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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: HELLEN CHRISTINA GONCALVES
Componente: CTPJD111 - CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS E NARRATIVA - T01 01
Ano: 2022
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Programação de jogos digitais
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 25/05/2022
Última atualização: 25/05/2022
Ementa
Estudo dos elementos da narrativa ficcional clássica. Estratégias para o desenvolvimento de narrativas ficcionais. Análise da personagem de ficção. Dimensões de construção da personagem. Estudo dos elementos específicos da estrutura da narrativa para jogos digitais. Prática de criação e desenvolvimento de personagens e narrativas.
Objetivo Geral
Análisar e produzir narrativas;
Análisar e produzir narrativas gamers;
Análisar e produzir roteiros gamers.
Metodologia
Aulas síncronas pelos Google Meet e Atividades assíncronas pelo Google Classroom.
Avaliação
A avaliação da e para a aprendizagem ocorrerá a partir da base conceitual constante na Portaria Nº120/2017 e Resolução Nº50/2017 que estabelecem as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR.
Conteúdo programático
Estudo sobre criação de personagem.
Estudo sobre produção de narrativa.
Jornada do heróis.
Personagemd e ficção.
Gênero Textual.
Narrativa gamer.
Recursos
Remoto: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materiais de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom e Google Meet.
Presencial: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materias de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom. 
Referências
Básica:
CÂNDIDO, Antônio et al. A personagem de ficção. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
MURRAY, Janet Horowitz. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: UNESP: Itaú Cultural, 2003 282 p.
NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
RABIN, Steve. Introdução ao Desenvolvimento de Games - volume 3. Cengage Learning, 2013.
SHELDON, Lee. Desenvolvimento de personagens e de narrativas para games. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

Complementar:
LEITE, Lígia Chiappini Moraes. O foco narrativo. 11. ed. São Paulo: Ática, 2007
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 9. ed. São Paulo: Ática, 2006.
LIMA, Alessandro. Design de Personagens para Games Next Gen. Ciência Moderna. 2011.
Observações