SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS IVAIPORÃ
Professor: TAIS MULLER
Componente: Saneamento Rural II
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): AGROECOLOGIA
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 30.0
Duração da aula (min): 45
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 28/05/2023
Última atualização: 22/08/2023
Ementa
Introdução às águas residuárias. Geração de efluentes domésticos em propriedades rurais. Características dos esgotos: física, química e biológica. Necessidade de tratamento de esgotos. Implantação e operação de sistemas alternativos de tratamento de efluentes. Estimativa de Produção de esgotos domésticos per capita. Produção de efluentes em criação de animais. Gestão dos resíduos sólidos rurais.
Objetivo Geral
- Promover o conhecimento do aluno acerca da geração de efluentes domésticos em propriedades rurais;
- Características dos esgotos: física, química e biológica;
- Promover a discussão sobre necessidade de tratamento de esgotos;
- Apresentar aos alunos o conhecimento acerca da implantação e operação de sistemas alternativos de tratamento de efluentes;
- Fomentar discussões sobre a importância da gestão adequada dos resíduos sólidos em áreas rurais.
Metodologia

- Aula expositivia e dialogada;
- Apresentação de exemplos práticos de estudos de casos para fundamentar as discussões propostas;
- Promoção de discussões por meio de rodas de conversa;
- Estudo dirigido e resolução de questionário para reforçar conceitos vistos em sala;
- Seminários em grupo;
Avaliação
A avaliação do desempenho do discente será realizada conforme Resolução nº 50 de 14 de julho de 2017 que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR.
A avaliação ocorrerá durante a aplicação do componente curricular, onde as dificuldades identificadas ao longo das aulas serão observadas e os estudantes serão remetidos à recuperação paralela conforme houver necessidade.
Serão empregados os seguintes instrumentos avaliativos durante o componente curricular:

- Leitura de textos cientificos para discussão em sala de aula;
- Seminários em grupo;
- Estudo dirigido para fixação dos conteúdos apresentados;
- Questionário sobre textos cientificos;
- Participação e inteiração nas discussões promovidas em sala de aula;


A recuperação paralela ocorrerá mensalmente atendendo aos estudantes que não obtiverem rendimento suficiente para sua progressão nos conteúdos propostos para o desenvolvimento de atividades complementares. A recuperação se dará em período de contra turno ao momento de aulas síncronas, sempre com direcionamento do professor. 
Conteúdo programático
1º Bimestre:
Introdução às águas residuárias.
Importância sanitária da coleta e tratamento de esgoto
Geração de efluentes domésticos em propriedades rurais.
Legislação aplicada à gestão de resíduos, efluentes e água

2º Bimestre:
Características dos esgotos: física, química e biológica.
Necessidade de tratamento de esgotos.
Etapas do tratamento de esgoto

3º Bimestre:
Implantação e operação de sistemas alternativos de tratamento de efluentes.
Estimativa de Produção de esgotos domésticos per capita.

4º Bimestre:
Produção de efluentes em criação de animais.
Gestão dos resíduos sólidos rurais.
Destinação alternativa para dejetos animais.
Recursos
- Projetor multimidia;
- Notebook;
- Quadro branco e pincel;
- Textos cientificos;
- Plataforma online de cursos;
- Sala online via Classroom;
Referências
Bibliografia Básica:

VON SPERLING, Marcos. Introdução à Qualidade das Águas e ao Tratamento de Esgotos. 3ª Ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental - UFMG, 2005.

CARVALHO, Anésio Rodrigues;.OLIVEIRA, Mariá Vendramini Castrignano. Princípios Básicos de Saneamento do Meio. 1ª Edição. São Paulo. SENAC, 2010.

INÁCIO, Caio de Teves; MILLER, Paul Richard Momsen. Compostagem: ciência e prática para a gestão de resíduos orgânicos. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2009.

BARRETO, Geraldo Benedito. Noções de Saneamento Rural. 1ª Ed. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola.

Bibliografia Complementar:

SANCHEZ, Luiz Enrique. Avaliação de Impacto Ambiental – conceitos e métodos. 1ª Ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2006. 495 p.

BRAGA, Benedito. Introdução à Engenharia Ambiental. 2a Ed. São Paulo: PEARSON EDUCATION, 2005.

SEGANFREDO, Milton Antonio. Gestão Ambiental na Suinocultura. 1ª Ed. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2007.
Observações