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Plano de ensino
Campus: CAMPUS IVAIPORÃ
Professor: RONAN ANACLETO LOPES
Componente: Desenvolvimento de Games
Ano: 2023
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Série/período/semestre: 4
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 28/03/2023
Última atualização: 31/03/2023
Ementa
Ferramentas de desenvolvimento para jogos: visão geral e primeiros conceitos. Conhecendo o ambiente de desenvolvimento: Interface com o Usuário e Menus. Exemplos de uso (aplicação). Exploração de engine de desenvolvimento: Definição de Sprites, Sons, Música, Cenários e principais Objetos e Eventos. Definindo ações do jogo: controles, Pontuação e de arte. Assets. Jogabilidade (Game Play). Interação com o Jogador. Testando a build em dispositivos/hardware. Discussão jogos 2D e 3D: visão geral e conceitos. Ferramentas rápidas.
 
Objetivo Geral
Geral
Apresentar e demonstrar técnicas para desenvolvimento de jogos digitais, seus conceitos e ferramentas necessárias para a criação de diferentes estilos de jogos

Específico
 - Conhecer os conceitos que emvolvem a criação de jogos
 - Compreender o mercado de trabalho de Games;
 - Como aplicar os conhecimentos de jogos em outros elementos
 - Aplicação prática de conceitos como Orientação a Objetos
 - Estimular a criatividade e independência dos alunos

 
Metodologia
O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, onde o professor se utilizará de quadro, material didático, recursos audiovisuais e computacionais. Podem ser utilizados estudos dirigidos individual e em grupo através da resolução de exercícios em classe e extraclasse, bem como atividades práticas/simuladas que o permitirão fixar/treinar o conteúdo dado através de uma relação de exercícios propostos pelo professor no desenvolver dos conteúdos.

Em resumo teremos:
  • Apresentação formal dos conteúdos em vídeo aulas/ aulas expositivas, sempre acompanhadas de exemplificações práticas.
  • Abordagem construtivista do conteúdo baseado em problemas.
  • Práticas interativas abordando os conteúdos trabalhados.
  • Resolução de problemas contextualizados dos conteúdos abordados.
  • Exercícios práticos para a fixação.
  • Elaboração de textos e outras mídias que podem ser disponibilizadas na sala virtual do Classroom/Moodle/Etc.
Avaliação
A avaliação será continuada e formativa, considerando a evolução do aluno, mediante observação, participação em sala de aula e acompanhamento individual e extraclasse.

INSTRUMENTOS

Seminários; trabalhos individuais e em grupo; relatório de aula prática; avaliação escrita e prática; interpretação de textos; confecção de jogos, participação e interação em aula.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Conforme as diretrizes curriculares, serão avaliadas as competências adquiridas em sala de aula e em atividades extraclasse. Espera-se que o aluno demonstre bons conhecimentos em aspectos qualitativos e quantitativos dos conteúdos trabalhados na disciplina. Capacidade de inter-relacionar e aplicar o conhecimento adquirido de forma plena no contexto tecnológico.

Assiduidade; Participação e interação nas atividades propostas; Criatividade; Iniciativa para resolução de problemas; Desempenho individual e em grupo; Nível de absorção do conteúdo ministrado.


RECUPERAÇÃO PARALELA
Será realizada através de aulas no contra turno, em aulas teóricas e práticas desenvolvidas especificamente sobre os conteúdos em que os alunos têm apresentado maior dificuldade.

Serão realizados trabalhos e avaliações destas aulas, seja através de exercícios práticos em sala de aula ou da participação das mesmas, permitindo que possam ser avaliados o desempenho e a absorção de conteúdo.

 
Conteúdo programático
Ferramentas de desenvolvimento de jogos;
Principais conceitos de desenvolvimento de jogos digitais;
          Engine;
          Assets;
          Sprites;
          Tipos de jogos e jogabilidade;
HUD

Framework para desenvolvimento de jogos
          Desenvolvimento com JavaScript;
          Jogos 2D ou 3D? Vantagens e Desvantagens;

Distribuição de jogos (Steam, PlayStore, etc);
Ferramentas para desenvolvimento rápido (Game Makers)

 
Recursos
Laboratório de informática, internet, equipamento multimídia, softwares de planilhas eletrônica, editor de texto e editor de apresentação.
 
Referências
Referências Bibliográficas Básica
 
BONATTI, Denilson. Desenvolvimento de Jogos em HTML5. Editora Brasport, 2014.
GEARY, David.Core HTML5 Canvas: Graphics, Animation, and Game Development (Core Series). Prentice Hall, 2012.
CÁSSIO, Éderson. Desenvolva jogos com HTML5 Canvas e Java Script. Editora Casa do Código.
 
Complementar
 
BURCHARD, Evan. The Web Game Developer's Cookbook: Using JavaScript and HTML5 to Develop Games (Game Design). Addison-Wesley, 2013.
Byl, Penny de. Holistic Game Development with Unity: An All-in-One Guide to Implementing Game Mechanics, Art, Design and Programming. Focal Press, 2011.
Menard, Michelle. Game Development with Unity. Course Technology PTR, 2011.
 
Observações