Campus: | CAMPUS IVAIPORÃ |
Professor: | TAIS MULLER |
Componente: | Gestão da Produção II |
Ano: | 2023 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | AGROECOLOGIA |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 60.0 |
Duração da aula (min): | 45 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 27/05/2023 |
Última atualização: | 28/05/2023 |
Introdução ao cooperativismo e associativismo. Histórico e origem do cooperativismo. Estudo de conceitos cooperativistas. Cooperação para a promoção social. Princípios, valores e simbologia cooperativista. Legislação cooperativista. Experiências cooperativistas contemporâneas no Paraná e no Brasil. Formas de associativismo: sindicatos e associações. Formas tradicionais de produção coletiva. Economia Solidária. |
Capacitar os estudantes fornecendo os conhecimentos necessários para a compreensão do processo de gestão para o desenvolvimento rural por meio dos seguintes objetivos especificos: - Fundamentar uma compreensão básica das estruturas organizacionais e das formas de trabalho e produção coletivas no meio rural; - Proporcionar uma visão prática da economia solidária e construção de mercados solidários na agricultura; - Formar profissionais técnicos de nível médio, habilitados e qualificados para: atuar em projetos que envolvam a Gestão da Produção. |
- Aula expositivia e dialogada; - Apresentação de exemplos práticos de estudos de casos para fundamentar as discussões propostas; - Promoção de discussões por meio de rodas de conversa; - Aulas práticas expositivas; - Aula expositiva com palestrante convidado; - Estudo dirigido e resolução de questionário para reforçar conceitos vistos em sala; |
Os estudantes serão avaliados com np mínimo dois instrumentos avaliativos por bimestre. Os conceitos seguirão os da Resolução 50/2017 do IFPR, que em seu art. 15 define que os resultados obtidos no processo de avaliação serão emitidos por disciplinas/ unidades curriculares/ componentes curriculares/ áreas e disponibilizados por meio eletrônico e/ou entrega individual de boletim, devendo ser expressos por conceitos, sendo: I – conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; II – conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; III – conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; IV – conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino. - Também serão avaliados concomitantemente ás atividades o interesse/dedicação e participação nas atividades, pontualidade e compromisso na entrega de trabalhos e relatórios. - A recuperação paralela ocorrerá mensalmente atendendo aos estudantes que não obtiverem rendimento suficiente para sua progressão nos conteúdos propostos para o desenvolvimento de atividades complementares. - A recuperação se dará em período de contra turno ao momento de aulas síncronas, sempre com direcionamento do professor. Exemplos de instrumentos avaliativos: - Promoção de discussões por meio de rodas de conversa; - Estudo dirigido e resolução de questionário para reforçar conceitos vistos em sala; - Realização de curso online gratuito; - Seminários em grupo; - Exposição de casos práticos; |
1º bimestre: Introdução ao cooperativismo e associativismo; Histórico e origem do cooperativismo; Estudo de conceitos cooperativistas. 2º bimestre: Cooperação para a promoção social; Princípios, valores e simbologia cooperativista; Legislação cooperativista; 3º bimestre: Experiências cooperativistas contemporâneas no Paraná e no Brasil; Formas de associativismo: sindicatos e associações; Economia solidária; 4º bimestre: Economia solidária; Formas tradicionais de produção coletiva; |
- Projetor multimidia; - Notebook; - Quadro branco e pincel; - Textos cientificos; - Plataforma online de cursos; - Sala online via Classroom; |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA BITENCOURT, Gilson Alceu. Cooperativas Crédito Solidário. 2. Ed. Coleção Estudos NEAD. Min. do Desenvolvimento Agrário. Brasília/DF, 2001. BRASIL. Ministério da Agricultura e Abastecimento. Cooperativismo/ Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. – Brasília: Mapa/SDC/DENACOOP, 2008. 48p. (ISBN 978-85-99851-34-0) SINGER, PAUL. Introdução à Economia Solidária. 3ª ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL. Ministério da Agricultura e Abastecimento. Associativismo / Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. – 2 ed. – Brasília: Mapa/SDC/DENACOOP, 2008. 36p. (ISBN 978-85-99851- 32-6) BRASIL. Ministério da Agricultura e Abastecimento. Gênero, cooperativismo e associativismo / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. – Brasília: Mapa/ACS, 2009. 41p. (ISBN 978-85-99851-32-6) BRASIL. Lei n. 12.690 de 19 de julho de 2012. Dispõe sobre a organização e o funcionamento das Cooperativas de Trabalho; institui o PRONACOOP; e revoga o parágrafo único do art. 442 da - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 jul. 2012. |