Campus: | CAMPUS IVAIPORÃ |
Professor: | RONAN ANACLETO LOPES |
Componente: | Desenvolvimento de Games |
Ano: | 2023 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
Série/período/semestre: | 4 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 28/03/2023 |
Última atualização: | 31/03/2023 |
Ferramentas de desenvolvimento para jogos: visão geral e primeiros conceitos. Conhecendo o ambiente de desenvolvimento: Interface com o Usuário e Menus. Exemplos de uso (aplicação). Exploração de engine de desenvolvimento: Definição de Sprites, Sons, Música, Cenários e principais Objetos e Eventos. Definindo ações do jogo: controles, Pontuação e de arte. Assets. Jogabilidade (Game Play). Interação com o Jogador. Testando a build em dispositivos/hardware. Discussão jogos 2D e 3D: visão geral e conceitos. Ferramentas rápidas. |
Geral Apresentar e demonstrar técnicas para desenvolvimento de jogos digitais, seus conceitos e ferramentas necessárias para a criação de diferentes estilos de jogos Específico - Conhecer os conceitos que emvolvem a criação de jogos - Compreender o mercado de trabalho de Games; - Como aplicar os conhecimentos de jogos em outros elementos - Aplicação prática de conceitos como Orientação a Objetos - Estimular a criatividade e independência dos alunos |
O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, onde o professor se utilizará de quadro, material didático, recursos audiovisuais e computacionais. Podem ser utilizados estudos dirigidos individual e em grupo através da resolução de exercícios em classe e extraclasse, bem como atividades práticas/simuladas que o permitirão fixar/treinar o conteúdo dado através de uma relação de exercícios propostos pelo professor no desenvolver dos conteúdos. Em resumo teremos:
|
A avaliação será continuada e formativa, considerando a evolução do aluno, mediante observação, participação em sala de aula e acompanhamento individual e extraclasse. INSTRUMENTOS Seminários; trabalhos individuais e em grupo; relatório de aula prática; avaliação escrita e prática; interpretação de textos; confecção de jogos, participação e interação em aula. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Conforme as diretrizes curriculares, serão avaliadas as competências adquiridas em sala de aula e em atividades extraclasse. Espera-se que o aluno demonstre bons conhecimentos em aspectos qualitativos e quantitativos dos conteúdos trabalhados na disciplina. Capacidade de inter-relacionar e aplicar o conhecimento adquirido de forma plena no contexto tecnológico. Assiduidade; Participação e interação nas atividades propostas; Criatividade; Iniciativa para resolução de problemas; Desempenho individual e em grupo; Nível de absorção do conteúdo ministrado. RECUPERAÇÃO PARALELA Será realizada através de aulas no contra turno, em aulas teóricas e práticas desenvolvidas especificamente sobre os conteúdos em que os alunos têm apresentado maior dificuldade. Serão realizados trabalhos e avaliações destas aulas, seja através de exercícios práticos em sala de aula ou da participação das mesmas, permitindo que possam ser avaliados o desempenho e a absorção de conteúdo. |
Ferramentas de desenvolvimento de jogos; Principais conceitos de desenvolvimento de jogos digitais; Engine; Assets; Sprites; Tipos de jogos e jogabilidade; HUD Framework para desenvolvimento de jogos Desenvolvimento com JavaScript; Jogos 2D ou 3D? Vantagens e Desvantagens; Distribuição de jogos (Steam, PlayStore, etc); Ferramentas para desenvolvimento rápido (Game Makers) |
Laboratório de informática, internet, equipamento multimídia, softwares de planilhas eletrônica, editor de texto e editor de apresentação. |
Referências Bibliográficas Básica BONATTI, Denilson. Desenvolvimento de Jogos em HTML5. Editora Brasport, 2014. GEARY, David.Core HTML5 Canvas: Graphics, Animation, and Game Development (Core Series). Prentice Hall, 2012. CÁSSIO, Éderson. Desenvolva jogos com HTML5 Canvas e Java Script. Editora Casa do Código. Complementar BURCHARD, Evan. The Web Game Developer's Cookbook: Using JavaScript and HTML5 to Develop Games (Game Design). Addison-Wesley, 2013. Byl, Penny de. Holistic Game Development with Unity: An All-in-One Guide to Implementing Game Mechanics, Art, Design and Programming. Focal Press, 2011. Menard, Michelle. Game Development with Unity. Course Technology PTR, 2011. |