Campus: | CAMPUS PITANGA |
Professor: | LEANDRO DELGADO DE SOUZA |
Componente: | Educação e Novas Tecnologias |
Ano: | 2023 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | LICENCIATURA EM PEDAGOGIA |
Série/período/semestre: | 7 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Aprovado e publicado |
Data de criação: | 25/05/2023 |
Última atualização: | 25/05/2023 |
Desenvolvimento histórico das tecnologias de informação e comunicação. Educação, Novas Tecnologias e Aprendizagem no Ensino Presencial e a Distância. Novas tecnologias e formação de professores. Formação de professores na modalidade de educação a distância. |
Geral: Aprendizado sobre a evolução, aplicação e utilização de novas tecnologias no processo educativo. Específicos: Aprendizado conceitual do uso de tecnologias aprendizado de tecnologias específicas. |
No decorrer do ano letivo serão disponibilizados materiais de apoio como apostilas, slides e vídeos e áudios explicativos. Os estudantes deverão desenvolver a atividades de pesquisa e apresentação de trabalhos. |
As avaliações serão planejadas e desenvolvidas pela docente responsável pelo componente curricular e terá como princípio norteador a autonomia didático/metodológica na definição de metodologias e instrumentos avaliativos, norteados pela Resolução nº 50/2017 – IFPR. A atribuição de conceitos ocorrerá de acordo com os critérios estabelecidos abaixo: Conceito A – O(A) estudante mostrou compreensão do conteúdo abordado, por meio da interpretação dos materiais disponibilizados, apresentando capacidade de interpretação dos conceitos e aplicação de cálculos matemáticos. Conceito B – O(A) estudante mostrou compreensão do conteúdo abordado, por meio da interpretação dos materiais disponibilizados, apresentando capacidade de interpretação dos conceitos, contudo não aplicou os cálculos matemáticos. Conceito C – O(A) estudante mostrou compreensão do conteúdo abordado, por meio da interpretação dos materiais disponibilizados, contudo não apresentou capacidade de interpretação dos conceitos e aplicação dos cálculos matemáticos. Após as avaliações serão oportunizadas recuperações de conteúdos por meio de atividades que possibilitem uma retomada dos mesmos. |
1 Bimestre Contexto Histórico Evolução da Tecnologia Uso do Software 2 Bimestre Pensamento Computacional Aprendizagem Multimídia |
Classroom COmputadores Kahoot Scratch |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALVES, L.; NOVA, C. Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2003. BARRETO, R. G. (org.). Tecnologias Educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro, Quartet, 2001. GRINSPUN, M. P. S. Z. (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo, Cortez, 1999. PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2003. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: COSTA, M. L. F.; ALTOÉ, A; TERUYA, T. K. (orgs.). Educação e novas tecnologias. Maringá: Eduem, 2005. (Formação de Professores-EAD; n.16). Disponível em: <http://www.cns.uem.br/download/apresenttecno.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2017. FARIA, E. T. (org). Educação presencial e virtual: espaços essenciais na escola e na empresa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. FIORENTINI, L. M. R.; MORAES, R. A. (org.). Linguagens e interatividade na educação a distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. GRINSPUN, M. P. S. Z. (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999, p. 183-226. SOARES, S. G. (org.). Cultura do desafio: gestão de tecnologias de informação e comunicação no ensino superior. Campinas: Alinea, 2006. |