Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | NELSON DE CASTRO NETO |
Componente: | Economia e Mercados |
Ano: | 2023 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Transações Imobiliárias |
Série/período/semestre: | DP |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 40.0 |
Duração da aula (min): | 60 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 28/03/2023 |
Última atualização: | 25/08/2023 |
Histórico da economia brasileira. Conceitos, definição e objeto da economia. A economia como ciência. O sistema econômico. Contabilidade nacional, consumo e poupança. Introdução à teoria monetária. O crédito e o sistema financeiro, inflação, economia internacional, o mercado, taxa de câmbio e o regime cambial brasileiro. Globalização do sistema financeiro internacional. |
Compreender os conceitos básicos econômicos, como o da Macroeconomia e da Microeconomia. Portanto, objetiva-se contextualizar a economia brasileira e suas especificidades no mundo globalizado e as aplicações na Teoria da Empresa, envolvendo a sustentabilidade dos recursos. Os objetivos citados relacionam as capacidades do profissional para a visão sistêmica da organização, conhecendo as potencialidades internas e externas na busca dos objetivos e metas organizacionais no âmbito tático da construção do projeto pedagógico.
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A metodologia utilizada neste componente curricular será aulas assistidas e de estudos dirigidos, oferecendo um atendimento extraclasse por meio de atendimento feito pelo professor. O IFPR dispõe de equipe multidisciplinar/multiprofissional, apoio psicopedagógico, assistência social, atividades de complementação de aprendizagem, atividades de pesquisa, atividades de extensão e inovação, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIIC, o Programa de Bolsas de Extensão e o Programa de Bolsas de Inclusão Social – PBIS. Há ainda o Programa de Auxílio Complementar ao Estudante – PACE. |
A avaliação da aprendizagem deste componente será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática. Dessa forma, a avaliação assume as funções diagnóstica, formativa e integradora, tendo como princípio fundamental o desenvolvimento da consciência crítica e constituindo instrumento colaborador na verificação da aprendizagem, com o predomínio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Em termos quantitativos, a avaliação do desempenho escolar é feita por componentes curriculares, considerando-se os aspectos de assiduidade e aproveitamento, ambos eliminatórios. A assiduidade diz respeito as entregas de trabalhos escolares e dos exercícios de aplicação já que será em forma de estudos dirigidos. O componente terá uma avaliação final para verificar o ensino e aprendizado. |
Estudo dos conceitos básicos necessários à compreensão do funcionamento da ciência econômica, inclusive nas suas inter-relações; |
Este componente não terá a necessidade de recursos além da disponibilidade de carga horária docente para as aulas e para o seu planejamento. |
Bibliografia Básica: SILVA, Cesar Leite da – LUIZ Sinclayr, Introdução à Economia, 19ª Ed, São Paulo SP, Editora Saraiva, ano 2010 VASCONCELLOS, Marco Antonio S, GARCIA Manoel E. Fundamentos de Economia. 4ª Ed, São Paulo SP, Editora Saraiva, ano 2012 MENDES, Judas Tadeu Grassi, Economia Fundamentos e Aplicações, 2ª Ed, São Paulo SP, Editora Pearson, ano 2009 Bibliografia Complementar: MONTELLA, Maura , Economia Passo a Passo, 2ª Ed, São Cristovão RJ, Editora Qualitymark Ltda, , ano 2007 FURTADO, Celso, Formação Econômica do Brasil, 34ª, São Paulo SP,Editora Scharcz Ltda, ano 2007 LAGIOIA, Umbelin Cravo Teixeira, Fundamentos do Mercado de Capitais, São Paulo SP, Editora Atlas S.A. ano 2011 SITEs Banco Central do Brasil: WWW.bcb.gov.br Dieese: WWW.dieese.org.br IBGE: WWW.ibge.gov.br Cetip: WWW.cetip.com.br |