SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS IVAIPORÃ
Professor: TAIS MULLER
Componente: Infraestrutura Rural
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): AGROECOLOGIA
Série/período/semestre: 4
Total Hora Aula: 160.0
Total Hora Relógio: 120.0
Duração da aula (min): 45
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 28/05/2023
Última atualização: 06/11/2023
Ementa
Instrumentos topográficos. Planimetria e Altimetria. Levantamentos topográficos planialtimétricos. Interpretação de curvas de nível. Medição de distância. Normas técnicas para apresentação de projetos. Introdução a irrigação. Qualidade da água para irrigação. Água disponível para as culturas. Relação solo-água-planta. Sistemas de irrigação. Sistemas de drenagem. Sistemas de irrigação com materiais alternativos, aplicados à agricultura familiar. Uso da energia renovável na captação da água. Tração animal. Tratores agrícolas. Máquinas e implementos agrícolas: componentes, manutenção e regulagem.
 
Objetivo Geral
Capacitar os estudantes para atuarem no manejo da produção vegetal utilizando os conhecimentos básicos de topografia, irrigação e mecanização em sistemas de produção agroecológica e em processo de transição;
Capacitar os estudantes a atuarem na condução e execução de trabalho técnico utilizando tecnologias de base renovável sempre considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social, cultural e ética de modo integrado com enfoque na agricultura familiar;
Formar profissionais técnicos de nível médio, habilitados e qualificados para: operacionalizar instrumentos topográficos, atuar em levantamentos planialtimétricos; operacionalizar equipamentos/sistemas de irrigação; operacionalizar e fazer manutenção e regulagem de máquinas e implementos agrícolas.
 
Metodologia
A metodologia do componente curricular é composta por: introdução, estudo do conteúdo e aplicação. A introdução visa dar ao aluno uma visão holística do assunto através da exposição oral do professor geralmente por aulas expositivas. O conteúdo é a fase onde o professor media à assimilação e a sistematização do objetivo do estudo, as atividades são leitura e discussão de textos, estudos dirigidos, trabalhos individuais ou em grupos, elaboração de questões pelos estudantes, análises de filmes e vídeos, estudos e casos e artigos publicados, entre outros. E, por fim, a aplicação, onde as atividades possuem sentido de avaliação final ou reforço.
Os conteúdos serão trabalhados com aulas expositivas interativas, em trabalhos em grupos colaborativos, com estudos de casos e pesquisas, na discussão de trabalhos técnicos da área e realizando exercícios de aplicação. A proposta metodológica parte do princípio que o aluno deve ser um agente ativo na construção do próprio conhecimento e com o professor mediando e direcionando o processo.
Os alunos serão avaliados por meio de avaliações individuais via google formulários, entrega e apresentação de trabalhos como questionários de estudo dirigido, entre outros, entregues no google sala de aula, considerando a efetiva participação ao longo das etapas de desenvolvimento, e evolução ao longo da disciplina.
 
Avaliação
Os estudantes serão avaliados com no mínimo dois instrumentos avaliativos por bimestre, totalizando oito avaliações no ano, com consulta ou não a materiais disponibilizados no google sala de aula  
Os conceitos seguirão os da Resolução 50/2017 do IFPR, que em seu art. 15 define que os resultados obtidos no processo de avaliação serão emitidos por disciplinas/ unidades curriculares/ componentes curriculares/ áreas e disponibilizados por meio eletrônico e/ou entrega individual de boletim, devendo ser expressos por conceitos, sendo:
I – conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
II – conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA  e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
III – conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
IV – conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.
            Também serão avaliados concomitantemente ás atividades o interesse/dedicação e participação nas atividades síncronas, pontualidade e compromisso na entrega de trabalhos e relatórios.
 
Conteúdo programático
1º bimestre:
Introdução ao estudo da topografia e sua aplicação na Agricultura Familiar;
Cálculos de unidades de medidas agrárias;
Principais instrumentos topográficos;
Principais levantamentos topográficos – planimetria e altimetria;
Curvas de nível.
Uso do Google Earth na topografia.
Normas técnicas para apresentação de projetos – NBR 13.133/1994.

2º bimestre:
História da mecanização na agricultura;
Tração animal;
Funcionamento de motores;
Tratores agrícolas: componentes, manutenção e regulagem;
Máquinas para colheita: componentes, manutenção e regulagem;

3º bimestre:
Implementos agrícolas de preparo e manejo do solo;
Implementos agrícolas de manejo da adubação verde;
Implementos agrícolas de semeadura e plantio;
Regulagem de semeadoras;
Aplicação de produtos fitossanitários alternativos;
Regulagem de pulverizadores manuais e mecanizados;
Segurança do trabalho na mecanização agrícola;
Beneficiamento e armazenamento de grãos.

4º bimestre:
Introdução a irrigação e relação solo-água-planta. 
Qualidade da água para irrigação.
Água disponível para as culturas.
Sistemas de irrigação e sistemas de drenagem.
Sistemas de irrigação com materiais alternativos, aplicados à agricultura familiar.
Uso da energia renovável na captação da água.
 
Recursos
Serão utilizados computador, celular, quadro branco, sites, documentários e vídeos confiáveis, cartilhas e livros disponíveis online, programas como power point, word e excel (ou similares), google Earth,  google formulários, google classroom para as postagens de materiais e avaliações.

 
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BALASTREIRE, L. A. Máquinas Agrícolas. Ed. Manole, 1990.

BERNARDO, S. Manual de Irrigação. UFV. Viçosa, 2º ed.1995.

COMASTRI, J. A. Topografia: Altimetria.2 ed. Viçosa-MG. UFV. 1990.

GALETI, P. A. Mecanização Agrícola – Preparo do solo. 1983.

GARCIA, G. J.; PIEDADE, G. C. R. Topografia aplicada às ciências agrárias. 5 ed. São Paulo. Nobel, 1989.

GIACOMIN, R. F. Apostila de Topografia Curso Técnico de Edificações. SENAI. 2009.

MARQUELLI, W. A.; SILVA, W. L. C. Seleção de sistemas de irrigação para hortaliças. Brasília: Embrapa. 1998.

MILANI, E. J. Apostila de Topografia. Santa Maria. UFSM. 2009.

SILVEIRA, G. M. Máquinas para plantio e condução das culturas. Editora Aprenda Fácil. 2001.

VEIGA, L. A. K.; ZANETTI, M. A. Z.; FAGGION, P. L. Apostila: Fundamentos de Topografia. 2007.
 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


NOGUEIRA FILHO, H., HAMANN, J. J. Mecanização Agrícola. Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Rede e-Tec Brasil, 2016. 90 p.

FREITAS, R. Desenho técnico e topografia. Barbacena, MG. Rede e-Tec Brasil,  2011. 84 p.

COMETTI, N. N. Mecanização agrícola. Ed. LT, 1ª ed. 2012, 160 p.

FERREIRA, V. M. Irrigação e Drenagem. Floriano: PI, EDUFPI – Pronatec, 2011, 126 p.

COELHO, E. F. et al. Sistemas de irrigação para a agricultura familiar. Circular técnica 106. EMBRAPA Mandioca e Fruticultura. 2012.


 
Observações