. Volume 3. São Paulo: Moderna, 2005.
SANTOS, W.; MOL, G. Química Cidadã. Vol 3. AJS, 2015.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
SARDELLA, A. Química - Série Novo Ensino Médio – Volume Único. Ática, 2005.
TITO; CANTO. Química na Abordagem do Cotidiano. Volume Único. 4ª edição. Moderna, 2012.
ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. São Paulo: Editora 34, 2011.
RUSSELL, J. B. Química geral. 2 ed. São Paulo: Makron Books, 1994-2008. v.2 .

 
Observações
Em aulas experimentais recomenda-se o uso EPI's como jaleco, óculos de segurança, luvas, calças compridas e calçados fechados.