Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | HELLEN CHRISTINA GONCALVES |
Componente: | CTPJD111 - CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS E NARRATIVA - T01 01 |
Ano: | 2022 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Programação de jogos digitais |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 25/05/2022 |
Última atualização: | 25/05/2022 |
Estudo dos elementos da narrativa ficcional clássica. Estratégias para o desenvolvimento de narrativas ficcionais. Análise da personagem de ficção. Dimensões de construção da personagem. Estudo dos elementos específicos da estrutura da narrativa para jogos digitais. Prática de criação e desenvolvimento de personagens e narrativas. |
Análisar e produzir narrativas; Análisar e produzir narrativas gamers; Análisar e produzir roteiros gamers. |
Aulas síncronas pelos Google Meet e Atividades assíncronas pelo Google Classroom. |
A avaliação da e para a aprendizagem ocorrerá a partir da base conceitual constante na Portaria Nº120/2017 e Resolução Nº50/2017 que estabelecem as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. |
Estudo sobre criação de personagem. Estudo sobre produção de narrativa. Jornada do heróis. Personagemd e ficção. Gênero Textual. Narrativa gamer. |
Remoto: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materiais de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom e Google Meet. Presencial: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materias de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom. |
Básica: CÂNDIDO, Antônio et al. A personagem de ficção. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. MURRAY, Janet Horowitz. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: UNESP: Itaú Cultural, 2003 282 p. NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games. São Paulo: Cengage Learning, 2011. RABIN, Steve. Introdução ao Desenvolvimento de Games - volume 3. Cengage Learning, 2013. SHELDON, Lee. Desenvolvimento de personagens e de narrativas para games. São Paulo: Cengage Learning, 2017. Complementar: LEITE, Lígia Chiappini Moraes. O foco narrativo. 11. ed. São Paulo: Ática, 2007 GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 9. ed. São Paulo: Ática, 2006. LIMA, Alessandro. Design de Personagens para Games Next Gen. Ciência Moderna. 2011. |