SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS PITANGA
Professor: LEANDRO DELGADO DE SOUZA
Componente: Educação e Novas Tecnologias
Ano: 2023
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Série/período/semestre: 7
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 25/05/2023
Última atualização: 25/05/2023
Ementa
Desenvolvimento histórico das tecnologias de informação e comunicação.
Educação, Novas Tecnologias e Aprendizagem no Ensino Presencial e a Distância. Novas
tecnologias e formação de professores. Formação de professores na modalidade de educação a
distância.
Objetivo Geral
Geral: Aprendizado sobre a evolução, aplicação e utilização de novas tecnologias no processo educativo.

Específicos:
Aprendizado conceitual do uso de tecnologias
aprendizado de tecnologias específicas.
Metodologia
No decorrer do ano letivo serão disponibilizados materiais de apoio como apostilas, slides e vídeos e áudios explicativos. Os estudantes deverão desenvolver a atividades de pesquisa e apresentação de trabalhos.
Avaliação
As avaliações serão planejadas e desenvolvidas pela docente responsável pelo componente curricular e terá como princípio norteador a autonomia didático/metodológica na definição de metodologias e instrumentos avaliativos, norteados pela Resolução nº 50/2017 – IFPR. A atribuição de conceitos ocorrerá de acordo com os critérios estabelecidos abaixo:

Conceito A – O(A) estudante mostrou compreensão do conteúdo abordado, por meio da interpretação dos materiais disponibilizados, apresentando capacidade de interpretação dos conceitos e aplicação de cálculos matemáticos.

Conceito B – O(A) estudante mostrou compreensão do conteúdo abordado, por meio da interpretação dos materiais disponibilizados, apresentando capacidade de interpretação dos conceitos, contudo não aplicou os cálculos matemáticos.   
Conceito C – O(A) estudante mostrou compreensão do conteúdo abordado, por meio da interpretação dos materiais disponibilizados, contudo não apresentou capacidade de interpretação dos conceitos e aplicação dos cálculos matemáticos.


Após as avaliações serão oportunizadas recuperações de conteúdos por meio de atividades que possibilitem uma retomada dos mesmos.
Conteúdo programático
1 Bimestre

Contexto Histórico
Evolução da Tecnologia
Uso do Software

2 Bimestre

Pensamento Computacional
Aprendizagem Multimídia
Recursos
Classroom
COmputadores
Kahoot
Scratch
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ALVES, L.; NOVA, C. Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e
interatividade. São Paulo: Futura, 2003.
BARRETO, R. G. (org.). Tecnologias Educacionais e educação a distância: avaliando
políticas e práticas. Rio de Janeiro, Quartet, 2001.
GRINSPUN, M. P. S. Z. (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo,
Cortez, 1999.
PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

COSTA, M. L. F.; ALTOÉ, A; TERUYA, T. K. (orgs.). Educação e novas tecnologias.
Maringá: Eduem, 2005. (Formação de Professores-EAD; n.16). Disponível em:
<http://www.cns.uem.br/download/apresenttecno.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2017.
FARIA, E. T. (org). Educação presencial e virtual: espaços essenciais na escola e na empresa.
Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
FIORENTINI, L. M. R.; MORAES, R. A. (org.). Linguagens e interatividade na educação a
distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
GRINSPUN, M. P. S. Z. (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo:
Cortez, 1999, p. 183-226.
SOARES, S. G. (org.). Cultura do desafio: gestão de tecnologias de informação e comunicação
no ensino superior. Campinas: Alinea, 2006.
 
Observações