SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: HELLEN CHRISTINA GONCALVES
Componente: PRF1010 - LÍNGUA ESPANHOLA I - T01 01
Ano: 2022
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Processos Fotográficos
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 25/05/2022
Última atualização: 25/05/2022
Ementa

Língua Espanhola como Língua Estrangeira Moderna,variedade padrão e variação linguística. Introdução às quatro habilidades comunicativas em língua espanhola: expressão oral/escrita e compreensão oral/leitora. Prática de leitura, escrita e oralidade em língua espanhola.Prática de escuta de textos orais em língua espanhola. Prática de análise linguística em situações comunicativas. Leitura e análise de gêneros textuais diversos.Produção oral e escrita em língua espanhola. 

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL 

Ter contato com a Língua espanhola como língua estrangeira, reconhecer semelhanças e diferenças com a língua materna e através de metalinguagem e elementos de interculturalidade como se estrutura a língua e sua cultura.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
- Conhecer a língua estrangeira e suas particularidades; 
- Entender e empregar estruturas gramaticais; 
- Ler diferentes textos e compreender a ideia geral e conseguir resolver exercícios de interpretação; 
- escutar músicas e conseguir cantá-las, sabendo o que é que está cantando; 
- Ampliar o vocabulário por meio de atividades lúdicas; 
- Despertar no aluno o prazer pela leitura, independente de gênero textual, e o estimulá-lo para que esta prática seja constante.

 

Metodologia

Adoção de livro didático como eixo norteador das aulas, mas não apenas como único instrumento, também será feito o uso de produções escritas e audiovisuais como música, clips, filmes, textos de revistas e/ou jornais buscando fazer com que o aluno leia o texto de forma a apreendê-lo sempre com materiais autênticos. A preocupação não é somente com o conteúdo a ser explorado no texto/filme/música/clip, mas o que o discente pode entender, acrescentando o assunto desenvolvido para a vida.

Avaliação

A avaliação da e para a aprendizagem ocorrerá a partir da base conceitual constante na Portaria Nº120/2017 e Resolução Nº50/2017 que estabelecem as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR.

Conteúdo programático

- Formular perguntas que permitam a interação em sala; 
- Alfabeto; 
- Saudar e despedir-se; 
- Apresentar-se e apresentar a alguém; 
- Dar informações pessoais; 
- Uso dos pronomes sujeito; 
- Verbos regulares no presente do indicativo; 
- Verbos: ser, estar y tener; 
- Pronomes interrogativos; 
- Números cardinais;
- Horas; 
- Sinais de pontuação; 
- Léxico: profissões, nacionalidades e apelidos; 
- Sons vocálicos; 
- Saudar e se apresentar formal e informalmente; 
- Dar dados pessoais;
- Formas e usos dos pronomes: tú, vos, usted, ustedes, vosotros/as; 
- Formas e usos de: señor, señora, don, doña; 
- Gênero e número dos substantivos; 
- Informar da existência de um lugar e localizá-lo; 
- Artigos determinados e Indeterminados; 
- Contrações; 
- Usos de haber, estar y tener; 
- Gênero e número dos adjetivos; 
- Léxico: estabelecimentos públicos; adjetivos e substantivos para descrever uma cidade; 
- Descrever e valorar uma casa; 
- Localizar objetivos; 
- Graduação do adjetivo: comparativos e superlativos; 
- Advérbios e preposições de lugar; 
- Léxico: partes e elementos da casa; 
- Descrever hábitos e costumes; 
- Expressar e perguntar pela frequência; 
- Verbos irregulares no presente do indicativo; 

- Verbos reflexivos; 
- Vocabulário de família;
- Pretérito Perfeito Simples;
- Advérbios de tempo;
- Futuro imperfeito e Perífrase de futuro.

Recursos
Remoto: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materiais de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom e Google Meet.
Presencial: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materias de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom. 
Referências

 

COIMBRA, Ludmila; CHAVES, Luísa Santana. Cercanía Joven: español 1. 2.ª Ed. São Paulo, SM, 2016.
GONZÁLEZ HERMOSO, A. Gramática de español lengua extrajera. Ed. Edelsa. Grupo Didascalia Sª. Madrid. 1995. 
LAUROUSSE. Dicionário Espanhol-Português. 1.ª Ed. Larousse do Brasil: São Paulo, 2010. 

 

Observações