SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: HELLEN CHRISTINA GONCALVES
Componente: PRF1040 - LÍNGUA ESPANHOLA III - T03 01 (ABERTA)
Ano: 2022
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Processos Fotográficos
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 25/05/2022
Última atualização: 25/05/2022
Ementa

Língua Espanhola como Língua Estrangeira Moderna, variedade padrão e variação linguística. Aperfeiçoamento das compreensões leitora e auditiva e das produções oral e escrita em nível básico. Produção de textos orais e escritos claros sobre temas simples que exijam a expressão da opinião. Aperfeiçoamento da competência linguístico-comunicativa em nível intermediário. Integração das quatro habilidades linguísticas. Aspectos socioculturais do mundo hispânico. Desenvolvimento das quatro habilidades da competência comunicativa – expressão oral/ escrita e compreensão oral/ leitora. Incentivo à expressão da opinião. Discussão sobre as variedades das culturas hispânicas. Aperfeiçoamento das compreensões leitora e auditiva e das produções oral e escrita. Produção de textos orais e escritos claros sobre temas diversos, indicando os prós e contras das diferentes opções.

Objetivo Geral
OBJETIVO GERAL
Ter contato com a Língua espanhola como língua estrangeira, reconhecer semelhanças e diferenças com a língua materna e através de metalinguagem e elementos de interculturalidade como se estrutura a língua e sua cultura.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a língua estrangeira e suas particularidades;
- Entender e empregar estruturas gramaticais;
- Ler diferentes textos e compreender a ideia geral e conseguir resolver exercícios de interpretação;
- escutar músicas e conseguir cantá-las, sabendo o que é que está cantando;
- Ampliar o vocabulário por meio de atividades lúdicas;
- Despertar no aluno o prazer pela leitura, independente de gênero textual, e o estimulá-lo para que esta prática seja constante.
 
Metodologia
Adoção dos conteúdos do livro didático como eixo norteador das aulas, mas não apenas como único instrumento, também será feito o uso de produções escritas e audiovisuais como música, clips, filmes, textos de revistas e/ou jornais buscando fazer com que o aluno leia o texto de forma a apreendê-lo sempre com materiais autênticos. A preocupação não é somente com o conteúdo a ser explorado no texto/filme/música/clip, mas o que o discente pode entender, acrescentando o assunto desenvolvido para a vida.
Avaliação
A avaliação da e para a aprendizagem ocorrerá a partir da base conceitual constante na Portaria Nº120/2017 e Resolução Nº50/2017 que estabelecem as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR.
Conteúdo programático

- Falar de novas tecnologias de comunicação;
- Expressar opinião e argumentá-la;
- Expressar finalidade;
- Formas impessoais;
- Expressões de opinião e argumentação;
- Expressão de finalidade;
- Léxico: tecnologia e comunicação;
- Regras de pontuação II: dois pontos e reticências
- Narrar fatos passados;
- Referir-se a ações passadas anteriores a outras também passadas;
- Falar de transformações;
- Verbos no pretérito pluscuamperfecto;
- Passados dos passados;
- Verbos que expressam mudanças;
- Regras de pontuação III: o ponto e o ponto e vírgula;
- Falar sobre a tolerância e o respeito a diversidades;
- Expressar condições e desejos hipotéticos;
- Verbos no pretérito imperfeito do subjuntivo;
- Expressões concessivas;
- Preposições;
- Léxico: diversidade étnica;
- Regras de pontuação IV: as aspas; 
- Falar dos avanços da medicina;
- Anunciar e narrar fatos sem determinar o sujeito;
- Passiva;
- Relativos;
- Léxico: avanços científicos;
- Regras de pontuação V: travessão e hífen;
- Reproduzir palavras ditas por outras pessoas ou as nossas;
- Narrar acontecimentos;
- Estilo indireto;
- Combinação de pronomes complemento direto e indireto;
- Expressões temporais.

Recursos
Remoto: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materiais de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom e Google Meet.
Presencial: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materias de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom. 
Referências

OSMAN, Soraia; ELIAS, Neide; IZQUIERDO, Sonia. Enlaces 3: español para jóvenes brasileños. 2.ª Ed. São Paulo, Macmillan, 2010.

GONZÁLEZ HERMOSO, A. Gramática de español lengua extrajera. Ed. Edelsa. Grupo Didascalia Sª. Madrid. 1995.

Dicionário Larousse Espanhol-Português1.ª Ed. Larousse do Brasil: São Paulo, 2010.

Observações