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Plano de ensino
Campus: CAMPUS PITANGA
Professor: MARCIO MIGUEL DE AGUIAR
Componente: História da Educação
Ano: 2023
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): LICENCIATURA EM QUÍMICA
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 25/05/2023
Última atualização: 25/05/2023
Ementa
Sistemas educacionais para a manutenção das relações de dominação e poder nas sociedades da Antiguidade, do Oriente medieval até a modernidade. Principais correntes do pensamento pedagógico a partir da modernidade. História da Educação no Brasil.
Objetivo Geral
Geral:
  • Compreender o processo histórico da Educação e das instituições e ideias educacionais, sobretudo no Brasil.

Específicos:
 
  • Compreender as sociedades antiga e medieval, bem como suas formas de educação e formação humana.
  • Compreender os processos de colonização no Brasil e o desenvolvimento das primeiras formas de educação na colônia.
  • Entender as mudanças educacionais ocorridas nas transições da independência e, posteriormente, da proclamação da República.
  • Fazer relação entre o contexto histórico e a realidade do pensamento educacional brasileiro.
  • Compreender as diferentes correntes pedagógicas que se desenvolveram no Brasil em seus diferentes momentos históricos.
Metodologia

As aulas serão desenvolvidas por meio de discussão e diálogos, embasados em textos e materiais de diferentes momentos históricos da Educação, sobretudo no Brasil, de forma a levar os estudantes a adquirem a consciência histórica do desenvolvimento de concepções históricas e filosóficas de educação. Para tanto serão utilizados instrumentos tais como:
 

  • Avaliações dissertativas;
  • Atividades e participação ativa em sala de aula;
  • Pesquisas;
  • Seminários;
  • Relatórios;
  • Debates;
  • Leituras de bibliografias e documentos de épocas específicas;
  • Trabalhos (em sala e extras).
Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma contínua, somatória e diagnóstica. Será aprovado no final do ano letivo o estudante que obtiver conceito final C ou superior e frequência mínima de 75% das aulas programadas. A recuperação de conteúdos será feita de forma contínua, mediante demanda dos alunos e mesmo perante percepção do professor. Haverá também oportunidade de recuperação de conceitos após cada atividade avaliativa.

As avaliações específicas são planejadas da seguinte forma:

Descrição da atividade 
Instrumento 1 – Resumos comentados dos textos base para a Educação na Antiguidade e Idade Média.
Instrumento 2 – Questionários dos conteúdos referentes à institucionalização da educação nos séculos XIX e XX.
Instrumento 3 – Texto dissertativo sobre um dos períodos da Educação no Brasil (a escolha do/a estudante).


Critérios de avaliação 
Instrumento 1:
CONCEITO A – Resumo tem escrita clara e fluída, apresenta os conteúdos com clareza; aluno demonstra domínio do conteúdo; trabalho entregue no prazo estabelecido.
CONCEITO B - Resumo apresenta os conteúdos, ainda que o aluno demonstre dificuldade em expressar-se na escrita; aluno demonstra domínio do conteúdo; trabalho entregue no prazo estabelecido.
CONCEITO C - Resumo apresenta os conteúdos minimamente; aluno demonstra dificuldade em expressar-se na escrita; aluno demonstra domínio mínimo do conteúdo; trabalho entregue fora do prazo estabelecido.

Instrumento 2:
CONCEITO A – respostas atendem inteiramente aos enunciados; escrita clara e fluída; aluno demonstra domínio do conteúdo; trabalho entregue no prazo estabelecido.
CONCEITO B - respostas atendem inteiramente aos enunciados; escrita demonstra domínio do conteúdo, ainda que com dificuldades na formalização das respostas; trabalho entregue no prazo estabelecido.
CONCEITO C - respostas atendem apenas parcialmente aos enunciados; escrita demonstra domínio mínimo do conteúdo, ainda que com dificuldades na formalização das respostas; trabalho entregue fora do prazo estabelecido.

Instrumento 3:
CONCEITO A – Texto tem escrita clara e fluída, apresenta o conteúdo com clareza; aluno demonstra domínio do conteúdo; trabalho entregue no prazo estabelecido.
CONCEITO B - Texto apresenta o conteúdo, ainda que o aluno demonstre dificuldade em expressar-se na escrita; aluno demonstra domínio do conteúdo; trabalho entregue no prazo estabelecido.
CONCEITO C - Texto apresenta minimamente o conteúdo; aluno demonstra dificuldade em expressar-se na escrita; aluno demonstra domínio mínimo do conteúdo; trabalho entregue fora do prazo estabelecido.
Conteúdo programático
  • Educação na Antiguidade e Medievo;
  • Pedagogia Renascentista, Humanismo e Iluminismo;
  • A institucionalização da educação nos séculos XIX e XX;
  • Educação no Brasil Colônia e Império;
  • Educação no Brasil: República Velha;
  • Educação no Brasil: Segunda República e Período Militar;
  • Educação no Brasil: pós-1988.
Recursos
  • Bibliografias especializadas;
  • Fontes originais e escritos das épocas estudadas;
  • Vídeos, textos, imagens e outros materiais disponíveis na internet;
  • Materiais variados que se fizerem necessários.
Referências
Básicas

MANACORDA, M. A. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MÉSZÁROS, I. A Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.
SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. (Orgs.). História, educação e transformação: Tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2011.

Complementares

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
CECCON, C. et al. A vida na escola e a escola da vida. Petrópolis: Vozes, 1982.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.  
LEFEBVRE, H. Lógica formal/Lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
MARX, K. A ideologia alemã. São Paulo: Moraes, 1984.
MARX, K. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.
SNYDERS, G. Escola, classe e luta de classes. Lisboa, Moraes, 1981.
SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. Lisboa, Horizonte, 1984.
Observações
Este Plano de Ensino está sujeito a alterações de acordo com as necessidades dos discentes, docentes e da Instituição. No caso de aulas presenciais ou on-line, não é permitida gravação em todo ou em partes sem expressa autorização do docente.