Campus: | CAMPUS PITANGA |
Professor: | MARCIO MIGUEL DE AGUIAR |
Componente: | História da Educação |
Ano: | 2023 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | LICENCIATURA EM QUÍMICA |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 33.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Aprovado e publicado |
Data de criação: | 25/05/2023 |
Última atualização: | 25/05/2023 |
Sistemas educacionais para a manutenção das relações de dominação e poder nas sociedades da Antiguidade, do Oriente medieval até a modernidade. Principais correntes do pensamento pedagógico a partir da modernidade. História da Educação no Brasil. |
Geral:
Específicos:
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As aulas serão desenvolvidas por meio de discussão e diálogos, embasados em textos e materiais de diferentes momentos históricos da Educação, sobretudo no Brasil, de forma a levar os estudantes a adquirem a consciência histórica do desenvolvimento de concepções históricas e filosóficas de educação. Para tanto serão utilizados instrumentos tais como:
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A avaliação ocorrerá de forma contínua, somatória e diagnóstica. Será aprovado no final do ano letivo o estudante que obtiver conceito final C ou superior e frequência mínima de 75% das aulas programadas. A recuperação de conteúdos será feita de forma contínua, mediante demanda dos alunos e mesmo perante percepção do professor. Haverá também oportunidade de recuperação de conceitos após cada atividade avaliativa. As avaliações específicas são planejadas da seguinte forma: Descrição da atividade Instrumento 1 – Resumos comentados dos textos base para a Educação na Antiguidade e Idade Média. Instrumento 2 – Questionários dos conteúdos referentes à institucionalização da educação nos séculos XIX e XX. Instrumento 3 – Texto dissertativo sobre um dos períodos da Educação no Brasil (a escolha do/a estudante). Critérios de avaliação Instrumento 1: CONCEITO A – Resumo tem escrita clara e fluída, apresenta os conteúdos com clareza; aluno demonstra domínio do conteúdo; trabalho entregue no prazo estabelecido. CONCEITO B - Resumo apresenta os conteúdos, ainda que o aluno demonstre dificuldade em expressar-se na escrita; aluno demonstra domínio do conteúdo; trabalho entregue no prazo estabelecido. CONCEITO C - Resumo apresenta os conteúdos minimamente; aluno demonstra dificuldade em expressar-se na escrita; aluno demonstra domínio mínimo do conteúdo; trabalho entregue fora do prazo estabelecido. Instrumento 2: CONCEITO A – respostas atendem inteiramente aos enunciados; escrita clara e fluída; aluno demonstra domínio do conteúdo; trabalho entregue no prazo estabelecido. CONCEITO B - respostas atendem inteiramente aos enunciados; escrita demonstra domínio do conteúdo, ainda que com dificuldades na formalização das respostas; trabalho entregue no prazo estabelecido. CONCEITO C - respostas atendem apenas parcialmente aos enunciados; escrita demonstra domínio mínimo do conteúdo, ainda que com dificuldades na formalização das respostas; trabalho entregue fora do prazo estabelecido. Instrumento 3: CONCEITO A – Texto tem escrita clara e fluída, apresenta o conteúdo com clareza; aluno demonstra domínio do conteúdo; trabalho entregue no prazo estabelecido. CONCEITO B - Texto apresenta o conteúdo, ainda que o aluno demonstre dificuldade em expressar-se na escrita; aluno demonstra domínio do conteúdo; trabalho entregue no prazo estabelecido. CONCEITO C - Texto apresenta minimamente o conteúdo; aluno demonstra dificuldade em expressar-se na escrita; aluno demonstra domínio mínimo do conteúdo; trabalho entregue fora do prazo estabelecido. |
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Básicas MANACORDA, M. A. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010. MÉSZÁROS, I. A Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008. ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010. SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. (Orgs.). História, educação e transformação: Tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2011. Complementares ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1989. CECCON, C. et al. A vida na escola e a escola da vida. Petrópolis: Vozes, 1982. MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991. LEFEBVRE, H. Lógica formal/Lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. MARX, K. A ideologia alemã. São Paulo: Moraes, 1984. MARX, K. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Editorial Estampa, 1973. SNYDERS, G. Escola, classe e luta de classes. Lisboa, Moraes, 1981. SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. Lisboa, Horizonte, 1984. |
Este Plano de Ensino está sujeito a alterações de acordo com as necessidades dos discentes, docentes e da Instituição. No caso de aulas presenciais ou on-line, não é permitida gravação em todo ou em partes sem expressa autorização do docente. |