Campus: | CAMPUS IVAIPORÃ |
Professor: | TAIS MULLER |
Componente: | Manejo e Gestão Ambiental |
Ano: | 2023 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | AGRONOMIA |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 40.0 |
Duração da aula (min): | 60 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 27/05/2023 |
Última atualização: | 10/07/2023 |
Recursos Naturais Renováveis e Não-Renováveis. Capacidade Suporte e Pegada Ambiental. Fontes de Energia Renováveis. Gestão Sustentável dos Recursos Naturais. Sistemas de Gestão Ambiental. Licenciamento Ambiental. Avaliação de Impactos Ambientais. EIARIMA. Recuperação de Áreas Degradadas. Gestão dos Resíduos Agropecuários e Agroindustriais. Educação Ambiental como ferramenta Gestão Ambiental. |
- Conceituar e exemplificar recursos naturais com enfoque na diferenciação entre os renováveis e não-renováveis. - Correlacionar os conceitos de Capacidade Suporte e Pegada Ecológica. - Apresentar e estudar de forma crítica e participativa o panorama de Fontes de Energia no contexto global, nacional e local. - Oportunizar o conhecimento de ferramentas de gestão ambiental como a avaliação dos impactos ambientais e tecnologias, assim como os procedimentos de licenciamento ambiental. - Conceituar a remediação e a recuperação de áreas degradadas. - Abordar de forma crítica a gestão dos resíduos agropecuários e agroindustriais. |
- Aula expositivia e dialogada; - Apresentação de exemplos práticos de estudos de casos para fundamentar as discussões propostas; - Promoção de discussões por meio de rodas de conversa; - Estudo dirigido e resolução de questionário para reforçar conceitos vistos em sala; - Seminários em grupo; |
A avaliação do desempenho do discente será realizada conforme Resolução nº 50 de 14 de julho de 2017 que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. A avaliação ocorrerá durante a aplicação do componente curricular, onde as dificuldades identificadas ao longo das aulas serão observadas e os estudantes serão remetidos à recuperação paralela conforme houver necessidade. Serão empregados os seguintes instrumentos avaliativos durante o componente curricular: - Leitura de textos cientificos para discussão em sala de aula; - Seminários em grupo; - Questionário sobre textos cientificos; - Participação e inteiração nas discussões promovidas em sala de aula; A recuperação paralela ocorrerá mensalmente atendendo aos estudantes que não obtiverem rendimento suficiente para sua progressão nos conteúdos propostos para o desenvolvimento de atividades complementares. A recuperação se dará em período de contra turno ao momento de aulas síncronas, sempre com direcionamento do professor. |
1º Bimestre: 2h: Apresentação do plano de ensino; Introd. à questões ambientais no setor agro; Atividade 1 (leitura de texto cientifico + questionário) 2h: Resolução da atividade 1; Histórico das questões ambientais; Impactos ambientais; 2h: Acidentes ambientais; Problemas ambientais; O desenvolvimento sustentável como novo paradigma; 2h: O desenvolvimento sustentável como novo paradigma; 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; 2h: Poluição ambiental; Fontes de energia renovável; Atividade 2 (questionário sobre recursos renováveis e não renováveis) 2h: Fontes de poluição da águas subterrâneas e superficiais; Técnicas de controle da poluição das águas; Atividade 3 (fontes de poluição ambiental) 2h: Capacidade Suporte e Pegada Ambiental; 2h: Tripé da Sustentabilidade; Constituição Federal de 1988 - Art. 225; 2h: Gestão Sustentável dos Recursos Naturais; Atividade 4 (Resenha crítica vídeo sobre Biotecnologia) 2h: Impacto versus Aspecto Ambiental; Atividade 5 (exemplos práticos de atividade, aspecto, impacto e legislação aplicável) TOTAL: 20h 2º Bimestre: 2h: Introd. à Gestão Ambiental 2h: Fundamentos da Gestão Ambiental; ISO 14.001; Beneficio economico X Beneficio Estratégico 2h: ISO 14.001 (etapas de implantação); Requisitos para implementação de SGA; 2h: Certificação Ambiental; Selos ambientais; Casos de Greenwashing; Atividade 1 (resumo sobre gestão ambiental, marketing verde e Greenwashing) 2h: Cases de sucesso SGA (Natura; Grupo Renault, Samsung, Coca-Cola); Rotulagem ambiental; Histórico da Rotulagem Ambiental; Atividade 2 (Questionário sobre ACV e Rotulagem Ambiental) 2h: Avaliação de Impacto Ambiental (CONAMA Nº 01/1986); Licenciamento Ambiental (LP;LI;LO) 2h: EIA/RIMA; Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); 2h: Gestão dos Resíduos Agropecuários e Agroindustriais. Educação Ambiental como ferramenta Gestão Ambiental. 2h: Seminários - empresas ISO 14001 (Atividade 03) 2h: Seminários - empresas ISO 14001(Atividade 03) TOTAL: 20h |
- Projetor multimidia; - Notebook; - Quadro branco e pincel; - Textos cientificos; - Plataforma online de cursos; - Sala online via Classroom; |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: SANCHEZ, L.E. Avaliação de Impacto Ambiental. 2.ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2005. BRAGA, B. Introdução à Engenharia Ambiental. 2.ed. São Paulo: Pearson Education, 2005. MOSCHINI, V. ROSA, A.H. FRACETO, L.F. Meio Ambiente e Sustentabilidade. São Paulo: Editora Bookman, 2012. MILLER JR, G.T. Ciência Ambiental. São Paulo: Cencage Learning, 2008. GUERRA, A.J.T. JORGE, M.C.O. Processos Erosivos e Recuperação de Áreas Degradadas. São Paulo: Oficina de Textos. 2013. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: HINRICHS, R.A. KLEINBACH, M. Energia e Meio Ambiente. 3. ed. São Paulo: Cencage Learning, 2008. DERISIO, J.C. Introdução ao Controle de Poluição Ambiental. 5.ed. São Paulo: Oficina de Textos. 2017. ROHDE, G.M. Geoquímica Ambiental e Estudos de Impacto.4.ed. São Paulo: Oficina de Textos. 2013. VELASCO, J.G. Energías Renovables. Barcelona: Editora Reverte, 2009. LA ROVERE, E.L. Manual de Auditoria Ambiental. 3.ed.. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011. |