SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: NELSON DE CASTRO NETO
Componente: Gestão em Condomínios
Ano: 2023
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Condomínio
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 80.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 28/03/2023
Última atualização: 28/03/2023
Ementa
O estudo da administração: natureza, conteúdo e objetivo. Fundamentos, Princípios e Importância da Administração. Evolução histórica da Administração: conceitos e métodos. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção, controle. Subsistemas Organizacionais: recursos humanos, materiais, finanças, marketing. Ambiente Organizacional: pessoas, cultura, mudanças, processo decisório. Administração e os sistemas sociais, políticos e econômicos. Assuntos atuais sobre administração. Novas tendências.
Objetivo Geral

Objetivo Geral da Disciplina:
Desenvolver habilidades técnicas e humanas que permitam ampliar sua capacidade profissional nas áreas de gestão de condomínios com um olhar mais holístico da administração.


Objetivos Específicos:

  1. Compreender os tipos de organizações da sociedade civil;

  2. Compreender a utilização dos conhecimentos administrativos no ambiente organizacional;

  3. Aplicar os conceitos e teorias da administração na prática organizacional;

  4. Aplicar metodologias e ferramentas inovadoras em Gestão de Condomínios.

Metodologia
Curso desenvolvido de forma interativa, com a combinação de diversas técnicas de ensino como: aulas expositivas dialogadas presenciais e por meio de webconferências, estudos de caso, apresentação de trabalhos em seminários, debate e palestra com convidado externo. Para os recursos digitais, será utilizado o pacote do google como ferramentas educacionais e o ambiente virtual do IFPR.
Avaliação

O processo de avaliação do componente Gestão em Condomínios está em consonância com a concepção pedagógica do curso. A metodologia de ensino norteia-se por princípios pedagógicos de contextualização de aprendizagem, ressaltando a importância das relações entre a teoria e a prática, para que o conhecimento possa ser significativo para o aluno, permitindo que o mesmo seja aplicado às experiências de seu cotidiano quer seja pelo trabalho ou pelo exercício da cidadania. Diante dessa perspectiva, a avaliação contemplará os seguintes critérios:

- Diagnóstico e registro do progresso do aluno e de suas dificuldades;

- Realização da auto-avaliação pelos alunos;

- Desenvolvimento de atividades contextualizadas.

As atividades de avaliação, além de identificarem os alunos que não atingiram com proficiência os objetivos do bloco de conteúdos, fornecerão subsídios para a elaboração de um processo de reorientação da aprendizagem, que abrangerá estudos de recuperação no decorrer do período letivo. Serão oferecidos estudos de recuperação paralela aos estudantes que apresentaram dificuldades de aprendizagem. Quando o conceito obtido pelo aluno, em qualquer componente curricular, durante o bimestre letivo for o conceito “D”, este deverá obrigatoriamente realizar pelo menos uma avaliação de recuperação solicitada pelo professor, podendo ser teórica ou práticas. São atribuídos conceitos conforme Portaria nº 120/09 do IFPR aos fundamentos teóricos práticos, aos temas e atividades trabalhadas em aulas e visitas técnicas.  Tais conceitos procuram refletir o processo de aprendizagem ao longo do período tratado de forma contínua na construção de conhecimento.

Os instrumentos de avaliação:

  • Trabalho teórico-prático a partir da construção de um material para ser apresentado em um seminário; 
  • Será trabalhado com os alunos alguns exercícios avaliativos e acompanhamento nas aulas; e
  • Uma prova por bimestre do conteúdo da disciplina de forma interativa. 

Os resultados obtidos no processo de avaliação durante cada período serão expressos por conceitos de acordo com a Portaria nº 120/2009 e com a Resolução 54/2011 do CONSUP/IFPR.


 
Conteúdo programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I - Introdução do Perfil Profissional

Introdução ao Desenvolvimento das habilidades e competências administrativas em gestão de condomínios.

II –
Introdução e teorias da Administração

O estudo da administração: natureza, conteúdo e objetivo. Fundamentos, princípios e importância da administração. Evolução histórica da administração: conceitos e métodos. 
 

III – Fundamentos e ferramentas de gestão em condomínios - Introdução ao contexto da gestão predial e suas implicações 

Funções Administrativas: planejamento, organização, direção, controle. Subsistemas Organizacionais: recursos humanos, materiais, finanças, marketing. Ambiente Organizacional: pessoas, cultura, mudanças, processo decisório. Administração e os sistemas sociais, políticos e econômicos. Assuntos atuais sobre administração. Novas tendências.
 

Recursos
Curso desenvolvido de forma interativa, com a combinação de diversas técnicas de ensino como: aulas expositivas dialogadas presencias e por meio de webconferências no qual o aluno deverá ter as condições de acesso à internet. Para os recursos digitais, será utilizado o pacote do google como ferramentas educacionais e o ambiente virtual do IFPR. 
Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. São Paulo: Elsevier,  2011. 
CORRÊA, Henrique Luiz. Gestão de redes de suprimento: integrando cadeias de suprimento no  mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010. 
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2000. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2006. SILVA, Adelphino Teixeira da. Administração básica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMPLEMENTARES:

FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração estratégica: da  competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2012.  
LACOMBE, Francisco José Masset. Teoria geral da administração. São Paulo: Saraiva, 2009.  
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de informação gerenciais. 11. ed. São  Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 
FARIA, José Henrique de (org.). Análise crítica das teorias e práticas organizacionais. São  Paulo: Atlas, 2007.  
MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.  
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia,  práticas. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 10ª. ed. Compacta. São Paulo: Elsevier,  2021. 
HORÁCIO, Ivan. Manual Prático Do Condomínio, Síndico E Condôminos. 2ª. ed. São Paulo: Cronus, 2021.


 
Observações
Como forma de atualização do conteúdo e a realização do network, será promovida na disciplina momentos de debate, palestras e dinâmicas com convidados externos sem a necessidade de custo para a instituição, somente a declaração de participação dos convidados e alunos.