SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: HELLEN CHRISTINA GONCALVES
Componente: Didática no Ensino Superior
Ano: 2022
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Especialização em Gestão Empresarial, Contábil e Tributária
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 30.0
Total Hora Relógio: 25.0
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 25/05/2022
Última atualização: 25/05/2022
Ementa
Estudo dos fundamentos teóricos, filosóficos, históricos e sociais da didática. O trabalho do professor em sala de aula: do planejamento do ensino à avaliação para aprendizagem. Estratégias de ensino e aprendizagem em contextos educativos formais. O desenvolvimento profissional e sua relação com a prática docente em sala de aula.
Objetivo Geral
Identificar a relação entre a prática docente e as concepções teórico sociais da didática como ciência da educação. 2)Elaborar um planejamento de aula com  todos os seus componentes: conteúdos, objetivos, estratégias de ensino, recursos  pedagógicos e tecnológicos, estratégias e instrumentos de avaliação. 3) Compreender  que a docência é dinâmica e a relação tempo de atuação e reflexão prático-teórica como  parte desenvolvimento profissional.
Metodologia
Aulas expositivas-dialogadas buscando refletir sobre o espaço da sala de aula e o trabalho docente e a partir das especificidades da área técnica do eixo de gestão e negócios com ênfase na área empresarial, contábil e tributária.
Leitura de textos sobre didática e formação docente; atividades colaborativa, elaboração de plano de aula; discussão e reflexão acerca da avaliação; atividades em sala e no em abiente virtual.
Avaliação
A avaliação da e para a aprendizagem ocorrerá a partir da base conceitual constante na Portaria Nº120/2017 e Resolução Nº50/2017 que estabelecem as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR.
Conteúdo programático

Fundamentos da Didática. Diferentes estratégias de ensino e de avaliação para aprendizagem. Formação Inicial, Inserção e Formação Continuada. Papel docente em sala de aula. Planejamento, estratégias, metodologias, recursos, tecnologias e avaliação.

Recursos
Remoto: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materiais de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom e Google Meet.
Presencial: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materias de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom. 
Referências

Bibliografia básica

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. ALVES, Leonir Pessate Alves (Org.). Processos de Ensinagem na Universidade. Joinville, SC: Univille, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Contexto, 2004.
TEIXEIRA, Adla Betsaida Martins (Org.). Temas Atuais em Didática. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2013.
SANTAELAA, Cristina Moral. Didáctica: teoría y práctica de la enseñanza. Madrid: Pirámide, 2010.
DEPRESBITERIS, Léa. TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso... Instrumentos e Técnicas de Avaliação de Aprendizagem. São Paulo: Senac, 2009. 

Bibliografia complementar

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Técnicas de Ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1996.
MARCELO, Carlos (coord.). El profesorado principiante: inserción a la docencia. Barcelona: Octedro, 2009.
PERRAUDEAU, Michel. As estratégias de aprendizagem: como acompanhar os alunos na aquisição de conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 2006.

Observações