Campus: | CAMPUS IVAIPORÃ |
Professor: | TAIS MULLER |
Componente: | SOLOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS II |
Ano: | 2023 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | AGROECOLOGIA |
Série/período/semestre: | 4 |
Total Hora Aula: | 60.0 |
Total Hora Relógio: | 45.0 |
Duração da aula (min): | 45 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 27/05/2023 |
Última atualização: | 06/11/2023 |
Macronutrientes e micronutrientes. Efeito dos nutrientes na produção vegetal. Fontes e disponibilidade dos nutrientes. Identificação de desequilíbrios nutricionais nas plantas. A teoria da trofobiose. Ciclagem de nutrientes. |
Geral: Conhecer as características e propriedades físicas do solo e os princípios da classificação de solo, visando fundamentar a sua aplicação na engenharia agrícola, pedologia, na irrigação e drenagem e no manejo e conservação dos solos. Específicos: Descrever os atributos e as características e propriedades físicas de um solo, visando sua aplicação na agricultura. Conhecer os princípios do movimento da água do solo e que afetam sua disponibilidade para as plantas; Descrever os principais indicadores de qualidade física do solo e sua aplicação em conservação de solos; Descrever o perfil de um solo a partir das suas características diagnósticas. |
- Aula expositivia e dialogada; - Apresentação de exemplos práticos de estudos de casos para fundamentar as discussões propostas; - Promoção de discussões por meio de rodas de conversa; - Aulas práticas expositivas; - Aula expositiva com palestrante convidado; - Estudo dirigido e resolução de questionário para reforçar conceitos vistos em sala; |
A avaliação do desempenho do discente será realizada conforme Resolução nº 50 de 14 de julho de 2017 que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. A avaliação ocorrerá durante a aplicação do componente curricular, onde as dificuldades identificadas ao longo das aulas serão observadas e os estudantes serão remetidos à recuperação paralela conforme houver necessidade. - Os estudantes serão avaliados com no mínimo dois instrumentos avaliativos por bimestre. - Também serão avaliados concomitantemente ás atividades o interesse/dedicação e participação nas atividades, pontualidade e compromisso na entrega de trabalhos e relatórios. - A recuperação paralela ocorrerá mensalmente atendendo aos estudantes que não obtiverem rendimento suficiente para sua progressão nos conteúdos propostos para o desenvolvimento de atividades complementares. - A recuperação se dará em período de contra turno ao momento de aulas síncronas, sempre com direcionamento do professor. Serão empregados os seguintes instrumentos avaliativos durante o componente curricular: - Leitura de textos cientificos e reportagens para discussão em sala de aula; - Aula com palestrante convidado; - Aula prática; - Aplicação de questionários sobre a temática abordada; - Resumos e resenhas críticas sobre a temática abordada; - Realização de curso online gratuito - Participação e inteiração nas discussões promovidas em sala de aula; A recuperação paralela ocorrerá mensalmente atendendo aos estudantes que não obtiverem rendimento suficiente para sua progressão nos conteúdos propostos para o desenvolvimento de atividades complementares. A recuperação se dará em período de contra turno ao momento de aulas síncronas, sempre com direcionamento do professor. |
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- Projetor multimidia; - Notebook; - Quadro branco e pincel; - Textos cientificos; - Material de laboratório e amostras de solo; - Plataforma online de cursos; - Sala online via Classroom; |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA VAN LIER, Q. de J. Física do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010. KLEIN, V. A. Física do Solo. Passo Fundo: UPF Editora, 2012. SANTOS, H. G. dos (et al.) Sistema Brasileiro de Classificação de Solos . 3. ed. Brasília, DF: Embrapa, 2013. REICHARDT, Klaus; TIMM, Luis carlos. Solo, Planta e Atmosfera. 2.ed. Barueri: Manole, 2013. OLIVEIRA, J. B de. Pedologia Aplicada. 4. ed. Piracicaba: FEALQ, 2011. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FILHO, J. T. Física e conservação do solo e água. Londrina: EDUEL, 2013. LEMOS, R.C., SANTOS, R.D. Manual de Descrição e Coleta de Solo no Campo.6.ed. Viçosa: SBCS, 2013 BRANDÃO, Viviane dos Santos. et al. Infiltração da água no solo.3.ed. Viçosa: UFV,2006. FIORI, A. P.; CARMIGNANI, L. Fundamentos de mecânica dos solos e das rochas: aplicações na estabilidade de taludes. Curitiba: Editora da UFPR, 2011. WHITE, R. E. Princípios e Práticas da Ciência do Solo: O solo como um recurso natural. 4. ed. São Paulo: Editora Andrei, 2009. |