Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | HELLEN CHRISTINA GONCALVES |
Componente: | PRF1040 - LÍNGUA ESPANHOLA III - T03 01 (ABERTA) |
Ano: | 2022 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Processos Fotográficos |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 25/05/2022 |
Última atualização: | 25/05/2022 |
Língua Espanhola como Língua Estrangeira Moderna, variedade padrão e variação linguística. Aperfeiçoamento das compreensões leitora e auditiva e das produções oral e escrita em nível básico. Produção de textos orais e escritos claros sobre temas simples que exijam a expressão da opinião. Aperfeiçoamento da competência linguístico-comunicativa em nível intermediário. Integração das quatro habilidades linguísticas. Aspectos socioculturais do mundo hispânico. Desenvolvimento das quatro habilidades da competência comunicativa – expressão oral/ escrita e compreensão oral/ leitora. Incentivo à expressão da opinião. Discussão sobre as variedades das culturas hispânicas. Aperfeiçoamento das compreensões leitora e auditiva e das produções oral e escrita. Produção de textos orais e escritos claros sobre temas diversos, indicando os prós e contras das diferentes opções. |
OBJETIVO GERAL
Ter contato com a Língua espanhola como língua estrangeira, reconhecer semelhanças e diferenças com a língua materna e através de metalinguagem e elementos de interculturalidade como se estrutura a língua e sua cultura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a língua estrangeira e suas particularidades;
- Entender e empregar estruturas gramaticais;
- Ler diferentes textos e compreender a ideia geral e conseguir resolver exercícios de interpretação;
- escutar músicas e conseguir cantá-las, sabendo o que é que está cantando;
- Ampliar o vocabulário por meio de atividades lúdicas;
- Despertar no aluno o prazer pela leitura, independente de gênero textual, e o estimulá-lo para que esta prática seja constante.
|
Adoção dos conteúdos do livro didático como eixo norteador das aulas, mas não apenas como único instrumento, também será feito o uso de produções escritas e audiovisuais como música, clips, filmes, textos de revistas e/ou jornais buscando fazer com que o aluno leia o texto de forma a apreendê-lo sempre com materiais autênticos. A preocupação não é somente com o conteúdo a ser explorado no texto/filme/música/clip, mas o que o discente pode entender, acrescentando o assunto desenvolvido para a vida. |
A avaliação da e para a aprendizagem ocorrerá a partir da base conceitual constante na Portaria Nº120/2017 e Resolução Nº50/2017 que estabelecem as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. |
- Falar de novas tecnologias de comunicação; |
Remoto: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materiais de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom e Google Meet. Presencial: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materias de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom. |
OSMAN, Soraia; ELIAS, Neide; IZQUIERDO, Sonia. Enlaces 3: español para jóvenes brasileños. 2.ª Ed. São Paulo, Macmillan, 2010. GONZÁLEZ HERMOSO, A. Gramática de español lengua extrajera. Ed. Edelsa. Grupo Didascalia Sª. Madrid. 1995. Dicionário Larousse Espanhol-Português. 1.ª Ed. Larousse do Brasil: São Paulo, 2010. |