Campus: | CAMPUS PITANGA |
Professor: | LUCIANO RUDNIK |
Componente: | Prática de Ensino de Ciências |
Ano: | 2023 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | LICENCIATURA EM PEDAGOGIA |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 33.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Aprovado e publicado |
Data de criação: | 25/05/2023 |
Última atualização: | 25/05/2023 |
Aspectos históricos do Ensino de Ciências. Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino de Ciências nos anos iniciais. Perspectivas teóricas e metodológicas para o ensino de Ciências. Análise de livros didáticos voltados ao conhecimento das ciências. Caracterização do conhecimento científico e o senso comum. A relação teoria e prática no ensino de Ciências. |
Capacitar o estudante para a compreensão das perspectivas atuais do ensino de ciências nos anos iniciais. Ensinar diferentes estratégias de ensino e abordagens metodológicas para o planejamento de aulas de ciências Relacionar os conhecimentos teóricos do ensino de ciências com atividades formativas que promovam reflexões próprias ao exercício da docência nos anos iniciais e ensino fundamental. |
Durante as aulas síncronas serão utilizadas as seguintes estratégias de ensino: Aula expositiva dialogada |
Formas de avaliação de aprendizagem: Atividades propostas em sala de aula, relacionadas aos textos estudados Participação nas discussões realizadas em aula Elaboração e Apresentação das Unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) As avaliações estão definidas de acordo com a Resolução nº50/2017 – IFPR. Portanto, a atribuição de conceitos ocorrerá da seguinte forma: Conceito A – Quando a aprendizagem for plena e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; Conceito B – Quando a aprendizagem do estudante for parcialmente plena e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; Conceito C – Quando a aprendizagem do estudante for insuficiente e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; Conceito D – Quando a aprendizagem do estudante for insuficiente e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino. |
1º Bimestre:
Aspectos históricos do Ensino de Ciências nos anos iniciais Educação para a cidadania: Perspectivas e Desafios Objetivos gerais do Ensino de Ciências nos anos iniciais Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino de Ciências Caracterização do conhecimento científico e senso comum Concepções alternativas Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) Abordagem de temas geradores e questões sociocientíficas Abordagem metodológica: Três Momentos Pedagógicos Abordagem CTS e CTSA no Ensino de Ciências Sequência de Ensino por investigação Alfabetização científica e tecnológica |
As aulas serão desenvolvidas com a utilização de: slides, computador, celular e outros materiais de apoio como artigos de periódicos da área de Ensino de Ciências, atividades e vídeos explicativos. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Capinas, SP: Autores Associados, 2011. ANGOTTI. J. A. Ensino de Ciências. Fundamentos e métodos. São Paulo, 2003. DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J. A. A metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2003. KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo de Ciências. 4. ed. São Paulo: EPU, 2006. CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D. A necessária renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. WEISSMANN, H. Didática das Ciências Naturais – contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CHASSOT, A. Alfabetização Científica – questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2000. NARDI, R. (Org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. OLIVEIRA, Z. M. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. FAZENDA, I. C. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1996. GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Papirus, 2002. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso. 19 ed. São Paulo: Cortez, 2008. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 01 maio 2017. |
O plano de ensino está sujeito a alterações de acordo com as necessidades dos estudantes, professores e instituição de ensino. |