Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ROBERTA SILVA DE SOUZA SANTANA |
Componente: | QUÍMICA 1 - ADM1005 |
Ano: | 2022 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Administração |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 25/05/2022 |
Última atualização: | 25/05/2022 |
Introdução à Química; Matéria, energia e suas transformações; Substâncias químicas, Teoria Atômica, Estrutura atômica; Periodicidade Química; Ligações interatômicas, Interações intermoleculares; Funções inorgânicas, Quantidade de matéria (mol) e Estequiometria. |
Estabelecer uma base conceitual que possibilite uma visão de conjunto da Química de forma contextualizada, buscando articular a construção do conhecimento químico e sua aplicação a problemas sociais, ambientais e tecnológicos. |
O componente curricular será desenvolvido por meio de: I) Exposição dialogada favorecendo uma maior interatividade entre os envolvidos no processo educativo. II) Atividades experimentais que poderão ser realizadas no Laboratório ou no espaço físico/virtual da sala de aula. III) Atividades em sala de aula com a finalidade de trabalhar os conteúdos e incentivar valores/atitudes como cooperação e trabalho em equipe. IV) Resolução de Exercícios. Será utilizado uma sala de aula virtual (Google Classoom), específica para o componente curricular, em que serão postadas materiais, atividades, vídeos, e tudo que necessário para o andamento do componente curricular. |
A avaliação será realizada conforme RESOLUÇÃO Nº 50 DE 14 DE JULHO DE 2017, ART 15. As atividades avaliativas serão realizadas periodicamente, com o intuito de analisar o desenvolvimento do aluno e acompanhar o processo de ensino aprendizagem de forma individual e coletiva. As formas de avaliar serão diversificadas com o decorrer do ano letivo, podendo ser na forma de preparação de experimentos por parte dos alunos com gravação destes, resolução de exercícios, leitura de artigos, produção de videos, "podcast", historias em quadrinhos, jogos didaticos, apresentação de trabalhos, Lista de exercícios, Elaboração de relatórios de experimentos, Atividades experimentais, Participação em projetos desenvolvidos, Pesquisas e debates, Avaliação escrita (prova) entre outras que o professor julgar pertinente - individual ou em grupo (duplas sorteados ou não), a critério do professor; Aos alunos com desempenho insuficiente nas avaliações, atividades poderão ser propostas para a recuperação de conteúdos ao longo dos bimestres, além da disponibilidade do professor em horário de atendimento para o esclarecimento de dúvidas e aplicação de avaliações de recuperação. A recuperação é bimestral. O conceito dos bimestres será composto pela média ponderada das atividades avaliativas que terão pesos diferentes de acordo com complexidade. Os alunos que não alcançarem os objetivos propostos para cada avaliação, serão oferecidos estudos de recuperação paralela ou retomada de conteúdos no horario de atendimento ao aluno. |
1 -Conceitos gerais sobre química: -Conceituação de Química; -Propriedades da matéria; -Transformações. 2 – Matéria - Fenômenos físicos e químicos; - Propriedades gerais e específicas, estrutura da matéria; - Mudanças dos estados físicos; -Classificação das misturas; - Separação das misturas homogêneas e Heterogêneas. 3 - O átomo -Modelos atômicos, teorias e representações; -Os novos modelos atômicos; - Distribuição eletrônica. - Números quânticos 4 - Tabela periódica - Introdução; - Tabela periódica atual; -Organização (grupo, período); -Classificação dos elementos químicos; -Ocorrência dos elementos na natureza. - Diagrama de energia. - Propriedade dos elementos. 5 - Ligações químicas - Ligação iônica; - Ligação covalente ou molecular; - Ligação covalente dativa ou coordenada; -Ligações iônicas; - Geometria molecular; - Forças intermoleculares (polaridade) 6 - Química inorgânica - Introdução; - Conceito de Arrhenius (ácidos, bases, sais e óxidos); - Classificação; - Nomenclatura; - Aplicações e uso do dia-a-dia 7- Classificação das reações inorgânicas. 8- Estequiometria - Cálculo químico; - Cálculo de átomos, moléculas e mol. - Cálculo de rendimentos das reações. - Noções gerais e particularidades do cálculo químico. |
Equipamento de multimídia, projetor, louza, giz, vídeos, modelos moleculares, simuladores e laboratórios virtuais; Em aulas experimentais: Laboratório, vidrarias; equipamentos. |
FONSECA, Martha Reis Marques Química: Ensino Médio. vol.1 São Paulo: Editora Ática, 2016. ANTUNES, M. T (Org).; Ser Protagonista, Química. v. 1, Editora SM. 2013. FELTRE, R. Química. Volume 1. São Paulo: Moderna, 2005. SANTOS, W.; MOL, G. Química Cidadã. Vol 1. AJS, 2015. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: SARDELLA, A. Química - Série Novo Ensino Médio – Volume Único. Ática, 2005. TITO; CANTO. Química na Abordagem do Cotidiano. Volume Único. 4ª edição. Moderna, 2012. ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. São Paulo: Editora 34, 2011. RUSSELL, J. B. Química geral. 2 ed. São Paulo: Makron Books, 1994-2008. v.2 . |
Em aulas experimentais recomenda-se o uso EPI's como jaleco, óculos de segurança, luvas, calças compridas e calçados fechados. |