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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ROBERTA SILVA DE SOUZA SANTANA
Componente: REFINO DE PETRÓLEO - PTG1054
Ano: 2022
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Petróleo e Gás
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 25/05/2022
Última atualização: 25/05/2022
Ementa
Principais produtos do refino de petróleo; Esquemas de refino; tipos de processos. Destilação, craqueamento catalítico, reforma catalítica, alquilação catalítica, hidrocraqueamento; Processos térmicos e formação do coque; Extração e industrialização do xisto; Extração e Transporte de gás natural.
Objetivo Geral

· Dar uma visão abrangente das tecnologias de refino utilizadas pela indústria de petróleo para a obtenção de derivados energéticos e não energéticos e derivados petroquímicos.

Metodologia

O componente curricular será desenvolvido por meio de:
I) Exposição dialogada favorecendo uma maior interatividade entre os envolvidos no processo educativo.
II) Atividades experimentais que poderão ser realizadas no Laboratório ou no espaço físico/virtual da sala de aula.
III) Atividades em sala de aula com a finalidade de trabalhar os conteúdos e incentivar valores/atitudes como cooperação e trabalho em equipe.
IV) Resolução de Exercícios.

De acordo com o RDE (Regime Didático Emergencial) regulamentado pela Instituição, as aulas serão remotas, até nova determinação institucional;
Será utilizado uma sala de aula virtual (Google Classoom), específica para a componente curricular, em que serão postadas materiais, atividades, vídeos, gravações de aula, e tudo que necessário para o andamento do componente curricular..

Os momentos síncronos ocorrerão através do Google Meeting, com link único (o mesmo para todos os encontros).

 

 

Avaliação

A avaliação será realizada conforme RESOLUÇÃO Nº 50 DE 14 DE JULHO DE 2017, ART 15.

As Atividades avaliativas serão realizadas periodicamente, com o intuito de analisar o desenvolvimento do aluno e acompanhar o processo de ensino aprendizagem de forma individual e coletiva. As formas de avaliar serão diversificadas com o decorrer do ano letivo, podendo ser na forma de preparação de experimentos por parte dos alunos com gravação destes, resolução de exercícios, leitura de artigos, produção de "podcast", apresentação de trabalhos, Lista de exercícios, Elaboração de relatórios de experimentos, Atividades experimentais,  Participação em projetos desenvolvidos,  Pesquisas e debates,  Avaliação escrita (prova) entre outras que o professor julgar pertinente - individual ou em grupo (duplas sorteados ou não), a critério do professor;

Aos alunos com desempenho insuficiente nas avaliações, atividades poderão ser propostas para a recuperação de conteúdos ao longo dos bimestres, além da disponibilidade do professor em horário de atendimento para o esclarecimento de dúvidas e aplicação de avaliações de recuperação. A recuperação é bimestral.

 O conceito dos bimestres será composto pela média ponderada  das atividades avaliativas que terão pesos diferentes de acordo com complexidade. Os alunos que não alcançarem os objetivos propostos para cada avaliação, serão oferecidos estudos de recuperação paralela ou retomada de conteúdos no contra turno, sendo convocados para essas atividades através de "e-mail ou aviso na sala de aula virtual".


 

Conteúdo programático

 

Petróleo: Características

Introdução ao Refino de Petróleo

Refinarias de Petróleo

Esquemas de refino

Processos de separação

·         Destilação atmosférica

·         Destilaçãoa vácuo

·         Estabilização de naftas

·         Extração de aromáticos

·         Desasfaltaçãoa propano

·         Desaromatização a furfural

·         Desparafinação a solvente

·         Desoleifiçãoa solvente

·         Adsorção deN-parafinas

 

Processos de Conversão

·         Viscorredução

·         Craqueamento térmico

·         Craqueamento retardado

·         Craqueamentocatalitico

·         Hidrocraqueamento(severoe moderado)

·         Reforma catalítica

·         Isomerização catalítica

·         Alquilação catalítica

·         Polimerização catalítica

 

Processos de Tratamento

·         Dessalgação eletrostática

·         Tratamento cáustico

·         Tratamento Merox

·         Tratamento Bender

·         Tratamento DEA/MEA

·         Hidrotratamento

 

Processos auxilares

·         Geração de hidrogênio

·         Recuperação de enxofre

·         Utilidades

Extração e industrialização do xisto;
Extração e Transporte de gás natural.

 

 

Recursos
Equipamento de multimídia, projetor, louza, giz, vídeos, modelos moleculares, simuladores e laboratórios virtuais;
Em aulas experimentais: Laboratório, vidrarias; equipamentos.
Referências

SKLO, A. S. Fundamentos do Refino do Petróleo, Rio de Janeiro. Interciência, 2005.

MARIANO, J. B. impactos ambientais do refino de Petróleo. Rio de Janeiro.Interciência, 2005.

CARDOSO, L. C. Do poço ao posto. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2005.

THOMAS, J. E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo, Rio de Janeiro –Interciência: Petrobrás, 2004.

BRASIL, N. I,; ARAÚJO, M. A. S; SOUSA, E. C. M. Processamento de Petróleo e Gás. LTC Editora. 2014.

GAUTO, M . A.; APOLUCENO, D. M.; AMARAL, M. C.; AURÍQUIO, P. C. Petróleo e Gás: Princípios de Exploração, Produção e Refino. Bookman. 2016.
SKLO, A. S.; ULLER, V. C.; BONFÁ, M. H. Fundamentos do refino de petróleo tecnologia e economia. Interciência. 2012.
Observações
Em aulas experimentais recomenda-se o uso EPIs como jaleco, óculos de segurança, luvas, calças compridas e calçados fechados.