Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | HELLEN CHRISTINA GONCALVES |
Componente: | Didática no Ensino Superior |
Ano: | 2022 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Especialização em Gestão Empresarial, Contábil e Tributária |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 30.0 |
Total Hora Relógio: | 25.0 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 25/05/2022 |
Última atualização: | 25/05/2022 |
Estudo dos fundamentos teóricos, filosóficos, históricos e sociais da didática. O trabalho do professor em sala de aula: do planejamento do ensino à avaliação para aprendizagem. Estratégias de ensino e aprendizagem em contextos educativos formais. O desenvolvimento profissional e sua relação com a prática docente em sala de aula. |
Identificar a relação entre a prática docente e as concepções teórico sociais da didática como ciência da educação. 2)Elaborar um planejamento de aula com todos os seus componentes: conteúdos, objetivos, estratégias de ensino, recursos pedagógicos e tecnológicos, estratégias e instrumentos de avaliação. 3) Compreender que a docência é dinâmica e a relação tempo de atuação e reflexão prático-teórica como parte desenvolvimento profissional. |
Aulas expositivas-dialogadas buscando refletir sobre o espaço da sala de aula e o trabalho docente e a partir das especificidades da área técnica do eixo de gestão e negócios com ênfase na área empresarial, contábil e tributária. Leitura de textos sobre didática e formação docente; atividades colaborativa, elaboração de plano de aula; discussão e reflexão acerca da avaliação; atividades em sala e no em abiente virtual. |
A avaliação da e para a aprendizagem ocorrerá a partir da base conceitual constante na Portaria Nº120/2017 e Resolução Nº50/2017 que estabelecem as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. |
Fundamentos da Didática. Diferentes estratégias de ensino e de avaliação para aprendizagem. Formação Inicial, Inserção e Formação Continuada. Papel docente em sala de aula. Planejamento, estratégias, metodologias, recursos, tecnologias e avaliação. |
Remoto: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materiais de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom e Google Meet. Presencial: celular ou tablet ou computardor, internert, lápis, borracha, caderno, materias de consumo, vídeos, música, cartaz, Google Classroom. |
Bibliografia básica ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. ALVES, Leonir Pessate Alves (Org.). Processos de Ensinagem na Universidade. Joinville, SC: Univille, 2007. Bibliografia complementar VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Técnicas de Ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1996. |