SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS IVAIPORÃ
Professor: TAIS MULLER
Componente: Gestão da Produção II
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): AGROECOLOGIA
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 60.0
Duração da aula (min): 45
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 27/05/2023
Última atualização: 28/05/2023
Ementa
Introdução ao cooperativismo e associativismo. Histórico e origem do cooperativismo. Estudo de conceitos cooperativistas. Cooperação para a promoção social. Princípios, valores e simbologia cooperativista. Legislação cooperativista. Experiências cooperativistas contemporâneas no Paraná e no Brasil. Formas de associativismo: sindicatos e associações. Formas tradicionais de produção coletiva. Economia Solidária.
 
Objetivo Geral
Capacitar os estudantes fornecendo os conhecimentos necessários para a compreensão do processo de gestão para o desenvolvimento rural por meio dos seguintes objetivos especificos:

- Fundamentar uma compreensão básica das estruturas organizacionais e das formas de trabalho e produção coletivas no meio rural;
- Proporcionar uma visão prática da economia solidária e construção de mercados solidários na agricultura;
- Formar profissionais técnicos de nível médio, habilitados e qualificados para: atuar em projetos que envolvam a Gestão da Produção.


 
Metodologia

- Aula expositivia e dialogada;
- Apresentação de exemplos práticos de estudos de casos para fundamentar as discussões propostas;
- Promoção de discussões por meio de rodas de conversa;
- Aulas práticas expositivas;
- Aula expositiva com palestrante convidado;
- Estudo dirigido e resolução de questionário para reforçar conceitos vistos em sala;
 
Avaliação
Os estudantes serão avaliados com np mínimo dois instrumentos avaliativos por bimestre.
Os conceitos seguirão os da Resolução 50/2017 do IFPR, que em seu art. 15 define que os resultados obtidos no processo de avaliação serão emitidos por disciplinas/ unidades curriculares/ componentes curriculares/ áreas e disponibilizados por meio eletrônico e/ou entrega individual de boletim, devendo ser expressos por conceitos, sendo:
I – conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
II – conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA  e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
III – conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
IV – conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.

- Também serão avaliados concomitantemente ás atividades o interesse/dedicação e participação nas atividades, pontualidade e compromisso na entrega de trabalhos e relatórios.
- A recuperação paralela ocorrerá mensalmente atendendo aos estudantes que não obtiverem rendimento suficiente para sua progressão nos conteúdos propostos para o desenvolvimento de atividades complementares. - A recuperação se dará em período de contra turno ao momento de aulas síncronas, sempre com direcionamento do professor.
 

Exemplos de instrumentos avaliativos:

- Promoção de discussões por meio de rodas de conversa;
- Estudo dirigido e resolução de questionário para reforçar conceitos vistos em sala;
- Realização de curso online gratuito;
- Seminários em grupo;
- Exposição de casos práticos;
Conteúdo programático
1º bimestre:
Introdução ao cooperativismo e associativismo;
Histórico e origem do cooperativismo;
Estudo de conceitos cooperativistas.

2º bimestre:
Cooperação para a promoção social;
Princípios, valores e simbologia cooperativista;
Legislação cooperativista;

3º bimestre:
Experiências cooperativistas contemporâneas no Paraná e no Brasil;
Formas de associativismo: sindicatos e associações;
Economia solidária;

4º bimestre:
Economia solidária;
Formas tradicionais de produção coletiva;


 
Recursos
- Projetor multimidia;
- Notebook;
- Quadro branco e pincel;
- Textos cientificos;
- Plataforma online de cursos;
- Sala online via Classroom;
 
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BITENCOURT, Gilson Alceu. Cooperativas Crédito Solidário. 2. Ed. Coleção Estudos NEAD. Min. do Desenvolvimento Agrário. Brasília/DF, 2001.

BRASIL. Ministério da Agricultura e Abastecimento. Cooperativismo/ Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. – Brasília: Mapa/SDC/DENACOOP, 2008. 48p. (ISBN 978-85-99851-34-0)

SINGER, PAUL. Introdução à Economia Solidária. 3ª ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Ministério da Agricultura e Abastecimento. Associativismo / Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. – 2 ed. – Brasília: Mapa/SDC/DENACOOP, 2008. 36p. (ISBN 978-85-99851- 32-6)

BRASIL. Ministério da Agricultura e Abastecimento. Gênero, cooperativismo e associativismo / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. – Brasília: Mapa/ACS, 2009. 41p. (ISBN 978-85-99851-32-6)

BRASIL. Lei n. 12.690 de 19 de julho de 2012. Dispõe sobre a organização e o funcionamento das Cooperativas de Trabalho; institui o PRONACOOP; e revoga o parágrafo único do art. 442 da - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 jul. 2012.


 
Observações