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Plano de ensino
Campus: CAMPUS PITANGA
Professor: LUCIANO RUDNIK
Componente: Prática de Ensino de Ciências
Ano: 2023
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 25/05/2023
Última atualização: 25/05/2023
Ementa
Aspectos históricos do Ensino de Ciências. Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino de Ciências nos anos iniciais. Perspectivas teóricas e metodológicas para o ensino de Ciências. Análise de livros didáticos voltados ao conhecimento das ciências. Caracterização do conhecimento científico e o senso comum. A relação teoria e prática no ensino de Ciências.
Objetivo Geral

Capacitar o estudante para a compreensão das perspectivas atuais do ensino de ciências nos anos iniciais.

Ensinar diferentes estratégias de ensino e abordagens metodológicas para o planejamento de aulas de ciências

Relacionar os conhecimentos teóricos do ensino de ciências com atividades formativas que promovam reflexões próprias ao exercício da docência nos anos iniciais e ensino fundamental. 

Metodologia

Durante as aulas síncronas serão utilizadas as seguintes estratégias de ensino:

Aula expositiva dialogada
Discussões dirigidas e debates de artigos científicos
Leitura e interpretação de textos
Apresentação de seminários
Elaboração das unidades de ensino potencialmente significativas

Avaliação

Formas de avaliação de aprendizagem:

Atividades propostas em sala de aula, relacionadas aos textos estudados

Participação nas discussões realizadas em aula

Apresentação de seminários

Elaboração e Apresentação das Unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS)

Critérios para avaliação de aprendizagem:

Leitura e discussão dos artigos científicos
Atividades sobre os textos estudados
Domínio do conteúdo nas reflexões escritas
Fundamentação teórica das produções textuais

Itens avaliados:

As avaliações estão definidas de acordo com a Resolução nº50/2017 – IFPR. Portanto, a atribuição de conceitos ocorrerá da seguinte forma:

Conceito A – Quando a aprendizagem for plena e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

Conceito B – Quando a aprendizagem do estudante for parcialmente plena e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

Conceito C – Quando a aprendizagem do estudante for insuficiente e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

Conceito D – Quando a aprendizagem do estudante for insuficiente e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.

Conteúdo programático
1º Bimestre:

Aspectos históricos do Ensino de Ciências nos anos iniciais

Educação para a cidadania: Perspectivas e Desafios

Objetivos gerais do Ensino de Ciências nos anos iniciais

Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino de Ciências

Caracterização do conhecimento científico e senso comum

Concepções alternativas

2º Bimestre
 

Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais

Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)

Abordagem de temas geradores e questões sociocientíficas

Abordagem metodológica: Três Momentos Pedagógicos

Abordagem CTS e CTSA no Ensino de Ciências

Sequência de Ensino por investigação

Alfabetização científica e tecnológica

Recursos
As aulas serão desenvolvidas com a utilização de: slides, computador, celular e outros materiais de apoio como artigos de periódicos da área de Ensino de Ciências, atividades e vídeos explicativos.
Referências

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Capinas, SP: Autores Associados, 2011.

ANGOTTI. J. A. Ensino de Ciências. Fundamentos e métodos. São Paulo, 2003.

DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J. A. A metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2003.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo de Ciências. 4. ed. São Paulo: EPU, 2006.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D. A necessária renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

WEISSMANN, H. Didática das Ciências Naturais – contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CHASSOT, A. Alfabetização Científica – questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2000.

NARDI, R. (Org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007.

OLIVEIRA, Z. M. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FAZENDA, I. C. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1996.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Papirus, 2002.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso. 19 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 01 maio 2017.

Observações
O plano de ensino está sujeito a alterações de acordo com as necessidades dos estudantes, professores e instituição de ensino.